|
Post by alphamale on Apr 26, 2016 15:45:26 GMT -3.5
Meus votos: - BBAS3 - EZTC3 - GRND3 - WEGE3
|
|
|
Post by robinho on Apr 26, 2016 17:27:34 GMT -3.5
Fiquei ausente um pouco do fórum. Peço desculpas e estou de volta. Seguem meus votos: EZTC - Mantenho minha posição pois acredito na administração da empresa, apesar de passar por um cenário adverso ela continua liquida e aguardando oportunidades. CGRA - Empresa conservadora, como sempre descontada. Possui ótimos indicadores fundamentalistas. PRBC - Mantenho minha posição no banco. Apresenta baixo P/L, DY de 10%aa, e teve um bom resultado no ano de 2015. VIVT - Estudo me desfazer de minha posição na empresa em preço oportuno. Meu case de investimento se deu devido ao fato da empresa ter balanço sólido e qualidade diferenciada perante à demais. Mas, após este tempo que estou na empresa começo a achar que as empresas de telefonia se tornarão no futuro as novas empresas de aviação. Sempre existirão, pois são utilidade pública, mas não darão lucro, estão sempre quebrando, sendo recompradas e reestruturadas. Tenho medo que isto ocorra com a Vivo no futuro. As empresas de telefonia são disparadas as líderes de reclamações no Procon. Eu estou fora de empresas que tratam mal os seus clientes. Será que a Telefônica trata da mesma forma os seus clientes lá na Espanha?
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Apr 29, 2016 10:17:08 GMT -3.5
Meus votos: ABCB4: banco sólido ENBR3: acredito que o pior já passou no setor elétrico SAPR4: ainda barata, teve reajuste recentemente SHUL4: se a economia andar um pouquinho essa já provou que voa
|
|
|
Post by acquesta on Apr 29, 2016 19:07:20 GMT -3.5
Repito os votos anteriores (BBAS, CGRA, EZTC, GRND, FESA, PTBL, SEER), acrescentando que , com as recentes quedas, ficaram ainda mais atrativas, com possiveis DY maiores. Sigo teimoso e votando e investindo nessas empresas, até termos os próximos resultados para dar uma balizada nas decisões. De resto, só estão mais baratas. Menção a nossa PRML também, que muito em breve deve estar se despedindo da bolsa. Abç! Votação CAFI p/ março : CGRA, EZTC, GRND, FESA, SEER . (motivos já explicados anteriormente) . Sobre a SEER, apesar de não ter gostado do resultado, acredito que o preço está bem avaliado no momento. As receitas do FIEs voltarão a ser pagas pelo governo e ainda rola aquele lance de possivel fusão/aquisição. Mantenho na carteira; PTBL retirei da carteira. Carteira Impeachment (alto risco / pequena exposição) : BBAS3, GOAU4, CMIG4, VVAR3, RAPT3 . (BBAS, decidi passar p/ condição de venda no curto prazo, seja qual for o destino politico). Abç! Votaçao CAFi Maio/16: CGRA4 : acabou de soltar o resultado. Segue mantendo a eficiencia e aumentando o caixa. EZTC3 : teve uma prévia péssima, mas aumentou os dividendos hoje; vai realizar bonificaçao; sem contar que a expectativa de queda nos juros deve refletir positivamente no preço GRND3 : está perdendo market share continuamente, bem como as margens; financeiro e caixa explodindo. Mas uma hora nem o financeiro pode ajudar mais. Diminui posiçao na empresa, mas mantenho uma parte na carteira ainda, e pretendo recomprar se cair a um preço mais razoavel. FESA4 : segundo as prévias dos ultimos meses, a receita liquida está voando. Está barata ainda, tem tudo pra buscar o VPA . Única pulga na orelha é o tal do hedge. SEER3 : mantenho na carteira . Fies voltou a efetuar os pagamentos normalmente; nao está barata mas dá pra segurar pra longo prazo. Da Carteira Impeachment, vendi BBAS, GOAU e CMIG. AbÇ!!
