|
Post by cadu28 on Oct 1, 2016 7:23:56 GMT -3.5
Segue o resultado da CAFI setembro 16: Resultado fraco neste mês, puxado pelo destaque negativo da carteira em setembro, EZTC3, com -8,3%. Destaque positivo por conta de PSSA3 com +8,2%. Destaque nos benchmarks ficou por conta do IFIX e do Ouro.
|
|
|
Post by jigsaw on Oct 1, 2016 8:49:36 GMT -3.5
Segue o resultado da CAFI setembro 16: Resultado fraco neste mês, puxado pelo destaque negativo da carteira em setembro, EZTC3, com -8,3%. Destaque positivo por conta de PSSA3 com +8,2%. Destaque nos benchmarks ficou por conta do IFIX e do Ouro. cadu28 , o acumulado nos últimos 7 anos do IBOV é de apenas 13%? Isso significa que se eu investisse numa ETF que replicasse o índice (tipo BOVA11), eu teria apenas 13% em 7 anos? É isso mesmo?
|
|
|
Post by cadu28 on Oct 1, 2016 9:04:31 GMT -3.5
Segue o resultado da CAFI setembro 16: Resultado fraco neste mês, puxado pelo destaque negativo da carteira em setembro, EZTC3, com -8,3%. Destaque positivo por conta de PSSA3 com +8,2%. Destaque nos benchmarks ficou por conta do IFIX e do Ouro. cadu28 , o acumulado nos últimos 7 anos do IBOV é de apenas 13%? Isso significa que se eu investisse numa ETF que replicasse o índice (tipo BOVA11), eu teria apenas 13% em 7 anos? É isso mesmo? Isso, provavelmente até um pouco menos, visto que BOVA11 tem taxa de admin de 0,54%. O pico de alta no acumulado do IBOV foi em out-10, com +36,9%, e o pico de baixa em fev-16 com -21,8%.
|
|
|
Post by Neomalthusiano on Oct 3, 2016 3:08:54 GMT -3.5
jigsaw , é isso mesmo que o umaq explicou. O ambiente aqui é muito bom. Alguns membros do fórum já acharam erros nos dados do fundamentus, mas mesmo assim, o site é excelente. Se você tiver dúvidas ou precisar de informações mais detalhadas, você pode conferir a liquidez na ferramenta gráfica do seu próprio homebroker. No caso, o fundamentus dá R$ 871.125 de média diária nos últimos 2 meses e o relatório da bolsa dá R$ 428.820 de média diária (considerando 252 dias não úteis) entre abril de 2015 e março de 2016, o que apesar de ser um pouco diferente, não é uma diferença absurda, pois o fundamentus pode: a) não tratar de meses cheios e sim quebrados, como se fossem "últimos 60 dias". b) ter ocorrido aumento de negociação nos últimos meses comparado com o que ocorria no ano passado (o que aparentemente ocorreu, independente de outros fatos). c) não ter processado dados corretamente. Se calcularmos o valor apontado em março (23 dias de pregão) e fevereiro (18 dias de pregão) ou mesmo considerarmos 58 dias de pregão, teremos valores muito mais próximos 637 e 450 mil, respectivamente. A questão da liquidez é uma coisa que vai da estratégia de cada um. Um risco que você deve ter em mente é de se por algum motivo você tiver que vender a sua posição, pode acabar não achando comprador. Um ex-forista que desistiu de aplicar em ações por não obter a rentabilidade desejada, costumava dizer que, se não me engano, ele não mantinha nenhuma posição maior do que 10% do volume diário em qualquer papel. Isso não é nem de longe uma regra (e nem recomendação), mas é primordial ter a liquidez em mente ao investir. Neo, engraçado que estes dias estava procurando algumas informações no infomoney, e me deparei com esse post que cita a questão da liquidez que você havia descrito: forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?f=6&t=15047&start=3760#p2080008Foi coincidência, rsrs. O forista em questão era o Mata, que partiu para investimentos em fundos pois segundo ele, a rentabilidade histórica que ele apurou vinha em linha com o CDI (acho que ele disse que não superou, ficou um pouco abaixo do índice). Então ele passou a considerar mais vantajoso aplicar em fundos e não gastar muito tempo analisando empresas. Mas, tenho a impressão que alguns outros foristas tinham essa referência dos 10%, talvez por convicção própria, talvez por ter considerado o patamar do Domingos um bom percentual.
