|
Post by wizardhsc on Aug 30, 2016 17:02:18 GMT -3.5
rst , o jogo das seguradoras é esse mesmo: recebe primeiro, paga depois e nesse meio tempo faz o dinheiro render (não é a toa que se puderem enrolam pra pagar o sinistro). Tendo isso em vista, o ponto que o wizardhsc citou é muito importante. Como a empresa vai fazer dinheiro com juros menores? Antes de fazer essa pergunta tem outra: os juros vão cair mesmo? Vamos deixar essa pra lá e supor que de fato vão cair. Eu penso que uma administração financeira boa é boa com juros altos ou baixos. Concordo que juros altos podem mascarar uma administração financeira medíocre e vejo isso como um risco. Mas acredito que esse risco esteja embutido no preço atual. Quanto à melhora no curto prazo, eu vejo como grande catalizador para isso a diminuição de presença no setor de autos e investimento no setor de saúde. Tenho a impressão que a empresa tomou a decisão correta nesse ponto. wizardhsc , qual relação você vê entre crise e sinistralidade? Aumento de roubo de carros? Fraudes? Furtos, inadimplência e adoecimento.
|
|
|
Post by fundamentalista on Aug 30, 2016 22:42:11 GMT -3.5
Meus votos: ENBR3: Apesar da alta ainda tem múltiplos interessantes. Considero positiva a possivel entrada no mercado de transmissão. Estou satisfeito com o trabalho que a administração tem feito e o setor de energia promete uma melhora. EMBR3: A empresa não está passando por um dos seus melhores momentos. Mas acredito que o mercado bateu demais nela, principalmente devido à questão da propina. É uma das poucas empresas da nossa bolsa que tem diferencial competitivo, tendo se especializado em aviões mennores. Cotação do dólar pode ajudar. SULA11: Empresa que tem feito a lição de casa e já está colhendo frutos. Espero números muito bons quando a crise der uma folga. Também estou de olho em SULA11, estou esperando ver se ela se segura no suporte atual ou de preferência afunda mais. Agora você não se preocupa com a queda dos juros, visto que operacionalmente ela dá prejuízo? Outro problema que vejo é a rentabilidade financeira dela sem bem inferior a PSSA. Esses pontos tem me deixado em dúvida se vale o risco. Neymar, Onde você verificou a possível entrada da ENBR3 no mercado de transmissão? Quando à empresa, é possível dizer que a diluição recentes dos minoritários não é sinal de mal governança? Quais pontos fortes possui essa empresa?
|
|
|
Post by fundamentalista on Aug 30, 2016 22:46:12 GMT -3.5
Segue votos para a CAFI de Setembro:
BBDC3 - Empresa de excelência, consolidada e um gigante em patrimônio. Distribui bons dividendos e costuma bonificar anualmente;
ITUB3 - O maior PL entre os bancos. Distribui bons dividendos e costuma bonificar anualmente;
CIEL3 - Crescimento expressivo do PL no ano de 2015. Distribui bons dividendos e costuma bonificar anualmente;
GRND3 - Administração excelente, boa pagadora de dividendos e crescimento nos lucros;
PSSA3 - Caixa robusto, desempenho razoável diante da crise e boa distribuição de dividendos;
ABEV3 - Empresa monopolista, bem gerida e com domínio de mercado.
LEVE3 - Empresa que vem resistindo à crise, com forte distribuição de dividendos e boa presença de mercado;
UGPA3 - Empresa resiliente, distribui bons dividendos e atua em um setor de lucros consistentes. Recentemente adquiriu a ALE Combustíveis.
|
|
|
Post by cadu28 on Aug 31, 2016 6:16:48 GMT -3.5
Seguem meus votos p/ a CAFI setembro 2016, novamente dando uma justificativa geral.
Seguindo o viés de alta do IBOV, escolhendo empresas com potencial de valorização com base em valor. Agora que o impeachment está sendo sacramentado, vamos ver se o Temer vai começar a fazer reformas p/ valer ainda neste ano. De qualquer forma, Dilma era uma pessoa com provável deficiência mental em algum nível, então não tinha a menor condição de se chegar a presidência, quanto mais ser reeleita. Destruiu um país, assim como o PT, e agora vamos ver se tem conserto.
