rv
New Member
|
Post by rv on Oct 20, 2015 20:10:50 GMT -3.5
Boa noite pessoal! vejo muitos aqui votando em bbas3, que de fato está muito barato, mas e o julgamento do STF que vez em quando ronda o papel? e que ninguém sabe o certo o tamanho do impacto? Como vcs estão trabalhando esse risco?
|
|
|
Post by Tradeplus on Oct 20, 2015 20:15:04 GMT -3.5
Sucesso nesta nova empreitada.
MAKTUB.
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Oct 20, 2015 20:23:23 GMT -3.5
Caros investidores, Meus votos para a CAFI BRAP3 - desconto surreal em relação à VALE, dividendos. BBAS3 - comprar BB é comprar BBSE e CIELO e ainda levar junto um Banquinho Público rsrs. Dividendos EZTC3 - administração fantástica, recompra é sinal de confiança GOAU4 - alta do dolar beneficia a empresa CMIG4 - dividendos nasrudin, A dívida exorbitante em GOAU4 não lhe incomoda? Pergunto por desconhecimento mesmo... Nunca estudei a empresa, sempre barrei neste quesito. a Divida dela é de 2 BI... quem tem divida de 20 BI é a GBR4.. e a divida deve ser resolvida logo com o BTG da holding
|
|
|
Post by inthedark on Oct 20, 2015 20:49:49 GMT -3.5
Pessoal, há muito tempo participava do outro forum mas já não postava e estava acompanhando pouco tamanha a poluição e baixo nível intelectual que tem imperado por la. Que bom que temos um novo espaço... Estarei por aqui todos os dias.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Oct 20, 2015 22:00:08 GMT -3.5
Botei um filtro no fundamentus de preço com o único requisito de ser lucrativa e barata. Deixo a vocês adivinharem os parâmetros, mas para minha surpresa o resultado foram poucas empresas e eu sou sócio de só uma (porém a maior posição em carteira) e tenho outras duas no radar.
|
|
|
Post by greenball on Oct 20, 2015 22:06:20 GMT -3.5
Tenho CMIG e cgra da lista postada
|
|
|
Post by Novatim on Oct 20, 2015 23:27:42 GMT -3.5
Tô pensando em adquirir a Festa.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Oct 20, 2015 23:32:26 GMT -3.5
Tô pensando em adquirir a Festa. Se for FESA que você referiu de fato é uma das duas no meu radar, se está pensando em comprar recomendo ir para o tópico dela clubinvest.boards.net/thread/12/ferbasa-ferro-ligas-bahia-fesa3 que tem o Temporal do RI por ai. a FESA deve se beneficiar com a alta do dólar. O problema para mim na FESA foi sempre o negócio do valor da energia.
|
|
|
Post by domingosjunqueira on Oct 20, 2015 23:34:28 GMT -3.5
Olá pessoal! Passei p/ dar um alô. Muito bom te ver de volta postando Domingos! Ansioso p/ saber sua opinião sobre este cenário atual! Tá uma M....@ Kkkkk Torcer p/ as exportações segurarem a onda.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Oct 20, 2015 23:44:58 GMT -3.5
Muito bom te ver de volta postando Domingos! Ansioso p/ saber sua opinião sobre este cenário atual! Tá uma M....@ Kkkkk Torcer p/ as exportações segurarem a onda. Até agora das empresas que eu sigo as receitas de exportação aumentaram (vide EALT por exemplo, que vai continuar apresentando prejuízo mais as receitas de vendas no exterior aumentam). Mas os volumes de venda não. Ou seja, das poucas que olhei, o aumento das receitas foi simplesmente devido ao aumento do dólar, mas operacionalmente as empresas não estão vendendo mais produtos lá fora. Excepção são as maluquicies como a VALE que continua batendo records de produção vendendo cada vez mais produto e mais barato ao tempo de diminuir as receitas, mesmo com o dólar aumentando vertiginosamente (porém as mineradoras trabalham com Hedge a um ano)