|
|
gabg
New Member
|
Post by gabg on Apr 30, 2016 11:10:20 GMT -3.5
De olho no provável rally do impeachment que pode continuar até com mais força nesse mês - ou não - escolho boas empresas, resilientes, com boa governança e que reportaram bons resultados nos últimos trimestres:
Fesa4 grnd3 - caixa é rei pssa3 itsa4 - considero itau o melhor banco do brasil bbse3 ciel3 ugpa3 eztc3
menção honrosa para vale,apesar de ser cíclica, pode ser uma boa para encarteirar numa carteira de longo prazo. Deve sair dessa crise muito fortalecida, o controle de custos que está sendo feito é de primeira linha. Qdo a crise passar, vai nadar de braçada.
|
|
|
Post by cadu28 on Apr 30, 2016 13:29:01 GMT -3.5
Seguem meus votos p/ a CAFI maio 2016, novamente dando uma justificativa geral.
É fato que a Dilma já caiu, a incógnita fica agora sobre um governo Temer. O quem tem saído de notícia por enquanto tem sido positivo, com um plano de governo voltado p/ corte de despesas, privatizações, e uma boa equipe de ministros. Vamos ver se isso se isso vai se concretizar. Como o Temer não tem muito a perder, visto que já será um presidente impopular, ele pode pelo menos tentar fazer reformas mais estruturais, melhorando a imagem do partido p/ as eleições de 2018.
Com base nisso, vou escolher empresas que conseguem atravessar estes próximos anos difíceis com maior tranquilidade: EZTC3 GRND3 PRBC4 ITSA4 FESA4 FRAS3
|
|
|
Post by cadu28 on Apr 30, 2016 13:42:48 GMT -3.5
Segue o resultado da CAFI abril 2016: Destaques positivos: CGRA4 com +21,7% e FESA4 com + 16,9% Destaque negativo: nenhum Foi mais um ótimo mês, com a bolsa subindo devido a proximidade da saída da Dilma, cada vez mais concreta, e as boas notícias ventiladas sobre o novo governo com Temer.
|
|
|
Post by greenball on Apr 30, 2016 17:39:17 GMT -3.5
já estão saindo noticiais que oTemer não vai mais cortar tantos ministérios e que vai esperar para tentar aprovar reformas. Meus votos para maio são: CGRA4 (varejo simples e vitorioso, muito caixa), SBSP (consumo de agua voltando a normalidade, chuvas e aumento de tarifas), EZTC (administração comprometida, só atira aonde consegue acertar).
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Apr 30, 2016 23:14:39 GMT -3.5
Das minhas empresas típicas para votar, a EZTC apresentou uma prévia horrível e a CMIG um resultado pior ainda do que era possível prever. Meus votos não vão para elas dessa vez. Não vendi participação em nenhuma delas, mas fico de olho e com cautela para ver o que vai a ocorrer. Me limitarei a votar em três empresas só: VALE o BBAS e a EALT. Esta última empresa eu queria trazer hoje um resumo de um bom resultado mais a empresa não apresentou ele em tempo, e pior ainda a frase na última reunião da administração foi que o resultado "não foi tão ruim assim" (não estou brincando, as atas das reuniões da administração da Altona parecem escritas por alunos de segundo grau). Porém, se tem um setor onde eu esperaria crescimento nos próximos anos no Brasil seria a indústria, e a Altona e uma micro cap com dívidas pequenas, patrimônio extremamente sub-avaliado e saudável, se tem um perigo seria o fechamento de capital. Finalmente, se eu tivesse um voto negativo ele iria para uma empresa da qual eu era accionista e representou uma das maiores percas no meu tempo de investidor: a SLED. A empresa decidiu vender a única parte lucrativa e ficar com a parte que dá prejuízo, isso só para rolar a dívida e ainda não deu notícias de como iria a distribuir o dinheiro da venda. Isto todo ao tempo em que a diretoria ainda lucrava com planos de remuneração variavel. Neste caso eu me sinto roubado pela empresa. O Novatim menciona um P/L de 1, mas o L deve cair muito esses próximos anos e eu imagino que num mercado razoável o P também deve cair. Hoje a minha carteira está distribuida em 10 empresas, mas a alocação de recursos faz que realmente sejam CMIG, BBAS, VALE e EALT as únicas realmente relevantes, acho que dessa maneira vai ficar: talvez as empresas mudem, mas vou ficar alocado em 4-5 empresas máximo.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on May 1, 2016 11:58:24 GMT -3.5