|
|
|
Post by wizardhsc on Oct 5, 2016 23:11:04 GMT -3.5
Menos de 10 votantes. Ninguém preocupado com isso? Na minha opinião, reflete o momento. Crise econômica, o que reduz o número investidores, principalmente iniciantes. E falta de boas opções depois do rali. No meu caso não votei, porque ultimamente estou vendendo.
|
|
|
Post by cadu28 on Oct 6, 2016 6:41:49 GMT -3.5
Menos de 10 votantes. Ninguém preocupado com isso? Na minha opinião, reflete o momento. Crise econômica, o que reduz o número investidores, principalmente iniciantes. E falta de boas opções depois do rali. No meu caso não votei, porque ultimamente estou vendendo. Concordo com o wizardhscEu mesmo só tenho votado em 6 ações. Acredito que se tivermos em breve uma realização mais forte, é capaz da votação ter um aumento de foristas.
|
|
|
Post by Novatim on Oct 7, 2016 10:03:37 GMT -3.5
Menos de 10 votantes. Ninguém preocupado com isso? EU iria votar, mas a atual situação, eu só compraria EZTC3...Principal fator é a proximidade da queda da Selic. Acredito que empresas como GRND e PSSA que possuem financeiro forte, porém o operacional estável podem sofrer com esta queda, Como só tenho esta ação, preferi e abster.
|
|
|
Post by wizardhsc on Oct 7, 2016 12:47:40 GMT -3.5
Menos de 10 votantes. Ninguém preocupado com isso? EU iria votar, mas a atual situação, eu só compraria EZTC3...Principal fator é a proximidade da queda da Selic. Acredito que empresas como GRND e PSSA que possuem financeiro forte, porém o operacional estável podem sofrer com esta queda, Como só tenho esta ação, preferi e abster. Pensando nisso, mês passado vendi 1/3 da minha posição em Grendene a 18,25 (objetivo é 20,23). Posso está errado, mas acho que o lucro dela deve se manter estável por algum tempo, o que não condiz como P/L atual próximo de 10.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Oct 7, 2016 13:22:29 GMT -3.5
Pessoal, mudando de assunto, o que vocês acham de CGAS? Estou querendo aportar uma grana (restituição do IR), mas está difícil... EZTC eu já tenho aos montes, TAEE montei uma boa posição, MPLU eu queria aumentar mas ficou muito cara (iniciei a posição a 34,xx); das que eu queria entrar sobraram basicamente CGAS e ITSA (esta estou esperando um melhor ponto de entrada, compraria na casa de 7,40-7,60). Estou começando a estudar então CGAS, alguém aqui conhece a empresa e pode emitir alguma opinião para me ajudar no processo de escolha? Estou fazendo a análise e me parece que ela não apresenta crescimento orgânico, tendo aumentado a dívida, embora o perfil seja adequado ao seu fluxo de caixa. Vem apresentando redução no custo de produção (não consegui descobrir os motivos) e isso vem melhorando as margens e o LL, apesar de ligeira redução na receita. No entanto, pouco conheço do mercado regulado em que ela atua. Qualquer ajuda ou informação é bem-vinda.
Obrigado!
