|
Post by jigsaw on Feb 15, 2016 17:18:09 GMT -3.5
Jigsaw, a única coisa que schulz, weg e lupa tem em comum é pertencerem ao setor industrial. Além disso, não parecem ter mais nada em comum, já que sequer atuam no mesmo segmento.Lupa é mico, nem perca seu tempo com ela que é uma questão de tempo até ela falir. Weg é uma empresa excepcional, uma das melhores da nossa bolsa, mas o preço me parece refletir tudo isso e muito mais. Nunca tive e, enquanto permanecer com esses múltiplos exagerados, não pretendo ter. Schulz está no meio do caminho. É uma empresa séria, boa e barata. Não chega aos pés de Weg, mas a relação preço/valor me parece muitíssimo mais interessante. rst , você poderia me confirmar essa informação, pois no relatório de ordem setorial que eu baixei da bovespa as 3 empresas aparecem indicadas no mesmo segmento: Setor: Bens Industriais Subsetor: Máquinas e Equipamentos Segmento: Motores , Compressores e Outros
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 15, 2016 18:52:37 GMT -3.5
Se é assim que bvmf fez a divisão, dá para dizer que são do mesmo segmento, apesar de uma não ter nada que ver com a outra. Lupatec atua no setor de equipamentos para petróleo (nunca perdi meu tempo para estudá-la minimamente, mas, salvo engano, ela produz válvulas) Schulz produz compressores e peças para autos Weg tem um portfólio mais diversificado, mas focado na área elétrica (salvo engano, produz motores elétricos, geradores, etc).
São produtos totalmente diferentes, os concorrente são outros, a dinâmica de cada mercado é totalmente diferente, os clientes têm perfil distinto, etc etc, mas tecnicamente, podem ser agrupadas nesta classificação contendo o segmento de motores, compressores e outros, assim como ambev, jbs e M dias branco podem ser agrupadas no segmento de alimentos e bebidas sem que o produto de uma se confunda com o da outra.
|
|
MKW
Forista VIP
|
Post by MKW on Feb 16, 2016 7:42:28 GMT -3.5
Bom dia Senhores:
Depois de um longo período hibernando em matéria de investimentos, estando todo meu capital em RF, acho que é o momento de voltar para a RV, pois há empresas que estão muito baratas e temos que nos antecipar a melhora do mercado. Acho que (infelizmente) a Dilma não cai, mas também acho que o PT, mesmo representado pelo Lula, não irá ganhar, diante das denúncias e mais denúncias que não param de pipocar nos tribunais e nos meios de comunicação. Mas meu palpite é que o governo melhore minimamente as condições econômicas do país, sob pena de suas chances de se manter no poder irem a zero.
O IBOV lateralizado nesses 40k acho interessante. Vou montar minha carteira até o fim de semana e depois posto para que os amigos aqui do fórum deem seus palpites e façam suas críticas, pois a opinião de vocês é muito importante, ainda mais sendo eu um sardinha com sérias dificuldades para análises mais profundas e estruturadas.
Entendo que essa comunidade é de uma importância imensa na análise e na proteção de nossos investimentos, pois muitas vezes percebo nas discussões e nos debates que as análises mudam os conceitos inicialmente defendidos e nos fazem refletir para que possamos investir melhor.
Além disso, nos abrem os olhos para oportunidades que nem imaginávamos existir, ampliando nosso leque de possibilidades no tocante a empresas com bons fundamentos.
Estive lendo o tópico da CAFI, que no fim das contas ficou sendo o principal local de debate de análise fundamentalista do forum, e parabenizo a todos os foristas que estão aqui participando, pela qualidade e pela serenidade das análises e das discussões.
Abraços.