Meus votos para Maio são: CARD3 - Tem entregue resultados consistentes ao longo dos últimos trimestres. Os investimentos aprovados esse ano estão em linha com o que foi gasto em 2015 sendo que a empresa deve começar a ter maior geração de caixa operacional e menor gastos com custo da dívida. Em conversa com o RI, eles acreditam que pode se transformar em caixa líquido até o final do ano. BRKM5 - Deve continuar a se favorecer com o dólar alto, projeto Etileno em operação. Poderemos perceber um aumento do patrimônio, devido sua contabilidade de hedge, e lucro um pouco abaixo do que visto nos trimestres anteriores, mas nada que faça a geração de caixa perder força. ITSA4 - Itaú deve apresentar lucro pouco abaixo do ano anterior, porém nada que deixe o mercado em pânico. Duratex já liberou o resultado e foi prejuízo. Não acredito numa disparada da Itaúsa, mas que deve ter um desempenho bom frente ao que passa com o Brasil. Além disso, paga dividendos trimestrais e JCP com frequência. PRBC4 - Banco de médio porte que tem resultados constantes e dividendos trimestrais. Boa posição de caixa e Basiléia. Ficar de olho com possíveis cortes na Selic, a empresa deve começar a melhorar com maior velocidade os resultados. SHUL4 - Ainda não sou um bom conhecedor da empresa, mas a empresa passa a sensação que basta melhorar um pouco as coisas que seus resultados explodem, assim como dividendos.
Menções:
TOTS3 - Ficar de olho no resultado dela, daqui a pouco faz um ano que comprou a Bematech e precisa entregar resultado, pois entrar no campo negativo parece uma possibilidade real aqui.
CMIG4 - Como o Potuz mencionou, veio muito pior do que poderia pensar. A dívida, mesmo sendo rolada, tende a sufocar seus resultados por um tempo, a não ser que a inadimplência diminua e o consumo volte a aumentar. Mas ambos não parecem acontecer no curto prazo.
JBSS3 - Parece uma empresa do Eike Batista, mas que produz e tem lucro. Entretanto, pensa grande demais e fica apenas na promessa de pensar no acionista e maximizar seus retornos. Seu envolvimento político para chegar ao tamanho que é hoje pode vir a tona, mesmo que ela tenha a estratégia de ser tão grande para ficar "imune" a essas situações. Deve reportar prejuízo esse trimestre, deve ser aquele prejuízo assustador, a não ser que inventaram uma nova contabilidade.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on May 1, 2016 12:45:21 GMT -3.5
Meus votos para Maio são: CARD3 - Tem entregue resultados consistentes ao longo dos últimos trimestres. Os investimentos aprovados esse ano estão em linha com o que foi gasto em 2015 sendo que a empresa deve começar a ter maior geração de caixa operacional e menor gastos com custo da dívida. Em conversa com o RI, eles acreditam que pode se transformar em caixa líquido até o final do ano. BRKM5 - Deve continuar a se favorecer com o dólar alto, projeto Etileno em operação. Poderemos perceber um aumento do patrimônio, devido sua contabilidade de hedge, e lucro um pouco abaixo do que visto nos trimestres anteriores, mas nada que faça a geração de caixa perder força. ITSA4 - Itaú deve apresentar lucro pouco abaixo do ano anterior, porém nada que deixe o mercado em pânico. Duratex já liberou o resultado e foi prejuízo. Não acredito numa disparada da