Com base nisso, vou escolher empresas que conseguem atravessar estes próximos anos difíceis com maior tranquilidade: EZTC3 GRND3 PRBC4 ITSA4 FESA4 FRAS3
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Aug 31, 2016 6:55:43 GMT -3.5
Meus votos vão para VALE, EALT, CMIG, BBAS, EZTC
|
|
iron
Forista VIP
UP THE IRONS!
|
Post by iron on Aug 31, 2016 8:18:46 GMT -3.5
Meus votos para a CAFI seguem abaixo, por escolha de empresas com administração exemplar e baixo endividamento, possibilitando atravessar o momento de turbulência e posicionando para recuperação econômica até o final de 2017, aproveitando a volta da melhoria da renda, queda do desemprego, aumento de crédito, aumento do consumo.
- EZTC - GRND - ITSA
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Aug 31, 2016 8:19:19 GMT -3.5
Também estou de olho em SULA11, estou esperando ver se ela se segura no suporte atual ou de preferência afunda mais. Agora você não se preocupa com a queda dos juros, visto que operacionalmente ela dá prejuízo? Outro problema que vejo é a rentabilidade financeira dela sem bem inferior a PSSA. Esses pontos tem me deixado em dúvida se vale o risco. Neymar, Onde você verificou a possível entrada da ENBR3 no mercado de transmissão? Quando à empresa, é possível dizer que a diluição recentes dos minoritários não é sinal de mal governança? Quais pontos fortes possui essa empresa? Quanto à transmissão: exame.abril.com.br/negocios/noticias/edp-brasil-estuda-entrar-em-transmissao-de-energia-no-pais De que diluição você está falando? A empresa aumentou seu capital recentemente utilizando lucros acumulados e foram subscritas novas ações para todo mundo sem custo. Ou voce está falando de alguma coisa que passou despercebida por mim? O primeiro motivo para eu ter escolhido a empresa é que eu queria voltar para o setor elétrico depois da crise no setor e achei que a hora estava chegando. A partir daí comecei a procurar empresas no setor e a maioria me deixou com um pé atrás, principalmente as públicas, queria ficar fora de risco governamental se possível (até porque já estava bem exposto a esse risco com BBAS3 e SAPR4). Outra coisa que me atraiu na empresa foi o preço (tudo bem que quando me tornei sócio o preço era 20% menor do que hoje, mas ainda a considero barata tanto que não vendi). Também vejo como ponto forte ela estar no setor de geração e distribuição, sendo que quando um está pior o outro ajuda. Eu vejo uma empresa redondinha, com dívida controlada, bom caixa e ao contrário de muitos dos seus pares já vejo sinais de recuperação. Também vejo uma empresa que está se mexendo, vendendo ativos menos interessantes e construindo novas usinas. Acho que o risco maior aqui é o setor mesmo. Se o setor for bem provavelmente a empresa vai ir bem. Tem riscos como qualquer empresa, por exemplo ouvi falar que 2017 vai ser difícil no setor hidrológico, já estão prevendo menos chuvas. Tem alguma empresa do setor elétrico que você prefere?
|
|
|
Post by dvstruco on Aug 31, 2016 9:45:26 GMT -3.5
Meus votos Cgra4 Abcb4 Vale
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Aug 31, 2016 10:59:23 GMT -3.5
Tudo subiu muito nos últimos tempos, sem que os fundamentos da economia tenham se alterado para melhor na mesma proporção. É tudo baseado na expectativa (que pode ou não se concretizar) e isso aumenta o risco, o que me faz ser mais cauteloso na escolha dos votos.
