|
Post by wizardhsc on Oct 31, 2016 23:12:47 GMT -3.5
Voltando a participar da CAFI, escolho duas empresas cíclicas do setor de commodities. 1) FIBR3 - o papel vem se recuperando com a melhora do preço no mercado internacional e graficamente tem espaço para valorizar no médio e longo prazo. 2) BRAP3 - o minério de ferro resolveu engrenar, operacionalmente a VALE tem feito ótimo trabalho no corte de custos. E permanece bem descontado.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Nov 1, 2016 7:33:47 GMT -3.5
Voltando a participar da CAFI, escolho duas empresas cíclicas do setor de commodities. 1) FIBR3 - o papel vem se recuperando com a melhora do preço no mercado internacional e graficamente tem espaço para valorizar no médio e longo prazo. 2) BRAP3 - o minério de ferro resolveu engrenar, operacionalmente a VALE tem feito ótimo trabalho no corte de custos. E permanece bem descontado. Uma coisa que sempre me afastou do mercado de celulose é que eu vejo uma irracionalidade na oferta. Pode ser impressão minha por ter estudado o mercado muito superficialmente, mas vejo todas as empresas brasileiras aumentando bastante a capacidade enquanto o mercado parece não comportar isso. Vocês que conhecem mais essa área se preocupam com isso?
|
|
|
Post by ManoScience on Nov 1, 2016 7:41:57 GMT -3.5
Bom dia!
Aos 49 do segundo tempo!
Seguem meus 8 votos:
.RADL3 e FLEYRY = Empresas do setor de saúde(boa resiliência), com um ótimo crescimento de receita, lucro... .SMLE3 = Com a volta do consumo, empresa tende a melhorar ainda mais seus resultados (que já estão bons, mesmo em tempos de crise) .krot = ótima administração com experiência em fusão (prox é a estácio). Bons resultados .profarma = turnaround no setor de saúde. Aposta da carteira .lren3 = boa empresa, soltou resultado fraco, mas a tendência é que foi algo atípico, e a melhoria da economia tragam as coisas pra normalidade. Ótima adm! .pomo3 = exposição no setor que sofreu bastante e pode ser um dos beneficiados com a retomada da economia. .ugpa3 = excelente adm, em breve terá mais algumas grandes aquisições (liquigás e talvez as farmácias big ben)
|
|
|
Post by jigsaw on Nov 1, 2016 7:53:59 GMT -3.5
Bom dia! Aos 49 do segundo tempo! Seguem meus 8 votos: .RADL3 e FLEYRY = Empresas do setor de saúde(boa resiliência), com um ótimo crescimento de receita, lucro... .SMLE3 = Com a volta do consumo, empresa tende a melhorar ainda mais seus resultados (que já estão bons, mesmo em tempos de crise) .krot = ótima administração com experiência em fusão (prox é a estácio). Bons resultados .profarma = turnaround no setor de saúde. Aposta da carteira .lren3 = boa empresa, soltou resultado fraco, mas a tendência é que foi algo atípico, e a melhoria da economia tragam as coisas pra normalidade. Ótima adm! .pomo3 = exposição no setor que sofreu bastante e pode ser um dos beneficiados com a retomada da economia. .ugpa3 = excelente adm, em breve terá mais algumas grandes aquisições (liquigás e talvez as farmácias big ben) Ueh mudou de avatar, ManoScience ? cadê o Che Guevara?
|
|
|
Post by wizardhsc on Nov 1, 2016 8:42:22 GMT -3.5
Lembrando que a cotação para CAFI de novembro está encerrada.
|
|
|
Post by Novatim on Nov 1, 2016 8:50:47 GMT -3.5
Pessoal, Alguma novidade sobre o PRBC, ta caindo muito..... Alguém sabe o motivo? Obrigado
|
|
|
Post by ManoScience on Nov 1, 2016 9:08:14 GMT -3.5
Bom dia! Aos 49 do segundo tempo! Seguem meus 8 votos: .RADL3 e FLEYRY = Empresas do setor de saúde(boa resiliência), com um ótimo crescimento de receita, lucro... .SMLE3 = Com a volta do consumo, empresa tende a melhorar ainda mais seus resultados (que já estão bons, mesmo em tempos de crise) .krot = ótima administração com experiência em fusão (prox é a estácio). Bons resultados .profarma = turnaround no setor de saúde. Aposta da carteira .lren3 = boa empresa, soltou resultado fraco, mas a tendência é que foi algo atípico, e a melhoria da economia tragam as coisas pra normalidade. Ótima adm! .pomo3 = exposição no setor que sofreu bastante e pode ser um dos beneficiados com a retomada da economia. .ugpa3 = excelente adm, em breve terá mais algumas grandes aquisições (liquigás e talvez as farmácias big ben) Ueh mudou de avatar, ManoScience ? cadê o Che Guevara? E aí, grande! Cara... que eu lembre, só usei algo no Guevara na época da adolescência, talvez alguma camisa, escutando o rage against the machine... rsrs. Mas depois que tomei consciência das "coisas", ainda escuto o rage, mas Guevara mais não. kkkkk. "Ideologia" que não funciosa. Ou que funciona só para os "outros fazerem". Sinceramente não lembro de ter colocado o avatar dele por aqui. O meu antigo era do grande Bob Marley. Valeu!