Itaúsa, mas que deve ter um desempenho bom frente ao que passa com o Brasil. Além disso, paga dividendos trimestrais e JCP com frequência. PRBC4 - Banco de médio porte que tem resultados constantes e dividendos trimestrais. Boa posição de caixa e Basiléia. Ficar de olho com possíveis cortes na Selic, a empresa deve começar a melhorar com maior velocidade os resultados. SHUL4 - Ainda não sou um bom conhecedor da empresa, mas a empresa passa a sensação que basta melhorar um pouco as coisas que seus resultados explodem, assim como dividendos. Menções: TOTS3 - Ficar de olho no resultado dela, daqui a pouco faz um ano que comprou a Bematech e precisa entregar resultado, pois entrar no campo negativo parece uma possibilidade real aqui. CMIG4 - Como o Potuz mencionou, veio muito pior do que poderia pensar. A dívida, mesmo sendo rolada, tende a sufocar seus resultados por um tempo, a não ser que a inadimplência diminua e o consumo volte a aumentar. Mas ambos não parecem acontecer no curto prazo. JBSS3 - Parece uma empresa do Eike Batista, mas que produz e tem lucro. Entretanto, pensa grande demais e fica apenas na promessa de pensar no acionista e maximizar seus retornos. Seu envolvimento político para chegar ao tamanho que é hoje pode vir a tona, mesmo que ela tenha a estratégia de ser tão grande para ficar "imune" a essas situações. Deve reportar prejuízo esse trimestre, deve ser aquele prejuízo assustador, a não ser que inventaram uma nova contabilidade. Agora que li o post do @paitax queria agregar um voto para a CARD, eu tenho acompanhado ela durante estes últimos anos, ainda não decidi abrir posição mas realmente tem apresentado resultados consistentes. Por um outro lado, eu discordo @paitax com o seu comentário no caso da TOTS. Eu liquidei posição na TOTS com o último resultado anual. Sem ter em conta o efeito da BEMA o resultado foi realmente horrível, com quedas reais no lucro mesmo tendo comprado diversas companhias e crescido não organicamente. Já quando consideramos a BEMA a situação fica pior ainda! a empresa pagou R$11 pela ação sendo que os últimos resultados da BEMA (já sendo parte da TOTS foram horríveis). Eu gosto muito do setor da TOTS e acredito que tem muito a crescer (ainda mais agora com o mercado da BEMA) e seguindo a filosofia que tem que comprar em momentos de crise talvez hoje devia ser aquele momento de comprar. Porém eu não consigo pensar como justificar o P/L atual da TOTS, mesmo pensando que a empresa pode dobrar em 2 anos, ainda assim está cara.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on May 1, 2016 12:49:49 GMT -3.5
Potuz, nem comentei sobre o potencial da empresa. Também acho que pode ser muito grande. Mas no curto prazo, 2016, acho que ela pode sofrer muito ainda até acertar as coisas com a Bematech. Muitas são as chances de eu pensar em abrir posição aqui se chegar em R$20,00 a R$22,00. Terá que ser um trabalho de formiguinha, mas trará resultado sim.
|
|
|
Post by Novatim on May 1, 2016 16:18:31 GMT -3.5
Pessoal, vejo alguns votos em BB, realmente os fundamentos do BB são bons e atualmente a mais descontada, porém tem uma fato que me preocupa (pensando em LP). Para mim, o futuro será agências virtuais (digitais) e o grande número de agências do BB poderá torná-lo pouco eficiente... Minha posição principal na carteira de bancos é ITUB3. Considero a empresa que está mais preparada para este cenário não muito longínquo.
EM relação a SLED4 eu comprei em 2,90, tb tenho um pé atrás.... caso caia abaixo de 3,20 eu vendo.
Alguém mencionou a TOTS3 em 20, caso caia neste valor eu abrirei compra. O momento é difícil, porém acredito em uma recuperação. Neste momento o setor de serviços é um do que mais sofrem.