1) EZTC - excelentes indicadores, é muito bem administrada, e mesmo no cenário pouco favorável que enfrenta, consegue manter margens e não tem dívidas (LC>5). 2) FESA - está com os indicadores fundamentalistas extremamente atrativos e mantendo a lucratividade. Hoje é negociada numa cotação que corresponde apenas a pouco mais do triplo de seu EBIT. Ou seja, em apenas 3 anos de operacional vc recebe de volta o valor investido. De quebra, deve pagar em torno de 8% de DY e não tem dívidas significativas. 3) GRND - melhor empresa do varejo, bons indicadores, só não vejo com bons olhos o investimento em fabricação de móveis. Espero que continue sendo uma fatia minúscula da empresa para não consumir o lucro dos calçados. Sai ganhando no resultado financeiro com juros em alta, por conta de sua enorme liquidez. 4) PRBC - outro banco médio com excelentes indicadores. 5) PSSA - lucro em alta e ainda oferece dividendos atrativos 6) FIBR - indicadores fundamentalistas atraentes (P/L e EV/EBIT na casa de 5, ML de 19%, ROE 14%, LC>2,5). Os lucros estão aparecendo novamente e isso ainda não se refletiu no preço. 7) CGRA - lucros em alta, mesmo diante da crise. Indicadores excelentes (P/L ~6, EV/EBIT=5, DY=5%, boas margens), sem dívida. 8) SAPR - excelentes indicadores. Lucros em ascensão.
Exclui ITSA devido ao fato de ter subido muito, mas segue sendo ótima empresa.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Aug 31, 2016 12:24:34 GMT -3.5
Meus votos para a CAFI seguem abaixo, por escolha de empresas com administração exemplar e baixo endividamento, possibilitando atravessar o momento de turbulência e posicionando para recuperação econômica até o final de 2017, aproveitando a volta da melhoria da renda, queda do desemprego, aumento de crédito, aumento do consumo.Sem querer entrar em questões políticas pois não é o tópico, vou focar em mercado, mas eu acho que a perspectiva para seja qual for o novo governo é de aumento do desemprego sem dúvidas, já na renda e no consumo dependerá do setor, mas também como via de regra, para os assalariados públicos ( e empregados sem qualificação, que são a maioria no Brasil) o futuro é de diminuição da renda com respeito a inflação e de queda respectiva no consumo. Falo isto no que respeita a mercado pois é o que me mantém fora de me posicionar maiormente em empresas de varejo (hoje tenho uma participação em HGTX). Se o que você disse fosse correto então a minha suposição está errada e devia reavaliar as empresas de varejo. Porém, eu acredito estar correto na minha avaliação pois em períodos de apertos fiscais sempre acontecem três coisas: o dólar sobe, o desemprego aumenta, os salários estagnam. Várias empresas devem-se beneficiar disto, mas não as empresas que dependam de consumo.
|
|
|
Post by ManoScience on Aug 31, 2016 12:30:14 GMT -3.5
Meus votos:
-UGPA3 - Resiliência em seus negócios, ótima administração, crescimento dos fundamentos nos últimos anos. -CIEL3 - Resiliência em seus negócios, ótima administração, crescimento dos fundamentos nos últimos anos.
-RADL3 - Setor interessante, ótimo crescimento. -PFRM3 - Setor interessante, ótimo crescimento (possível turnaround). -FLRY3 - Setor interessante, ótimo crescimento.
-SMLE3 - Setor de consumo que pode ser beneficiado no pós-Dilma. (ficar atento apenas na na questão do controlador)
-EQTL3 - Boa empresa do setor elétrico que tb pode ser beneficiada no pós-Dilma
-Krot3 - Ótima adm, conseguindo manter-se como uma boa empresa, mesmo no apocalípse do fies no fim 2014.