|
|
|
Post by cadu28 on Oct 21, 2015 6:42:23 GMT -3.5
Botei um filtro no fundamentus de preço com o único requisito de ser lucrativa e barata. Deixo a vocês adivinharem os parâmetros, mas para minha surpresa o resultado foram poucas empresas e eu sou sócio de só uma (porém a maior posição em carteira) e tenho outras duas no radar. Não curti muito a lista em geral. Pelo visto vc fez linha de corte em P/L e ML. Com o foco no p/L baixo, vc capta muita empresa de alto risco. Achei que faltou uma no ROE, o que já eliminaria a MSPA, e em div br/PL, que poderia eliminar ENBR3. Pra falar a verdade na sua lista só vi empresas baratas, mas não necessariamente lucrativas.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Oct 21, 2015 6:56:51 GMT -3.5
Botei um filtro no fundamentus de preço com o único requisito de ser lucrativa e barata. Deixo a vocês adivinharem os parâmetros, mas para minha surpresa o resultado foram poucas empresas e eu sou sócio de só uma (porém a maior posição em carteira) e tenho outras duas no radar. Não curti muito a lista em geral. Pelo visto vc fez linha de corte em P/L e ML. Achei que faltou uma no ROE, o que já eliminaria a MSPA, e em div br/PL, que poderia eliminar ENBR3. Pra falar a verdade na sua lista só vi empresas baratas, mas não necessariamente lucrativas. A definição de lucrativa naquela lista é que tenham lucros nos últimos 12m . Não queria implicar que sejam boas empresas, só que outro dia estava discutindo com Cláudio e queria demostrar que tinha empresas baratas na bolsa hoje. Fui para o Fundamentus achando que ia a encontrar um monte de empresas com P/L < 5, lucro nos últimos meses e ML > 10% (também filtrei P/VP e outros mas todo é equivalente) E sem me importar por indicadores operacionais além da ML. Para minha surpresa só tinha poucas.
|
|
|
Post by cadu28 on Oct 21, 2015 7:00:42 GMT -3.5
Não curti muito a lista em geral. Pelo visto vc fez linha de corte em P/L e ML. Achei que faltou uma no ROE, o que já eliminaria a MSPA, e em div br/PL, que poderia eliminar ENBR3. Pra falar a verdade na sua lista só vi empresas baratas, mas não necessariamente lucrativas. A definição de lucrativa naquela lista é que tenham lucros nos últimos 12m . Não queria implicar que sejam boas empresas, só que outro dia estava discutindo com Cláudio e queria demostrar que tinha empresas baratas na bolsa hoje. Fui para o Fundamentus achando que ia a encontrar um monte de empresas com P/L < 5, lucro nos últimos meses e ML > 10% (também filtrei P/VP e outros mas todo é equivalente) E sem me importar por indicadores operacionais além da ML. Para minha surpresa só tinha poucas. hehe, então era melhor colocar: empresas baratas e que não deram prejuízo no CP!
