Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Jun 30, 2016 16:30:40 GMT -3.5
Meus votos para a CAFI (repetindo mês anterior):
1) EZTC - excelentes indicadores, a empresa atualmente é negociada por valor menor que o VP, embora gere um ROE de 14%. Além disso, é muito bem administrada, e mesmo no cenário pouco favorável que enfrenta, consegue manter margens e não tem dívidas (LC>5). 2) FESA - está com os indicadores fundamentalistas extremamente atrativos e mantendo a lucratividade. Hoje é negociada numa cotação que corresponde apenas a pouco mais do dobro de seu EBIT. Ou seja, em apenas dois anos de operacional vc recebe de volta o valor investido. De quebra, deve pagar em torno de 8% de DY e não tem dívidas significativas. ML em torno de 15%. 3) ITSA - maneira indireta de comprar Itau, porque é mais barato que ITUB. Paga DY considerável (~6%). Lucros historicamente em alta, o que é muito convidativo e pode aumentar o DY. 4) TAEE - bons indicadores, dívida controlada, LC confortável (>DB), contratos longos, DY atrativo (na casa de 12%). 5) GRND - melhor empresa do varejo, bons indicadores, só não vejo com bons olhos o investimento em fabricação de móveis. Espero que continue sendo uma fatia minúscula da empresa para não consumir o lucro dos calçados. Sai ganhando no resultado financeiro com juros em alta, por conta de sua enorme liquidez. 6) MPLU - está com P/L historicamente baixo (~11). Pode ter um alto payout, visto que necessita apenas de cerca de 10% do lucro para manter o negócio, tem ROE alto. ML tb alta (>20%) e paga dividendos em torno de 10%. Vem apresentando um forte crescimento dos lucros, mesmo no cenário econômico conturbado que temos passado. 7) PRBC - outro banco médio com excelentes indicadores. 8) PSSA - lucro em alta e ainda oferece dividendos atrativos
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jun 30, 2016 19:37:08 GMT -3.5
Meus votos vão para CMIG, EALT, VALE, BBAS. Alguém aqui lembra o último lançamento da EZTC?
|
|
|
Post by dvstruco on Jun 30, 2016 20:44:07 GMT -3.5
Votos para ABCB4, WEGE3, GGBR4.
|
|
|
Post by tadeuoc on Jun 30, 2016 21:52:03 GMT -3.5
Meus votos vão para CMIG, EALT, VALE, BBAS. Alguém aqui lembra o último lançamento da EZTC? isto é um problema em partes. A questão são as vendas. Se não vender o que está em estoque já pronto, que é receita na veia, vai depender do que ainda nao ta 100% que, acredito eu, não é muito mais.
|
|
|
Post by pholio on Jul 1, 2016 9:29:27 GMT -3.5
Repetindo votos para dar tempo de votar.
GRND3 - Enquanto o operacional não melhora, o financeiro vai segurando. Qualquer apetite no consumo e ela está redondinha e pronta para atender. UGPA3 - Não está barata, mas essa companhia já provou que é uma maquininha (ou um reloginho como alguns preferem chamar). CIEL3 - Outra que soltou um bom 1T16 e mostra que tem boas condições de se segurar na crise, além de permanecer líder no seu principal mercado. Continua gerando muito dinheiro e parte do resultado impactada negativamente por causa da cateno (não caixa). EZTC3 - Justificativa parecida com GRND, apesar de a situação ser mais complicada. Mas a gestão já passou por isso e está se adaptando. E está barata. ITUB3 - A opção de maior qualidade nos bancos com um preço bem razoável. TAEE11 - Fluxo de caixa altamente previsível, indexada pela inflação, e como esperado, já estão substituindo a queda prevista na RAP, fazendo novas aquisições. Além disso o endividamento está ok. VIVT3 - Empresa bem posicionada, líder de mercado, ativo negociado com um preço razoável. Pode gerar boas sinergias com a GVT a partir deste ano.
|
|
|
Post by wizardhsc on Jul 1, 2016 13:09:44 GMT -3.5
Lembrando que a votação da CAFI está encerrada, mais tarde trago a carteira de julho.
|
|
|
Post by cadu28 on Jul 2, 2016 8:50:00 GMT -3.5
Lembrando que a votação da CAFI está encerrada, mais tarde trago a carteira de julho. E mais tarde posto o resultado de junho da CAFI!