|
|
|
Post by jigsaw on Nov 1, 2016 9:26:05 GMT -3.5
E aí, grande! Cara... que eu lembre, só usei algo no Guevara na época da adolescência, talvez alguma camisa, escutando o rage against the machine... rsrs. Mas depois que tomei consciência das "coisas", ainda escuto o rage, mas Guevara mais não. kkkkk. "Ideologia" que não funciosa. Ou que funciona só para os "outros fazerem". Sinceramente não lembro de ter colocado o avatar dele por aqui. O meu antigo era do grande Bob Marley. Valeu! ManoScience , eu acho que fiz uma grande confusão, confundi o Bob Marley com o Che Guevara: forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?f=6&t=15235&start=20Acho que quem usava o Che Guevara no infomoney era o forista PV Trader: forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?t=16641&p=2084007#p2083992Foi mal, aproveitando, esta contente com a sua carteira de ações? está de acordo com seus planos? ou já pensou em modifica-la inserindo novos ativos (TD, FIIs, BDRs, BITCOINS, DEBÊNTURES, OURO, DOLAR, ETC??)
|
|
shiphandler
New Member
An experienced shiphandler always has some reserve power
|
Post by shiphandler on Nov 1, 2016 9:38:03 GMT -3.5
Pessoal, algum motivo especial para que TAEE3 não subiu junto com a Bolsa? Foi uma das poucas ações que caiu... Vc se referia a TAEE11 ou LEVE3? TAEE11
|
|
|
Post by cadu28 on Nov 1, 2016 10:04:53 GMT -3.5
Resultado da CAFI outubro 16: Neste mês ficou fácil saber quem foi o destaque positivo: PRBC4, com +25,2% Destaque negativo p/ CIEL3, com -0,3%. Pelo gráfico percebemos que a CAFI está indo buscar o DJI na rentabilidade acumulada.
|
|
|
Post by ManoScience on Nov 2, 2016 8:37:17 GMT -3.5
E aí, grande! Cara... que eu lembre, só usei algo no Guevara na época da adolescência, talvez alguma camisa, escutando o rage against the machine... rsrs. Mas depois que tomei consciência das "coisas", ainda escuto o rage, mas Guevara mais não. kkkkk. "Ideologia" que não funciosa. Ou que funciona só para os "outros fazerem". Sinceramente não lembro de ter colocado o avatar dele por aqui. O meu antigo era do grande Bob Marley. Valeu! ManoScience , eu acho que fiz uma grande confusão, confundi o Bob Marley com o Che Guevara: forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?f=6&t=15235&start=20Acho que quem usava o Che Guevara no infomoney era o forista PV Trader: forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?t=16641&p=2084007#p2083992Foi mal, aproveitando, esta contente com a sua carteira de ações? está de acordo com seus planos? ou já pensou em modifica-la inserindo novos ativos (TD, FIIs, BDRs, BITCOINS, DEBÊNTURES, OURO, DOLAR, ETC??) Bom dia! Fica tranqulo, cara. Comecei a operar no final de 2007 e sempre foquei totalmente em ações. Já estudei algo sobre fiis, fundo de investimento multimercardo, mas até agora continuo focado só em ações, principalmente para as de crescimento, onde me adaptei melhor. Tirando 2008(crise) e 2014 (que levei uma porradinha grande por causa da queda do mercado em geral, e por causa daquela confusão que Dilma fez com as educacionais), todos os anos estão bem satisfatórios, bem acima das minhas expectativas. Sempre teremos um setor ou outro que dará um boom de crescimento. Já foi o consumo, depois as de vestuário (le lis, e a gloriosa hgtx), depois veio as construtoras (hbor, eztec), depois as educacionais que ainda continuam, tb temos o setor de programas de fidelidade, agora temos o setor de saúde que está muito bem tb. O da indústria poderemos ter uma recuperação cíclica, já me posicionei um pouco em pomo3... Enfim, Gosto desse tipo de análise. Daí, atualmente, meu foco agora tá em melhorar meu lado profissional pra aumentar os aportes nesses setores. vamo que vamo! Abraço.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 2, 2016 9:27:18 GMT -3.5
Resultado da CAFI outubro 16: Neste mês ficou fácil saber quem foi o destaque positivo: PRBC4, com +25,2% Destaque negativo p/ CIEL3, com -0,3%. Pelo gráfico percebemos que a CAFI está indo buscar o DJI na rentabilidade acumulada. Espetacular o desempenho da carteira CAFI! Está quase batendo os meus 1,37%a.m (contra ~1,18%a.m. da CAFI, com a bombação do 2º semestre de 2009). A ideia de um clube seria boa mas os 20% do IR estragam tudo msm. Outro ponto interessante é o fato de a carteira ser construída numa época de pico...quer dizer de pico a pico (sim, acho q vamos daq ladeira a baixo) parece ser uma boa medida de robustez da carteira (talvez o melhor fosse de final e 2009, aliás como a minha). Alguém aqui forma ou tentou replicar esta carteira?