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Oct 21, 2015 7:07:41 GMT -3.5
hehe, então era melhor colocar: empresas baratas e que não deram prejuízo no CP! Filtros devem ser utilizados daquele jeito, suponha eu estou procurando empresas com essa premissa: baratas e lucrativas, então você bota alguns indicadores de preço (neste caso 0 < P/L < 5) e (0 < P/VP < 1) e indicadores de que tenha lucro (os zero nas inigualdades anteriores e ML > 10%). Daquela lista deve tirar os óbvios flukes, então ai essencialmente ficaria com CMIG, FESA, CGRA e talvez num long shot SAPR. Não tem jeito de você encontrar uma classe de empresas (como lucrativas e baratas) só botando um filtro numérico. E claro, esse filtro perdeu várias empresas boas que não acomodaram seus números para entrar nele
|
|
|
Post by cadu28 on Oct 21, 2015 7:49:20 GMT -3.5
hehe, então era melhor colocar: empresas baratas e que não deram prejuízo no CP! Filtros devem ser utilizados daquele jeito, suponha eu estou procurando empresas com essa premissa: baratas e lucrativas, então você bota alguns indicadores de preço (neste caso 0 < P/L < 5) e (0 < P/VP < 1) e indicadores de que tenha lucro (os zero nas inigualdades anteriores e ML > 10%). Daquela lista deve tirar os óbvios flukes, então ai essencialmente ficaria com CMIG, FESA, CGRA e talvez num long shot SAPR. Não tem jeito de você encontrar uma classe de empresas (como lucrativas e baratas) só botando um filtro numérico. E claro, esse filtro perdeu várias empresas boas que não acomodaram seus números para entrar nele Não concordo muito Potuz. Um bom exemplo, veja esta lista que saiu do meu filtro, aquele que postei semana passada na CAFI: Usei o filtro do site investsite, dei preferencia a empresas com baixo endividamento, boa lucratividade, e que ainda estejam baratas. Uma é a respeito só das empresas financeiras, e a outra de todas as ações menos as financeiras. Uma obs: o DY de TAEE11 está errado, o correto é em torno de 10,5% (provavelmente o erro está no site que não calculou corretamente o num. ações pela UNIT, assim como todas as ações com final 11). Ao passo que vc partiu da premissa de barato conforme o P/L, eu já parti mais p/ o fluxo de caixa operacional e pro ev/ebitda. Isto eliminou as empresas com maior risco.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Oct 21, 2015 7:53:51 GMT -3.5
Filtros devem ser utilizados daquele jeito, suponha eu estou procurando empresas com essa premissa: baratas e lucrativas, então você bota alguns indicadores de preço (neste caso 0 < P/L < 5) e (0 < P/VP < 1) e indicadores de que tenha lucro (os zero nas inigualdades anteriores e ML > 10%). Daquela lista deve tirar os óbvios flukes, então ai essencialmente ficaria com CMIG, FESA, CGRA e talvez num long shot SAPR. Não tem jeito de você encontrar uma classe de empresas (como lucrativas e baratas) só botando um filtro numérico. E claro, esse filtro perdeu várias empresas boas que não acomodaram seus números para entrar nele Não concordo muito Potuz. Um bom exemplo, veja esta lista que saiu do meu filtro, aquele que postei semana passada na CAFI: Usei o filtro do site investsite, dei preferencia a empresas com baixo endividamento, boa lucratividade, e que ainda estejam baratas. Uma é a respeito só das empresas financeiras, e a outra de todas as ações menos as financeiras. Uma obs: o DY de TAEE11 está errado, o correto é em torno de 10,5% (provavelmente o erro está no site que não calculou corretamente o num. ações pela UNIT, assim como todas as ações com final 11). Agora eu que não concordo, a VIVT e a ECOR não estão baratas com nenhuma perspectiva (mesmo você vindo a indicar um crescimento enorme, esse P/L não pode ser chamado de "barato"), tem outras. Mas de todo jeito, eu posso apostar a minha humanidade que você botou parametros, e ficou trocando eles até tirar todas as empresas que apareceram na primeira lista e você não gostou. A ideia dos filtros é filtrar até reduzir a um número razoável de empresas a estudar.
|
|
|
Post by cadu28 on Oct 21, 2015 8:00:43 GMT -3.5
Não concordo muito Potuz. Um bom exemplo, veja esta lista que saiu do meu filtro, aquele que postei semana passada na CAFI: Usei o filtro do site investsite, dei preferencia a empresas com baixo endividamento, boa lucratividade, e que ainda estejam baratas. Uma é a respeito só das empresas financeiras, e a outra de todas as ações menos as financeiras. Uma obs: o DY de TAEE11 está errado, o correto é em torno de 10,5% (provavelmente o erro está no site que não calculou corretamente o num. ações pela UNIT, assim como todas as ações com final 11). Agora eu que não concordo, a VIVT e a ECOR não estão baratas com nenhuma perspectiva (mesmo você vindo a indicar um crescimento enorme, esse P/L não pode ser chamado de "barato"), tem outras. Mas de todo jeito, eu posso apostar a minha humanidade que você botou parametros, e ficou trocando eles até tirar todas as empresas que apareceram na primeira lista e você não gostou. A ideia dos filtros é filtrar até reduzir a um número razoável de empresas a estudar. É que vc olha unicamente P/L. Eu praticamente ignoro este indicador. No meu filtro, a linha de corte do P/L é acima de zero, e só. Nas minhas ultimas posições que montei (e já vendi com belo lucro) tenho ignorado o P/L, vide LEVE3 e UGPA3. VIVT4 iniciei posição a pouco tempo, vamos ver. Neste ano tenho focado mais em fluxo de caixa na procura por investimentos. VIVT4 = DY de 12%, P/FCO de 7, Ev/Ebitda de 6. Isto ao meu ver é barato, e ainda me dá de brinde uma boa margem de segurança p/ investir (ECOR3 vai na mesma linha, porém esta tem outros problemas com a diretoria que podem lesar os minoritários).