|
|
|
Post by themagicboolean on Feb 16, 2016 8:43:31 GMT -3.5
Caríssimos, Seguem já os votos de fevereiro: VVAR11 -> 90% de queda praticamente desde 2015. P/VP em 0,28. P/L na casa de 2. Ainda que os lucros caiam, se o Brasil voltar ao menos para os patamares de 2 anos atrás o Ponto Frio/Casas Bahia tem potencial de valorização de 700%. Comprar e esquecer. AGRO3 -> P/L na casa de 2. Se o lucro líquido do último trimestre for recorrente o P/L vai ser menor que 1. BBAS3 -> P/L < 3. P/VP < 1. Dividendos de 15%. BBDC4 -> Dolarizado está bem menor que a mínima de 2008 (ADRs negociadas na NYSE), sendo que os lucros mais que dobraram desde 2008. Outra barganha. CMIG4 -> P/VP em 0,4. Se vender tudo a empresa se recompra duas vezes. As tarifas são fixas, o lucro deve se manter relativamente constante, dividendos serão enormes. É isso aí pessoal. A hora é agora. Pânico total. Investir conforme o reverso das capaz de revistas. Creio que no meio do ano ocorrerá a grande virada (ciclos presidenciais - livro superperformance stocks). Hora de ir acumulando as quedas aleatórias absurdas que forem ocorrendo. O mercado antecipa a virada da economia. Os dados econômicos indicam ser um processo de leverage / deleverage padrão (How the economic machine work - Ray dalio - Livro que ele escreveu para os empregados dele na Bridgewater e disponibilizou gratuitamente). Caríssimos, Gostaria de acrescer aos votos acima também: BRSR6 -> P/L = 2,05; P/VP = 0,32. Banco do Estado do Rio Grande do Sul. Os bancos públicos estão sendo severamente punidos. Esses múltiplos estão melhores que no auge da crise de 2008. Como o governador vem atrasando salários, o número de empréstimos no banco subiu muito. O juros é altíssimo, não creio que o lucro líquido vá ter quedas drásticas, mesmo nesse cenário atual. CGRA4 -> Liquidez corrente em 3,60, sem dívida. P/L de 3,72 e P/VP em 0,43. A empresa está bem posicionada no cenário de selic 14,5%. Caros, repito os votos acima, retirando o banco bradesco que corrigiu razoavelmente já enquanto BBAS e BRSR ainda não se recuperaram. Estava muito exposto a bancos. VVAR11, AGRO3, BBAS3, BRSR6, CMIG4, CGRA4.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 16, 2016 8:46:45 GMT -3.5
Caros, repito os votos acima, retirando o banco bradesco que corrigiu razoavelmente já enquanto BBAS e BRSR ainda não se recuperaram. Estava muito exposto a bancos. VVAR11, AGRO3, BBAS3, CMIG4, CGRA4. O que eu não entendo das suas justificativas é que os lucros da CMIG serão relativamente constantes, de fato eu espero uma queda considerável com os desembolsos líquidos. Ainda assim acho a empresa barata e é a minha maior posição em bolsa hoje.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 16, 2016 8:58:03 GMT -3.5
Colegas, gostaria pedir um favor poluindo um pouco este tópico (mas é o mais lido do fórum). Como vocês podem ver nos tópicos das empresas eu estou postando um pequeno resumo com tabelas dos resultados. Esses reportes são feitos automáticamente mas seguem um template que qualquer um pode escrever em qualquer formato, aqueles indicadores são os que eu escolhi para a empresa padrão mas podem ser trocados ou mesmo o reporte inteiro pode ser mudado sem problemas fácilmente por qualquer um. O que eu gostaria é ajuda para desenhar o mesmo tipo de reporte padrão para algumas companhias que devem ser analizadas de maneira considerávelmente diferente. Por exemplo os bancos, eu sequer estou postando resultados de bancos porque aquele reporte padrão que eu fiz não serve para financeiras. Então a ajuda que eu pediria para aqueles que querem perder uma hora ou duas são as seguintes em ordem de útil a muito mais útil - Como mudaria os reportes atuais? (se mudaria alguma coisa)
- Quais indicadores gostaria ver em financeiras
- Quais contas específicas você quer no reporte de financeiras
- Como quer o reporte? aqui por exemplo seria muito útil se você mesmo escreve um post em tópico de banco, mesmo com todos os indicadores inválidos, assim eu posso copiar e colar o post e gerar um reporte automático com esse post como padrão. Se você faz isso seria necessário que você escreva o post na aba "BBCode" do fórum e não na aba "Preview"
- O mais útil de todo: você mesmo poderia fazer o reporte completo, é muito simples e pode ser feito em qualquer editor de texto, as instruções estão neste post
Agradeço qualquer input.