|
|
|
Post by cadu28 on Nov 2, 2016 11:16:19 GMT -3.5
Resultado da CAFI outubro 16: Neste mês ficou fácil saber quem foi o destaque positivo: PRBC4, com +25,2% Destaque negativo p/ CIEL3, com -0,3%. Pelo gráfico percebemos que a CAFI está indo buscar o DJI na rentabilidade acumulada. Espetacular o desempenho da carteira CAFI! Está quase batendo os meus 1,37%a.m (contra ~1,18%a.m. da CAFI, com a bombação do 2º semestre de 2009). A ideia de um clube seria boa mas os 20% do IR estragam tudo msm. Outro ponto interessante é o fato de a carteira ser construída numa época de pico...quer dizer de pico a pico (sim, acho q vamos daq ladeira a baixo) parece ser uma boa medida de robustez da carteira (talvez o melhor fosse de final e 2009, aliás como a minha). Alguém aqui forma ou tentou replicar esta carteira? Replicar nunca tentei, até pq a Cafi sempre foi parecida com minha carteira, especialmente nos primeiros anos. No começo de 2015 que começou a diminuir este reflexo, quando diminui a posição em ações e fui aumentando em Fiis.
|
|
|
Post by wizardhsc on Nov 2, 2016 11:16:41 GMT -3.5
Resultado da CAFI outubro 16: Espetacular o desempenho da carteira CAFI! Está quase batendo os meus 1,37%a.m (contra ~1,18%a.m. da CAFI, com a bombação do 2º semestre de 2009). A ideia de um clube seria boa mas os 20% do IR estragam tudo msm. Outro ponto interessante é o fato de a carteira ser construída numa época de pico...quer dizer de pico a pico (sim, acho q vamos daq ladeira a baixo) parece ser uma boa medida de robustez da carteira (talvez o melhor fosse de final e 2009, aliás como a minha). Alguém aqui forma ou tentou replicar esta carteira? Replicar é difícil, mas a minha carteira geralmente é bem parecida com a CAFI. A maior diferença é que nem sempre concordo com o momento de entrada ou saída de alguns ativos. Como ela é baseada em votos e apenas teórica, esse importante fator não é levado em conta. Ainda assim, consegue obter um ótimo desempenho. O triste é que nem tenho como comparar a rentabilidade, pois não uso o sistema de cotas. Simplesmente divido o lucro que valor total que tenho investido e vou anotando. Atualmente a minha rentabilidade é de 0,9% ao mês ou 11,35% ao ano.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 2, 2016 11:21:55 GMT -3.5
Espetacular o desempenho da carteira CAFI! Está quase batendo os meus 1,37%a.m (contra ~1,18%a.m. da CAFI, com a bombação do 2º semestre de 2009). A ideia de um clube seria boa mas os 20% do IR estragam tudo msm. Outro ponto interessante é o fato de a carteira ser construída numa época de pico...quer dizer de pico a pico (sim, acho q vamos daq ladeira a baixo) parece ser uma boa medida de robustez da carteira (talvez o melhor fosse de final e 2009, aliás como a minha). Alguém aqui forma ou tentou replicar esta carteira? Replicar nunca tentei, até pq a Cafi sempre foi parecida com minha carteira, especialmente nos primeiros anos. No começo de 2015 que começou a diminuir este reflexo, quando diminui a posição em ações e fui aumentando em Fiis. kkk, e vc justamente desfez prestes a carteira começar a bombar. Sempre achei a CAFI mais parecida com as Small Caps, e esse ano está dando de goleada nelas. Esses +60℅ deixam meus +40℅ em 2016 nanicos, pqp kkk.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 2, 2016 11:25:47 GMT -3.5
Espetacular o desempenho da carteira CAFI! Está quase batendo os meus 1,37%a.m (contra ~1,18%a.m. da CAFI, com a bombação do 2º semestre de 2009). A ideia de um clube seria boa mas os 20% do IR estragam tudo msm. Outro ponto interessante é o fato de a carteira ser construída numa época de pico...quer dizer de pico a pico (sim, acho q vamos daq ladeira a baixo) parece ser uma boa medida de robustez da carteira (talvez o melhor fosse de final e 2009, aliás como a minha). Alguém aqui forma ou tentou replicar esta carteira? Replicar é difícil, mas a minha carteira geralmente é bem parecida com a CAFI. A maior diferença é que nem sempre concordo com o momento de entrada ou saída de alguns ativos. Como ela é baseada em votos e apenas teórica, esse importante fator não é levado em conta. Ainda assim, consegue obter um ótimo desempenho. O triste é que nem tenho como comparar a rentabilidade, pois não uso o sistema de cotas. Simplesmente divido o lucro que valor total que tenho investido e vou anotando. Atualmente a minha rentabilidade é de 0,9% ao mês ou 11,35% ao ano. Vc n acha q bastaria comprar e vender tudo todo mês pra tentar replicar a CAFI? Ou haveria problemas de liquidez?