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Oct 21, 2015 8:25:42 GMT -3.5
É que vc olha unicamente P/L. Eu praticamente ignoro este indicador. No meu filtro, a linha de corte do P/L é acima de zero, e só. Nas minhas ultimas posições que montei (e já vendi com belo lucro) tenho ignorado o P/L, vide LEVE3 e UGPA3. VIVT4 iniciei posição a pouco tempo, vamos ver. Neste ano tenho focado mais em fluxo de caixa na procura por investimentos. VIVT4 = DY de 12%, P/FCO de 7, Ev/Ebitda de 6. Isto ao meu ver é barato, e ainda me dá de brinde uma boa margem de segurança p/ investir (ECOR3 vai na mesma linha, porém esta tem outros problemas com a diretoria que podem lesar os minoritários). Ao olhar ao Ev/EBIT você está olhando de jeito indireto ao P/L. Aliás, uma empresa altamente endividada em forma de debêntures com juros absurdos, sendo esvaziada pelos controladores (muitas vezes detentores das debêntures, como já aconteceu diversas vezes aqui) pode apresentar precisamente esses indicadores de alto DY, e baixos P/FCO e Ev/Ebitda.
|
|
|
Post by cadu28 on Oct 21, 2015 8:33:17 GMT -3.5
É que vc olha unicamente P/L. Eu praticamente ignoro este indicador. No meu filtro, a linha de corte do P/L é acima de zero, e só. Nas minhas ultimas posições que montei (e já vendi com belo lucro) tenho ignorado o P/L, vide LEVE3 e UGPA3. VIVT4 iniciei posição a pouco tempo, vamos ver. Neste ano tenho focado mais em fluxo de caixa na procura por investimentos. VIVT4 = DY de 12%, P/FCO de 7, Ev/Ebitda de 6. Isto ao meu ver é barato, e ainda me dá de brinde uma boa margem de segurança p/ investir (ECOR3 vai na mesma linha, porém esta tem outros problemas com a diretoria que podem lesar os minoritários). Ao olhar ao Ev/EBIT você está olhando de jeito indireto ao P/L. Aliás, uma empresa altamente endividada em forma de debêntures com juros absurdos, sendo esvaziada pelos controladores (muitas vezes detentores das debêntures, como já aconteceu diversas vezes aqui) pode apresentar precisamente esses indicadores de alto DY, e baixos P/FCO e Ev/Ebitda. Não pq no meu corte tb entra div bruta/PL. Além disso, outro indicador que costumo levar em conta na análise é o de liquidez corrente. EDIT: depois vou fazer uma lista com outros critérios, e postar aqui pra debate.
|
|
|
Post by cadu28 on Oct 21, 2015 9:02:54 GMT -3.5
Veja esta lista agora (empresas não financeiras). Fui um pouco mais rigoroso no quesito barato, mantive o quesito fluxo de caixa, e melhorei em rentabilidade. Coloquei um limite p/ excluir P/L acima de 10 e div bruta/PL acima de 1,5. No mínimo um ROE de 10% e ML de 5%, e no máximo um P/FCO de 10 e Ev/ Ebitda de 10. Vol. financ. mínimo de 50k.
|
|