|
|
|
Post by fundamentalista on May 1, 2016 16:52:19 GMT -3.5
Das minhas empresas típicas para votar, a EZTC apresentou uma prévia horrível e a CMIG um resultado pior ainda do que era possível prever. Meus votos não vão para elas dessa vez. Não vendi participação em nenhuma delas, mas fico de olho e com cautela para ver o que vai a ocorrer. Me limitarei a votar em três empresas só: VALE o BBAS e a EALT. Esta última empresa eu queria trazer hoje um resumo de um bom resultado mais a empresa não apresentou ele em tempo, e pior ainda a frase na última reunião da administração foi que o resultado "não foi tão ruim assim" (não estou brincando, as atas das reuniões da administração da Altona parecem escritas por alunos de segundo grau). Porém, se tem um setor onde eu esperaria crescimento nos próximos anos no Brasil seria a indústria, e a Altona e uma micro cap com dívidas pequenas, patrimônio extremamente sub-avaliado e saudável, se tem um perigo seria o fechamento de capital. Finalmente, se eu tivesse um voto negativo ele iria para uma empresa da qual eu era accionista e representou uma das maiores percas no meu tempo de investidor: a SLED. A empresa decidiu vender a única parte lucrativa e ficar com a parte que dá prejuízo, isso só para rolar a dívida e ainda não deu notícias de como iria a distribuir o dinheiro da venda. Isto todo ao tempo em que a diretoria ainda lucrava com planos de remuneração variavel. Neste caso eu me sinto roubado pela empresa. O Novatim menciona um P/L de 1, mas o L deve cair muito esses próximos anos e eu imagino que num mercado razoável o P também deve cair. Hoje a minha carteira está distribuida em 10 empresas, mas a alocação de recursos faz que realmente sejam CMIG, BBAS, VALE e EALT as únicas realmente relevantes, acho que dessa maneira vai ficar: talvez as empresas mudem, mas vou ficar alocado em 4-5 empresas máximo. Potuz, Qual sua carteira de ações? Atualmente possuo uma carteira ampla, como 20 (vinte) ações: ABEV3; BBAS3; BBDC3; BBSE3; BRFS3; CIEL3; CMIG3; ETER3; EZTC3; GRND3; ITUB3; LEVE3; MDIA3; PSSA3; TBLE3; TOTS3; UGPA3; VALE3; VLID3; WEGE3. Dentre elas, temo problemas com BRFS3 e TOTS3, uma vez que a primeira utilizar-se muito de derivativos e a segunda está em um setor complicado, que é o setor de informática. Gostaria de sua análise sobre a carteira.
|
|
|
Post by fundamentalista on May 1, 2016 16:54:39 GMT -3.5
Segue votos para a CAFI de Maio:
BBAS3 - Empresa histórica, com lucros consistentes, LPA e VPA elevados e significativa distribuição de dividendos;
BBDC3 - O banco com melhor administração dentre os três gigantes. P/PVA na faixa de 1,32. Empresa de excelência, consolidada e um gigante em patrimônio. Distribui bons dividendos e costuma bonificar anualmente;
ITUB3 - O maior PL entre os bancos. Distribui bons dividendos e costuma bonificar anualmente;
CIEL3 - Crescimento expressivo do PL no ano de 2015. Distribui bons dividendos e costuma bonificar anualmente;
CMIG3 - Gigante do setor elétrico, boa pagadora de dividendos e agressiva em aquisições;
GRND3 - Administração excelente, boa pagadora de dividendos e crescimento nos lucros;
PSSA3 - Caixa robusto, desempenho razoável diante da crise e boa distribuição de dividendos;
ABEV3 - Empresa monopolista, bem gerida e com domínio de mercado.
|
|
iron
Forista VIP
UP THE IRONS!
|
Post by iron on May 2, 2016 2:54:59 GMT -3.5
Meus votos para o mês, pensando em empresas que têm capacidade para atravessar a crise, montando uma boa posição LP.
- ITSA - EZTC - ABEV
|
|
iron
Forista VIP
UP THE IRONS!
|
Post by iron on May 2, 2016 2:58:31 GMT -3.5
Segue votos para a CAFI de Maio: BBAS3 - Empresa histórica, com lucros consistentes, LPA e VPA elevados e significativa distribuição de dividendos; BBDC3 - O banco com melhor administração dentre os três gigantes. P/PVA na faixa de 1,32. Empresa de excelência, consolidada e um gigante em patrimônio. Distribui bons dividendos e costuma bonificar anualmente; ITUB3 - O maior PL entre os bancos. Distribui bons dividendos e costuma bonificar anualmente; CIEL3 - Crescimento expressivo do PL no ano de 2015. Distribui bons dividendos e costuma bonificar anualmente; CMIG3 - Gigante do setor elétrico, boa pagadora de dividendos e agressiva em aquisições; GRND3 - Administração excelente, boa pagadora de dividendos e crescimento nos lucros; PSSA3 - Caixa robusto, desempenho razoável diante da crise e boa distribuição de dividendos; ABEV3 - Empresa monopolista, bem gerida e com domínio de mercado. Fundamentalista, se me permite eu gostaria pedir um comentário sobre a justificativa em BBDC ("O banco com melhor administração dentre os três gigantes"). Gostaria de saber qual o ponto de apoio para esta afirmação. Apenas como contraponto, eu já fui correntista por muitos anos do Bradesco e do BB, e atualmente sou do Itaú. Posso te dizer, do meu ponto de avaliação, que o Itaú é muito melhor estruturado, inclusive tecnologicamente e no trato ao cliente. Não pensaria nem por um momento em voltar para os outros. Porém é claro que é uma impressão pessoal, portanto eu apenas gostaria de conhecer a sua impressão também. Obrigado...