|
|
|
Post by ALMIRANTE on Jul 2, 2016 12:32:49 GMT -3.5
DÓLAR FUTURO (o fator a ser equacionado) Tanto se fala e pouco se entende, mas o gráfico abaixo indica (pra mim) o que vai acontecer até o final desse ano. Isso se baseia no que foi declarado pelo novo presidente do BC, e se a TONTA não voltar é o que vai prevalecer. Este cenário leva em conta as intervenções do BC via Swap ou outros instrumentos. Quando bater na linha inferior do canal de alta, que é compatível com os níveis de inflação local e também no próprio dólar - farei compras. Isso também deverá coincidir com o início do aperto monetário nos EUA via taxa de juros - o que é uma necessidade para controle na formação de bolhas na RV e outros instrumentos de alavancagem. Dito isto, observem a média de 50 períodos (vermelha) - é nela que os preços ficarão tocando e voltando a cair. Se houver alguma novidade negativa - o teto será o canal de topo iniciado lá na máxima do ano passado. No atual cenário dificilmente o Dólar passará a atuar acima dos 4.00, mesmo com alguma surpresa muito negativa (se é que me entendem). Aos céticos, é preciso entender o comportamento da massa. E agora a massa acredita na queda da moeda - baseada na esperança de dias melhores. Temos superávit na conta de comércio (26 bi de doletas em 6 meses), mas que deve diminuir em função da queda da própria taxa de câmbio - o que aumenta as importações e o turismo internacional. Essa inflexão entre estas duas forças se dará no final do ano, e depois disso com a efetivação do Temer teremos a entrada em ação de novas políticas econômicas e fiscais. Também no próximo ano os EUA terão que subir mais um pouco os juros, ao menos é a leitura que faço. Se a bolsa americana superar seu TH com inflação tão baixa por lá, a chance de formar bolhas é enorme. Por isso o FED ficará atento para isso, e ficará ameaçando com a subida de juros. Já vimos esse filme durante esse ano todo, e deu resultado. Quando todos diziam para comprar dólar (quando estava acima de 4.00) pois iria até os 7.00 - eu disse (mostrando os gráficos de projeção), que o Dólar voltaria até 3.54 e depois até 3.33 - podendo culminar em 2.98. Isso já faz quase um ano, e agora estamos próximos do objetivo.
|
|
|
Post by cadu28 on Jul 2, 2016 21:46:50 GMT -3.5
Resultado da CAFI junho 16: Tivemos um resultado fraco, se comparado com o IBOV e SMALL. Isso se deu pois as 2 empresas com maior peso na carteira em junho tem uma boa parte da rentabilidade voltada p/ exportação, FESA e GRND. E foi um mês que o dolar sofreu uma queda forte, superior a -10%, o que tb impactou negativamente o DJI convertendo em R$. Destaque negativo ficou por conta de FESA4, com -4,9% Destaque positivo por conta de CGRA4, com +9,3% OBS: destaque p/ o IBOV, que na rentabilidade acumulada, em 7 anos, está chegando próximo do ZERO!
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jul 2, 2016 21:58:51 GMT -3.5
Cadu, está difícil bater a carteira CAFI esse ano, mas estou conseguindo kkk.
|
|
|
Post by cadu28 on Jul 3, 2016 7:18:46 GMT -3.5
Cadu, está difícil bater a carteira CAFI esse ano, mas estou conseguindo kkk. bitcoins? Mas está na conta convertendo ele em reais?
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jul 3, 2016 10:00:46 GMT -3.5
Cadu, está difícil bater a carteira CAFI esse ano, mas estou conseguindo kkk. bitcoins? Mas está na conta convertendo ele em reais? Isso, não estou vendendo em reais pra n ter problemas com a Receita e por achar que ainda vai bombar bem mais ainda nesse ano. Futuramente (qdo tudo desabar e bombarem ainda mais) penso em trocá-los por dólares em corretoras de ações no exterior tbm (isso tem que ser muito bem pensado pq as essas corretoras não convertem dólares pra bitcoins, por exemplo). A carteira tinha 10% em bitcoins, agora é de 25% (ganharam espaço sem grandes aportes). E vc, essas suas ações caras tão subindo razoavelmente tbm eu acho neh? (MDIA é o caso mais insano que conheço, e sem motivo, claro).