|
|
|
Post by Novatim on Oct 7, 2016 15:19:32 GMT -3.5
EU iria votar, mas a atual situação, eu só compraria EZTC3...Principal fator é a proximidade da queda da Selic. Acredito que empresas como GRND e PSSA que possuem financeiro forte, porém o operacional estável podem sofrer com esta queda, Como só tenho esta ação, preferi e abster. Pensando nisso, mês passado vendi 1/3 da minha posição em Grendene a 18,25 (objetivo é 20,23). Posso está errado, mas acho que o lucro dela deve se manter estável por algum tempo, o que não condiz como P/L atual próximo de 10. Coincidentemente vendi as minhas a 18,25. Coloquei uma OC em 15,30 na EZTC
|
|
|
Post by jigsaw on Oct 15, 2016 10:57:20 GMT -3.5
Nesta minha 19.ª participação na votação da CAFI, vou tentar votar em algumas empresas levando-se em consideração alguns bons números apresentados, caso tenha alguma empresa fora dos parâmetros pré-estabelecidos pela carteira, favor desconsiderarem: ABEV3 = EBITDA, Margem Bruta e Margem EBITDA: O EBITDA ajustado atingiu R$ 4.204,6 milhões (+1,8%) no 2T16, com uma expansão da margem bruta de 100 pontos-base e compressão da margem EBITDA de 60 pontos-base. Lucro líquido ajustado e LPA: lucro líquido ajustado no trimestre foi de R$ 2.194,7 milhões (-22,4%), devido a maiores despesas financeiras impulsionadas, principalmente, por (i) um maior custo de carrego em hedges de CPV, (ii) perdas com marcação a mercado dos hedges de CAPEX, (iii) um impacto sem efeito caixa devido a uma maior despesa referente ao investimento na República Dominicana (aproximadamente R$ 150 milhões no trimestre) e (iv) um impacto sem efeito caixa por perdas na conversão de empréstimos em moeda estrangeira entre empresas do grupo (aproximadamente R$ 90 milhões no trimestre). A alíquota efetiva de impostos foi de 9,4% comparada a 6,1% em 2015. O lucro por ação (LPA) ajustado foi de R$ 0,13 no 2T16. EVEN3 = LUCRO BRUTO E MARGEM BRUTA: O lucro bruto foi de R$ 79,6 milhões no 2º trimestre, 19,4% inferior ao lucro bruto reportado no trimestre anterior (R$ 99,8 milhões). A margem bruta no 2º trimestre foi de 27,1%, expurgando os efeitos dos encargos financeiros apropriados ao custo (dívida corporativa e financiamento à produção). É importante frisar que a redução na margem bruta do trimestre corrente é integralmente decorrente do aumento do volume de distratos, que no período tinham margem bruta de 46% (uma vez que a receita estornada está acrescida do INCC de todo o período). Esse efeito alterou negativamente o mix de margens da receita, dado que a maior parte das unidades distratadas foram adquiridas em um mercado cujo patamar de preços era superior ao atualmente praticado. CPLE3 = Resultados 2T16 Copel registra lucro líquido de R$ 996,6 milhões no segundo trimestre: LAJIDA de R$ 1.542,1 milhões no 2T16; Reconhecimento de R$ 977,8 milhões relativos à RBSE na receita operacional; Reversão de R$ 211,4 milhões em provisões para litígios; Retração de 1,9% do mercado cativo da Copel Distribuição; Captação de R$ 1,3 bilhão. A Copel apresentou Lucro Líquido de R$ 996,6 milhões no 2T16, montante 230,0% superior aos R$ 302,0 milhões apurados no 2T15, e o LAJIDA atingiu R$ 1.542,1 milhões, aumento de 212,7% se comparado ao apresentado no 2T15, reflexo da remensuração dos ativos de transmissão relativos à RBSE, com efeito de R$ 977,8 milhões na receita operacional, e da reversão de R$ 211,4 milhões relativos a provisões para litígios. Esse resultado foi parcialmente compensado pelo não acionamento da UTE Araucária, pela retração de 1,9% no mercado cativo e de 2,2% no mercado fio da Copel Distribuição e por efeitos não recorrentes na Copel Distribuição.SAPR3 = INFORMAÇÕES OPERACIONAIS E FINANCEIRAS PERÍODO DE: 01/04/2016 A 30/06/2016 : O EBITDA Ajustado do 2T16 foi de R$ 369,2 milhões, 54,7% maior se comparado ao 2º trimestre do ano anterior (EBITDA Ajustado do 2T15 R$ 238,7 milhões e a margem do EBITDA Ajustada foi de 42,1%); O EBIT do 2T16 foi de R$ 316,3 milhões, 64,4% maior se comparado ao 2º trimestre do ano anterior (EBIT do 2T15 R$ 192,4 milhões); A Receita bruta do 2T16 foi de R$ 941,9 milhões, 24,2% maior que a do 2º trimestre do ano anterior (Receita Bruta do 2T15 R$ 758,4 milhões); A Receita Líquida do 2T16 foi de R$ 876,1 milhões, 23,8% maior que a do 2º trimestre do ano anterior (Receita Líquida do 2T15 R$ 707,7 milhões); O lucro bruto foi de R$ 525,5 milhões no 2T16 (R$ 371,5 milhões no 2T15), a margem bruta do trimestre foi de 55,8%, houve um aumento de 41,5%. O Lucro Líquido do 2T16 foi de R$ 209,1 milhões, 84,6% maior que o do 2º trimestre do ano anterior (Lucro Líquido do 2T15 R$ 113,3 milhões). ETER3 = Receita líquida consolidada atinge R$ 203,7 milhões no 2T16: A receita líquida consolidada somou R$ 203,7 milhões no 2T16, 13,8% inferior ao 2T15, decorrente da redução dos volumes vendidos e do preço em dólar nas exportações do crisotila, compensados parcialmente pela apreciação de 14,1% do dólar frente ao real.; O EBITDA ajustado no 2T16 atingiu R$ 10,6 milhões, redução de 75,6% em função da retração das margens operacionais decorrente da comercialização de um mix com menor valor agregado, menores volumes de vendas e baixa utilização da capacidade operacional, além do aumento pontual nas despesas operacionais devido ao pagamento das custas processuais para o ingresso do recurso ordinário nos autos das Ações Civis Públicas ajuizadas em São Paulo pelo Ministério Público do Trabalho e ABREA, apesar dos esforços empreendidos pela Companhia na redução das despesas operacionais. CGRA4 = Destaques do 2T16 da Controladora: Crescimento da receita bruta de 6,0%• A margem bruta cresceu de 49,9% para 52,2%.; O lucro líquido representou 17,6% das vendas líquidas.; do Consolidado: Crescimento de receita bruta de 11,5%.• Crescimento de lucro líquido 34,7%.; Receita Margem As vendas brutas das mesmas lojas no 2T16 foram de R$ 154,1 milhões com um crescimento de 3,8%; As novas lojas representaram 1,7% das vendas do trimestre.; Margem: O lucro bruto totalizou R$ 56,5 milhões no 2T16 e cresceu 9,1% em relação ao 2T15 . A margem bruta foi de 52,2% no período, crescendo 2,3% pontos percentuais em relação ao 2T15.; Lucro líquido e Margem Líquida O lucro líquido de R$ 19.08 milhões no 2T16, teve um acréscimo de 34.6% sobre o 2T15. A margem líquida foi de 17,6%, com acréscimo de 3,9 pontos percentuais.CSMG3 = Destaques Financeiros - 2T16 • Receita Líquida de Água e Esgoto: de R$745,1 milhões para R$892,1 milhões (+19,7%) • Custos e Despesas: de R$695,1 milhões para R$694,0 milhões (-0,2%) • Resultado Financeiro: de (R$68,9 milhões) para (R$24,8 milhões) • EBITDA Ajustado: de R$197,5 milhões para R$326,0 milhões (+65,1%) • Margem EBITDA Ajustada: de 24,4% para 35,1% • Dívida Líquida: redução de R$69,6 milhões (-2,2%). O EBITDA Ajustado do 2T16 foi de R$326,0 milhões, com crescimento de 65,1% em relação ao 2T15. Esse resultado decorre da elevação em 19,7% nas receitas líquidas de água e esgoto, a redução dos gastos com Pessoal, em razão da economia gerada com os programas de desligamento implantados pela Companhia, a queda nos gastos em energia elétrica e a melhoria na gestão e maior rigor nos processos de controles e contratação de insumos e serviços. BRSR3 = DESTAQUES FINANCEIROS : O lucro líquido consolidado alcançou R$389,6 milhões no primeiro