|
|
|
Post by johnny on May 2, 2016 11:27:04 GMT -3.5
Votação CAFI p/ março : CGRA, EZTC, GRND, FESA, SEER . (motivos já explicados anteriormente) . Sobre a SEER, apesar de não ter gostado do resultado, acredito que o preço está bem avaliado no momento. As receitas do FIEs voltarão a ser pagas pelo governo e ainda rola aquele lance de possivel fusão/aquisição. Mantenho na carteira; PTBL retirei da carteira. Carteira Impeachment (alto risco / pequena exposição) : BBAS3, GOAU4, CMIG4, VVAR3, RAPT3 . (BBAS, decidi passar p/ condição de venda no curto prazo, seja qual for o destino politico). Abç! Votaçao CAFi Maio/16: CGRA4 : acabou de soltar o resultado. Segue mantendo a eficiencia e aumentando o caixa. EZTC3 : teve uma prévia péssima, mas aumentou os dividendos hoje; vai realizar bonificaçao; sem contar que a expectativa de queda nos juros deve refletir positivamente no preço GRND3 : está perdendo market share continuamente, bem como as margens; financeiro e caixa explodindo. Mas uma hora nem o financeiro pode ajudar mais. Diminui posiçao na empresa, mas mantenho uma parte na carteira ainda, e pretendo recomprar se cair a um preço mais razoavel. FESA4 : segundo as prévias dos ultimos meses, a receita liquida está voando. Está barata ainda, tem tudo pra buscar o VPA . Única pulga na orelha é o tal do hedge. SEER3 : mantenho na carteira . Fies voltou a efetuar os pagamentos normalmente; nao está barata mas dá pra segurar pra longo prazo. Da Carteira Impeachment, vendi BBAS, GOAU e CMIG. AbÇ!! Minha votação p/ CAFI de maio é a mesma que a do colega acquesta, apenas trocando SEER3 por PSSA3 (forte caixa, resiliente à crise, índice de sinistralidade ok). Aproveitando, este é meu primeiro post, mas acompanho este fórum desde sua criação (e de sua vinda do infomoney). Acho que todas as informações postadas aqui são de excelente ajuda para pequenos investidores, e sempre as uso como ponto de partida para estudos mais profundos. Espero poder contribuir um pouco também. Sucesso a todos!
|
|
|
Post by wizardhsc on May 2, 2016 12:38:56 GMT -3.5
Lembrando que a votação para a CAFI de maio encerrou as 10 hrs. Grato pela colaboração de todos. Mais tarde trago a carteira do mês.
|
|
|
Post by tylerdurden on May 2, 2016 18:03:01 GMT -3.5
Porque só as "3"? são as ordinárias com direto à voto, correto? Perde-se proventos, mas não as bonificações, sim? Segue votos para a CAFI de Maio: BBAS3 - Empresa histórica, com lucros consistentes, LPA e VPA elevados e significativa distribuição de dividendos; BBDC3 - O banco com melhor administração dentre os três gigantes. P/PVA na faixa de 1,32. Empresa de excelência, consolidada e um gigante em patrimônio. Distribui bons dividendos e costuma bonificar anualmente; ITUB3 - O maior PL entre os bancos. Distribui bons dividendos e costuma bonificar anualmente; CIEL3 - Crescimento expressivo do PL no ano de 2015. Distribui bons dividendos e costuma bonificar anualmente; CMIG3 - Gigante do setor elétrico, boa pagadora de dividendos e agressiva em aquisições; GRND3 - Administração excelente, boa pagadora de dividendos e crescimento nos lucros; PSSA3 - Caixa robusto, desempenho razoável diante da crise e boa distribuição de dividendos; ABEV3 - Empresa monopolista, bem gerida e com domínio de mercado.
|
|