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 2, 2016 11:30:40 GMT -3.5
Percebo que o raciocínio coletivo do pessoal tem se mostrado bem acertado... é lá se vão mais de 7 anos humilhando os índices de ações de Banânia.
Melhor que isso só bitcoin mesmo, de 0 a 2400 kkk
|
|
|
Post by wizardhsc on Nov 2, 2016 11:36:38 GMT -3.5
Replicar é difícil, mas a minha carteira geralmente é bem parecida com a CAFI. A maior diferença é que nem sempre concordo com o momento de entrada ou saída de alguns ativos. Como ela é baseada em votos e apenas teórica, esse importante fator não é levado em conta. Ainda assim, consegue obter um ótimo desempenho. O triste é que nem tenho como comparar a rentabilidade, pois não uso o sistema de cotas. Simplesmente divido o lucro que valor total que tenho investido e vou anotando. Atualmente a minha rentabilidade é de 0,9% ao mês ou 11,35% ao ano. Vc n acha q bastaria comprar e vender tudo todo mês pra tentar replicar a CAFI? Ou haveria problemas de liquidez? Problema de vender e comprar mensalmente é que tem os custos de corretagem e nem sempre os papéis alcançaram o objetivo. Já vi papel ir mal em um mês e no seguinte quando saiu da CAFI explodir. Tem o risco de acontecer ao contrário também, mas é ai que entra o gerenciamento pessoal. Dependendo do valor investido liquidez também seria problemático, visto que tem muito small nas escolhas. Já pensou ter que vender 20k ações de CGRA4 em um dia, pagaria um spread bem alto.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 2, 2016 11:49:04 GMT -3.5
Vc n acha q bastaria comprar e vender tudo todo mês pra tentar replicar a CAFI? Ou haveria problemas de liquidez? Problema de vender e comprar mensalmente é que tem os custos de corretagem e nem sempre os papéis alcançaram o objetivo. Já vi papel ir mal em um mês e no seguinte quando saiu da CAFI explodir. Tem o risco de acontecer ao contrário também, mas é ai que entra o gerenciamento pessoal. Dependendo do valor investido liquidez também seria problemático, visto que tem muito small nas escolhas. Já pensou ter que vender 20k ações de CGRA4 em um dia, pagaria um spread bem alto. Pode ser, pode ser... Na Socopa, por exemplo, a corretagem é de R$ 7,00, o que viabilizaria apenas operações individuais minimas de cerca de R$ 3.000 (0,25℅ de corretagem). Assim uma carteira de 5 acoes típicas teria uns R$ 15.000. Bem abaixo dos R$ 20.000 de isençao. (Dariam aí umas 7 ações, ou 6 incluindo pequenos ajustes). Com esse raciocinio, então, basta tirar 0,5℅a.m (compra + venda, pqp, é alto heim, 1,18℅am da CAFI menos 0,5℅am daria poupancinha). É isso msm? Da msm forma, como vc colocou, se o cara poe 1milho em CGRA pra tentar diluir custos, apanha na liquidez.
|
|
|
Post by cadu28 on Nov 2, 2016 13:50:40 GMT -3.5
Replicar nunca tentei, até pq a Cafi sempre foi parecida com minha carteira, especialmente nos primeiros anos. No começo de 2015 que começou a diminuir este reflexo, quando diminui a posição em ações e fui aumentando em Fiis. kkk, e vc justamente desfez prestes a carteira começar a bombar.
Sempre achei a CAFI mais parecida com as Small Caps, e esse ano está dando de goleada nelas. Esses +60℅ deixam meus +40℅ em 2016 nanicos, pqp kkk. Não diria isso, vale lembrar que em 2015 a CAFI caiu -27%, ao passo que o IBOV caiu -13%. O que deu uma turbinada no resultado desde começo de 2015 foi praticamente março 2016, que subiu 26%, contra 17% do IBOV.
|
|