|
|
ADP
Moderador
|
Post by ADP on Jul 3, 2016 13:14:52 GMT -3.5
bitcoins? Mas está na conta convertendo ele em reais? Isso, não estou vendendo em reais pra n ter problemas com a Receita e por achar que ainda vai bombar bem mais ainda nesse ano. Futuramente (qdo tudo desabar e bombarem ainda mais) penso em trocá-los por dólares em corretoras de ações no exterior tbm (isso tem que ser muito bem pensado pq as essas corretoras não convertem dólares pra bitcoins, por exemplo). A carteira tinha 10% em bitcoins, agora é de 25% (ganharam espaço sem grandes aportes). E vc, essas suas ações caras tão subindo razoavelmente tbm eu acho neh? (MDIA é o caso mais insano que conheço, e sem motivo, claro). Como sócio há anos da MDIA tenho reparado que a ação tem age de forma inversamente proporcional ao dólar. O motivo disso creio ser que o mercado leva muito em consideração o efeito dólar no preço do trigo, matéria prima importante para a empresa. Compare o gráfico do dólar com da MDIA que você verá esta interligação. Sobre o bitcoin, inicialmente era uma coisa que considerava uma moda. Hoje começo a pensar que pode ser o futuro, com uma boa margem para subida. Aos poucos ele está sendo aceito de cada vez mais formas. Só não sei a questão de transferência entre países. Sei que existe, mas não sei como é interpretado isso em questões legais. Por exemplo, se eu for morar na Espanha e transferir meu dinheiro em forma de bitcoin, posso fazer isso sem problemas? Como o governo interpreta isso? Abraços
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jul 3, 2016 14:32:51 GMT -3.5
Isso, não estou vendendo em reais pra n ter problemas com a Receita e por achar que ainda vai bombar bem mais ainda nesse ano. Futuramente (qdo tudo desabar e bombarem ainda mais) penso em trocá-los por dólares em corretoras de ações no exterior tbm (isso tem que ser muito bem pensado pq as essas corretoras não convertem dólares pra bitcoins, por exemplo). A carteira tinha 10% em bitcoins, agora é de 25% (ganharam espaço sem grandes aportes). E vc, essas suas ações caras tão subindo razoavelmente tbm eu acho neh? (MDIA é o caso mais insano que conheço, e sem motivo, claro). Como sócio há anos da MDIA tenho reparado que a ação tem age de forma inversamente proporcional ao dólar. O motivo disso creio ser que o mercado leva muito em consideração o efeito dólar no preço do trigo, matéria prima importante para a empresa. Compare o gráfico do dólar com da MDIA que você verá esta interligação. Sobre o bitcoin, inicialmente era uma coisa que considerava uma moda. Hoje começo a pensar que pode ser o futuro, com uma boa margem para subida. Aos poucos ele está sendo aceito de cada vez mais formas. Só não sei a questão de transferência entre países. Sei que existe, mas não sei como é interpretado isso em questões legais. Por exemplo, se eu for morar na Espanha e transferir meu dinheiro em forma de bitcoin, posso fazer isso sem problemas? Como o governo interpreta isso? Abraços ADP, a MDIA pode ser uma baita empresa e pode ter tbm esse comportamento que vc coloca... mas sinceramente, nada justifica uma subida de 59,00 pra 101,00... sendo que o resultado deve continuar fraco por vários trimestres ainda. Sobre o bitcoin, como gastá-lo, pesquise sobre advcash.
|
|
|
Post by cadu28 on Jul 3, 2016 16:26:06 GMT -3.5
bitcoins? Mas está na conta convertendo ele em reais? Isso, não estou vendendo em reais pra n ter problemas com a Receita e por achar que ainda vai bombar bem mais ainda nesse ano. Futuramente (qdo tudo desabar e bombarem ainda mais) penso em trocá-los por dólares em corretoras de ações no exterior tbm (isso tem que ser muito bem pensado pq as essas corretoras não convertem dólares pra bitcoins, por exemplo). A carteira tinha 10% em bitcoins, agora é de 25% (ganharam espaço sem grandes aportes). E vc, essas suas ações caras tão subindo razoavelmente tbm eu acho neh? (MDIA é o caso mais insano que conheço, e sem motivo, claro). Me refiro a conversão p/ fins de comparação de rentabilidade, igual faço com o DJI trazendo em R$, senão perde sentido. Minha carteira está quase 2/3 em FIIs, que tb estão subindo bem. Hoje o mais difícil está em fazer novos aportes, não estou vendo grandes barganhas nem na bolsa nem nos FIIs p/ comprar.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jul 3, 2016 19:43:07 GMT -3.5
Isso, não estou vendendo em reais pra n ter problemas com a Receita e por achar que ainda vai bombar bem mais ainda nesse ano. Futuramente (qdo tudo desabar e bombarem ainda mais) penso em trocá-los por dólares em corretoras de ações no exterior tbm (isso tem que ser muito bem pensado pq as essas corretoras não convertem dólares pra bitcoins, por exemplo). A carteira tinha 10% em bitcoins, agora é de 25% (ganharam espaço sem grandes aportes). E vc, essas suas ações caras tão subindo razoavelmente tbm eu acho neh? (MDIA é o caso mais insano que conheço, e sem motivo, claro). Me refiro a conversão p/ fins de comparação de rentabilidade, igual faço com o DJI trazendo em R$, senão perde sentido. Minha carteira está quase 2/3 em FIIs, que tb estão subindo bem. Hoje o mais difícil está em fazer novos aportes, não estou vendo grandes barganhas nem na bolsa nem nos FIIs p/ comprar. ah, claro que converto em reais. Pra vc ter uma ideia, o btc começou a 1800 em reais este ano. Mesmo entubando no dolar, a cotação em reais hoje está 2250,00 (bateu nos 2800 este ano). Toda essa bombacao em minha carteira não se deveu apenas a isso, que fique claro (só ver as diversas oportunidades de multiplicação de capital de 5x a 30x que já aconteceram só este ano).