|
|
|
Post by fundamentalista on Aug 31, 2016 14:19:46 GMT -3.5
Neymar, Onde você verificou a possível entrada da ENBR3 no mercado de transmissão? Quando à empresa, é possível dizer que a diluição recentes dos minoritários não é sinal de mal governança? Quais pontos fortes possui essa empresa? Quanto à transmissão: exame.abril.com.br/negocios/noticias/edp-brasil-estuda-entrar-em-transmissao-de-energia-no-pais De que diluição você está falando? A empresa aumentou seu capital recentemente utilizando lucros acumulados e foram subscritas novas ações para todo mundo sem custo. Ou voce está falando de alguma coisa que passou despercebida por mim? O primeiro motivo para eu ter escolhido a empresa é que eu queria voltar para o setor elétrico depois da crise no setor e achei que a hora estava chegando. A partir daí comecei a procurar empresas no setor e a maioria me deixou com um pé atrás, principalmente as públicas, queria ficar fora de risco governamental se possível (até porque já estava bem exposto a esse risco com BBAS3 e SAPR4). Outra coisa que me atraiu na empresa foi o preço (tudo bem que quando me tornei sócio o preço era 20% menor do que hoje, mas ainda a considero barata tanto que não vendi). Também vejo como ponto forte ela estar no setor de geração e distribuição, sendo que quando um está pior o outro ajuda. Eu vejo uma empresa redondinha, com dívida controlada, bom caixa e ao contrário de muitos dos seus pares já vejo sinais de recuperação. Também vejo uma empresa que está se mexendo, vendendo ativos menos interessantes e construindo novas usinas. Acho que o risco maior aqui é o setor mesmo. Se o setor for bem provavelmente a empresa vai ir bem. Tem riscos como qualquer empresa, por exemplo ouvi falar que 2017 vai ser difícil no setor hidrológico, já estão prevendo menos chuvas. Tem alguma empresa do setor elétrico que você prefere? Neymar, Possuo ações da CMIG3 e da TBLE3. Gosto muito da TAEE11, mas não monto posição em razão de somente ações UNIT's negociadas. Varias vezes pensei em entrar na ENBR3, mas cada vez que estudo mais surgem mais dúvidas, principalmente sobre a governança e a distribuição de dividendos.
|
|
|
Post by wizardhsc on Aug 31, 2016 14:40:50 GMT -3.5
Voltando ao tema seguradoras, o que vocês acham da ideia da PSSA de investir 400 milhões em pequena e médias empresas? Em uma época de crise, com juros elevados, não parece uma estratégia fadada ao fracasso ou no minimo muito arriscada?
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Aug 31, 2016 17:49:30 GMT -3.5
Voltando ao tema seguradoras, o que vocês acham da ideia da PSSA de investir 400 milhões em pequena e médias empresas? Em uma época de crise, com juros elevados, não parece uma estratégia fadada ao fracasso ou no minimo muito arriscada? Depende muito da competência do administrador ao escolher as empresas certas, avaliar o preço certo e acertar o timing do mercado. Na crise, muitos quebram e a maioria amarga um tempo de vacas magras. Por outro lado, as promoções apareem. É o que a gente tenta fazer no mercado acionário: comprar empresas boas e baratas. Talvez eles estejam vendo boas empresas dispostas a vender parte do seu negócio a preços baixos.
|
|
|
Post by cadu28 on Aug 31, 2016 19:56:03 GMT -3.5
Segue o resultado da CAFI agosto 16: Destaques positivos por conta de BBAS3 com +10,9%, e FIBR3 com +11,2% Destaque negativo por conta de FESA4 com -13,5% A CAFI neste mês teve a maior rentabilidade frente aos benchmarks, e segue também na ponta no acumulado deste ano.
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Aug 31, 2016 23:28:24 GMT -3.5
Momento pós impeachment deve ser turbulento. Papéis papéis mais seguros nestes momentos (ao meu ver). - FIBR - SULA - CARD
Equipe econômica com força para tomar medidas dolorosas deve dar um empurrão: - BBAS - VLID
Uma aposta para ganho com início de uma possível recuperação - KLBN
abs.
|
|
iron
Forista VIP
UP THE IRONS!