semestre de 2016, 14,6% ou R$49,7 milhões acima do registrado no mesmo período de 2015. No que se refere ao 2T16, o lucro líquido, R$201,5 milhões, apresentou crescimento de 4,5% ou R$8,6 milhões na comparação com o 2T15 e de 7,2% ou R$13,5 milhões em relação ao 1T16. A rentabilidade anualizada sobre o patrimônio líquido médio alcançou 12,7% no primeiro semestre de 2016.; O patrimônio líquido alcançou R$6.445,6 milhões em junho de 2016, 10,2% ou R$594,3 milhões acima da posição de junho de 2015 e 1,9% ou R$122,7 milhões acima do saldo de março de 2016. As evoluções refletem a incorporação dos resultados gerados, deduzidos os pagamentos de dividendos e juros sobre o capital próprio, além do remensuramento do passivo atuarial do plano de benefícios pós-emprego ajustado pelo efeito tributário, conforme aplicação das regras contábeis previstas no CPC 33 (R1). ( * ) EMPRESAS com Bons Indic = ROIC, EV/EBIT, Div. Yield, P/L, P/VP, P/ativos, P/EBIT, DB/PL, Liq. Corr e % Potencial valorz. ( ** ) EMPRESAS DO SETOR FINANC onde houve necessidade de digitar os valores de RIF (a pesquisa avançada não importou esses valores ) = ABCB4, BAZA3, BBDC3, BBDC4, BMEB3, BMEB4, BMIN4, BNBR3, BPAN4, BRIV3, BRIV4, BRSR3, BRSR6, CRIV3, CRIV4, DAYC4, IDVL3, IDVL4, ITUB3, ITUB4, PINE4, PRBC4, SANB11, SANB3, SANB4 E SFSA4; ( *** ) A VMCM = 7,65709003 foi calculada utilizando-se uma amostragem de 325 empresas com PL > 0 (Desta vez não foi utilizado o critério de LIQUIDEZ MÍNIMA). Na tentativa de um valor acima do indicado, a VMCM apresentou um valor > 8, o que indicaria um mercado sobreprecificado: forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?f=6&t=10754&start=620#p2082722( **** ) Foram EXCLUÍDAS da amostragem inicial as empresas = DAGB33, BIOM3, RJCP3, BRAP4, LFFE3, BRAP3, JBDU3, LFFE4, RUMO3, REDE3, PARC3, REDE4, BAHI3, BMTO3, BMTO4, LIPR3, CCXC3, JBDU4 E RDTR3; ( ***** ) INDICADORES utilizados para elaboração do ranking = P/L, P/VP, DY, ROE E % Potencial de valorz.
|
|
iron
Forista VIP
UP THE IRONS!
|
Post by iron on Oct 20, 2016 1:53:01 GMT -3.5
Sobre a votação anterior, não votei por puro descuido. Acabei esquecendo de entrar para votar.
Para este próximo mês, seguem os votos:
- EZTC - ITSA - GRND - GGBR (voto destoante por fundamentos, mais especulativo por causa da continuidade da demanda na China - sendo esta a melhor do seu setor)
|
|
|
Post by acquesta on Oct 25, 2016 10:24:58 GMT -3.5
Ola companheiros ! Retornando aos votos ; segue abaixo: (todas estão na minha carteira atual, porém pretendo diminuir um pouco minhas posições assim que/se os preços esticarem demais) BAUH4: conseguindo manter custos sob controle e elevar receitas. Investiu recentemente para expandir capacidade de produção. Em relação aos pares está mais barata. CGRA4: a confirmar o resultado do 3tri, podendo mostrar a retomada do crescimento; agora com caixa gigante e recompra de ações. EZTC3: talvez a melhor construtora da bolsa, mas que tbm está sofrendo mto devido à crise. De positivo: aluguel de empreendimentos vagos ; de negativo: creio que somente relacionados ao cenário macro. SEER3: Fies voltou a efetuar os pagamentos; mostrou bom resultado no último tri; aparentemente barata em relação aos pares. Só não estou gostando mto de se intrometerem tanto na questão Kroton-Estacio. Ficarei no aguardo de uma possivel queda geral no mercado para voltar a comprar GRND e talvez FESA, bem como iniciar posição de leve em outras. Abç!! Repetindo os votos do mês anterior, acrescentando a Fibria na carteira (hedge). Votos: BAUH4, CGRA4, EZTC3, FIBR3, SEER3. Repito os votos, acrescentando CARD3. BAUH4, CARD3, CGRA4, EZTC3, FIBR3, SEER3.
|
|