|
|
ADP
Moderador
|
Post by ADP on Jul 4, 2016 0:32:09 GMT -3.5
Como sócio há anos da MDIA tenho reparado que a ação tem age de forma inversamente proporcional ao dólar. O motivo disso creio ser que o mercado leva muito em consideração o efeito dólar no preço do trigo, matéria prima importante para a empresa. Compare o gráfico do dólar com da MDIA que você verá esta interligação. Sobre o bitcoin, inicialmente era uma coisa que considerava uma moda. Hoje começo a pensar que pode ser o futuro, com uma boa margem para subida. Aos poucos ele está sendo aceito de cada vez mais formas. Só não sei a questão de transferência entre países. Sei que existe, mas não sei como é interpretado isso em questões legais. Por exemplo, se eu for morar na Espanha e transferir meu dinheiro em forma de bitcoin, posso fazer isso sem problemas? Como o governo interpreta isso? Abraços ADP, a MDIA pode ser uma baita empresa e pode ter tbm esse comportamento que vc coloca... mas sinceramente, nada justifica uma subida de 59,00 pra 101,00... sendo que o resultado deve continuar fraco por vários trimestres ainda. Sobre o bitcoin, como gastá-lo, pesquise sobre advcash. Concordo contigo e conversei com um colega no blog que não vejo motivos para esta subida. A empresa disse nesse primeiro trimestre que estava sentindo uma recuperação, mas sinceramente fico com o pé atrás com essas declarações. Não imagino o mercado levando isso muito a sério também. Caso a ação suba para uns 120 reais, o que acho difícil, ensaiarei algumas vendas. Abraços
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jul 4, 2016 18:13:09 GMT -3.5
Quando todos diziam para comprar dólar (quando estava acima de 4.00) pois iria até os 7.00 - eu disse (mostrando os gráficos de projeção), que o Dólar voltaria até 3.54 e depois até 3.33 - podendo culminar em 2.98. Isso já faz quase um ano, e agora estamos próximos do objetivo. Em março o dólar bateu 3,50 em março eu enviei um ano de salário ao exterior (como forma de comprar dólar barato). Naquele momento utilizei caixa líquida (poupança e um pouco de CDB que utilizo como caixa). Se chegar em 3,00 envio mais um ano de salário já queimando parte do TD. Quero aumentar substancialmente a minha posição em dólar como hedge contra a inflação. Eu não aguardei, comprei hoje um ano de salário em dólar. Neste patamar prefiro comprar e estar parado (ganhando poucos dividendos numa conta num banco americano) do que deixar passar a oportunidade. O @neomaltusiano argumentou bem respeito ao dólar estar no ponto de equilíbrio, porém, se a minha experiência em latinoamerica em momentos de comoção me ensinou alguma coisa é que propriedade e dólar físico são as únicas coisas que sobrevivem elas. Como comprar propriedade em Rio neste momento é absurdo, aumentar na bolsa já seria muita exposição, queimei uma parte líquida que tinha e comprei dólar e fiz a transferência ao exterior.
|
|
|
Post by wizardhsc on Jul 4, 2016 20:01:04 GMT -3.5
Segue a carteira de julho de 2016:
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jul 4, 2016 22:06:32 GMT -3.5
Segue a carteira de julho de 2016: Com tão poucos votos a gente deveria pensar seriamente em mudar a política com ITUB/ITSA ou similarmente VALE/BRAP. EDIT: Para deixar em claro, nenhum participante votou em ITUB e ITSA ao mesmo tempo, acredito que seja um caso para considerar como uma empresa na carteira e não duas.
|
|