|
Post by iron on Sept 1, 2016 11:33:53 GMT -3.5
Meus votos para a CAFI seguem abaixo, por escolha de empresas com administração exemplar e baixo endividamento, possibilitando atravessar o momento de turbulência e posicionando para recuperação econômica até o final de 2017, aproveitando a volta da melhoria da renda, queda do desemprego, aumento de crédito, aumento do consumo.Sem querer entrar em questões políticas pois não é o tópico, vou focar em mercado, mas eu acho que a perspectiva para seja qual for o novo governo é de aumento do desemprego sem dúvidas, já na renda e no consumo dependerá do setor, mas também como via de regra, para os assalariados públicos ( e empregados sem qualificação, que são a maioria no Brasil) o futuro é de diminuição da renda com respeito a inflação e de queda respectiva no consumo. Falo isto no que respeita a mercado pois é o que me mantém fora de me posicionar maiormente em empresas de varejo (hoje tenho uma participação em HGTX). Se o que você disse fosse correto então a minha suposição está errada e devia reavaliar as empresas de varejo. Porém, eu acredito estar correto na minha avaliação pois em períodos de apertos fiscais sempre acontecem três coisas: o dólar sobe, o desemprego aumenta, os salários estagnam. Várias empresas devem-se beneficiar disto, mas não as empresas que dependam de consumo. Grande Potuz! Eu entendo a sua avaliação, porém eu tenho a impressão de que ela é um pouco pessimista. A sociedade brasileira é formada em sua imensa maioria por pessoas de baixa renda. Estas pessoas não possuem educação financeira e não poupam, não fazem planos de investimento para aposentadoria, mas sim gastam todo o dinheiro que recebem no mês, pois precisam, e ainda fazem dívidas em vários cartões de crédito, cheque especial, financiamentos, etc etc etc. Também vale lembrar que apesar dos pesares, o Brasil, há 2 anos atrás, estava em situação que se chamava de 'Pleno Emprego'. Ou seja, só não estava empregado quem não queria, ou quem vivia às margens da sociedade em condições de sub-existência (mendigos, drogados, loucos, etc). O momento atual que atravessamos é um 'vale', estando entre 2 picos. O pico anterior foi no fim do governo Lula, até metade do primeiro governo Dilma. Economia de vento em popa, juros baixos, inflação sob controle, crédito farto, etc. Naquele tempo, o consumo estava sim em alta, shoppings centers lotados, companhias de varejo e o setor imobiliário em plena ascensão. O próximo pico acontecerá daqui alguns anos, com a economia retornando aos trilhos. É esperado que haja diminuição do desemprego (pois as empresas terão mais dinheiro e necessidade para contratar), aumento da renda (com o aumento do emprego), aumento do crédito (também pela queda da Selic), queda da inflação, fatores que estimulam o consumo pois põem mais dinheiro na mão da sociedade que gasta tudo que tem e ainda contrairá mais dívidas. Mas eu não acho que isto irá acontecer ainda este ano, e nem em 2017. Creio que seja para talvez final de 2017, e a partir de 2018. Por isto a montagem de posição para Longo Prazo, em empresas que tendem a se beneficiar deste cenário. E também em imóveis. Abraço!
|
|
|
Post by wizardhsc on Sept 1, 2016 14:05:15 GMT -3.5
Lembrando que a votação da CAFI está fechada, mais tarde trago a carteira de setembro.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Sept 2, 2016 6:55:54 GMT -3.5
rst , o jogo das seguradoras é esse mesmo: recebe primeiro, paga depois e nesse meio tempo faz o dinheiro render (não é a toa que se puderem enrolam pra pagar o sinistro). Tendo isso em vista, o ponto que o wizardhsc citou é muito importante. Como a empresa vai fazer dinheiro com juros menores? Antes de fazer essa pergunta tem outra: os juros vão cair mesmo? Vamos deixar essa pra lá e supor que de fato vão cair. Eu penso que uma administração financeira boa é boa com juros altos ou baixos. Concordo que juros altos podem mascarar uma administração financeira medíocre e vejo isso como um risco. Mas acredito que esse risco esteja embutido no preço atual. Quanto à melhora no curto prazo, eu vejo como grande catalizador para isso a diminuição de presença no setor de autos e investimento no setor de saúde. Tenho a impressão que a empresa tomou a decisão correta nesse ponto. wizardhsc , qual relação você vê entre crise e sinistralidade? Aumento de roubo de carros? Fraudes? Furtos, inadimplência e adoecimento. Notícia diretamente relacionada a esta conversa www.valor.com.br/financas/4696491/crise-eleva-sinistros-e-piora-resultado-das-seguradoras
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Sept 2, 2016 8:37:36 GMT -3.5
Ando lendo que as seguradoras do mundo civilizado andam desesperadas com os juros baixos. Aqui temos juros reais positivos altos, lá nem isso.
|
|