|
|
|
Post by themagicboolean on Feb 16, 2016 20:27:50 GMT -3.5
Caros, repito os votos acima, retirando o banco bradesco que corrigiu razoavelmente já enquanto BBAS e BRSR ainda não se recuperaram. Estava muito exposto a bancos. VVAR11, AGRO3, BBAS3, CMIG4, CGRA4. O que eu não entendo das suas justificativas é que os lucros da CMIG serão relativamente constantes, de fato eu espero uma queda considerável com os desembolsos líquidos. Ainda assim acho a empresa barata e é a minha maior posição em bolsa hoje. Caro Potuz, Sinto-me mais confortado que estejas comprado também. Quanto ao desembolso líquido, eu não calculei. Li algumas pessoas nos fóruns salientando, mas o que li em geral era, vai cair, vai cair, vai cair o LL e desde que começaram a falar manteve o LL por 1 semestre. Eu tendo também a seguir mais os balanços, como dito no livro do Greenblat da magic formula, sem tentar prever o futuro. Teria que ter um conhecimento muito profundo sobre a empresa e existe um trade-off, ou se tem um conhecimento profundo de 5 empresas ou se analisa apenas o balanço de 200. Ficaria grato se alguém estimasse os desembolsos líquidos e o que será aplicado em investimentos e em quantos trimestres seria amortizado, sem ser no chute.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Feb 16, 2016 22:24:08 GMT -3.5
Colegas, gostaria pedir um favor poluindo um pouco este tópico (mas é o mais lido do fórum). Como vocês podem ver nos tópicos das empresas eu estou postando um pequeno resumo com tabelas dos resultados. Esses reportes são feitos automáticamente mas seguem um template que qualquer um pode escrever em qualquer formato, aqueles indicadores são os que eu escolhi para a empresa padrão mas podem ser trocados ou mesmo o reporte inteiro pode ser mudado sem problemas fácilmente por qualquer um. O que eu gostaria é ajuda para desenhar o mesmo tipo de reporte padrão para algumas companhias que devem ser analizadas de maneira considerávelmente diferente. Por exemplo os bancos, eu sequer estou postando resultados de bancos porque aquele reporte padrão que eu fiz não serve para financeiras. Então a ajuda que eu pediria para aqueles que querem perder uma hora ou duas são as seguintes em ordem de útil a muito mais útil - Como mudaria os reportes atuais? (se mudaria alguma coisa)
- Como quer o reporte? aqui por exemplo seria muito útil se você mesmo escreve um post em tópico de banco, mesmo com todos os indicadores inválidos, assim eu posso copiar e colar o post e gerar um reporte automático com esse post como padrão. Se você faz isso seria necessário que você escreva o post na aba "BBCode" do fórum e não na aba "Preview"
- O mais útil de todo: você mesmo poderia fazer o reporte completo, é muito simples e pode ser feito em qualquer editor de texto, as instruções estão neste post
Agradeço qualquer input. 1 - Não mudaria nada 2 - Basiléia, inadimplência 90/120 dias, NIM (mas esses não sei se vai dar pra pegar automaticamente, acho que não) 3 - 3.01 3.01.01 3.02 3.02.03 3.03
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 17, 2016 7:44:02 GMT -3.5
Ficaria grato se alguém estimasse os desembolsos líquidos e o que será aplicado em investimentos e em quantos trimestres seria amortizado, sem ser no chute. É impossível estimar isso sem ser no chute pois (pelo menos nós) não temos informação suficiente. Só sabemos que contando só as usinas leiloadas em dezembro a CEMIG deve desembolsar R$2,26 Bilhões nos próximos meses, ou seja podem diretamente impactar o 1T16 ou 2T16. Casualmente isso é exatamente o valor da Caixa da CEMIG no último balanço. A modo de exemplo, se a empresa mantém o operacional neste trimestre e paga todo isso sem pegar nova dívida, então a empresa reportaria uma geração de caixa negativa monstruosa. O mais provável é que a empresa emita debêntures bem sucedidas para manter a caixa e poder pagar aqueles R$2,26B. Eu não tenho certeza se o pagamento foi realmente bom negócio para a companhia ou não, no comunicado eles falaram de garantir uma receita de R$500M/ano, ou seja que precisam (com as margens dos últimos anos) 18 anos de resultados brutos para recuperar aquele investimento (admito ser uma conta de padaria que não considera inflação nem variações das taxas etc). Enfim, no curto prazo, os próximos ITRs devem vir impactados pelas reduções nas receitas decorrentes de reduções nas taxas (mudanças de bandeiras em todo o sul) e das reduções das vendas para a indústria, assim como devem vir impactados pelos custos das renovações.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Feb 17, 2016 9:02:59 GMT -3.5
potuz, a CEMIG GT já contraiu dívida, 120% do CDI. A CEMIG D fez rolagem da dívida que possui no curto prazo, o que aliviou bastante. (Ambas informações devem ser verificadas, porque vi isso começo do ano e não acompanhei mais). Ademais, por mais que tenha redução tarifária, ela já está sendo compensada pelos aumentos das reservas das usinas. Acredito que já devem atingir o 4T15 e 1T16.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 17, 2016 9:32:37 GMT -3.5
potuz, a CEMIG GT já contraiu dívida, 120% do CDI. A CEMIG D fez rolagem da dívida que possui no curto prazo, o que aliviou bastante. (Ambas informações devem ser verificadas, porque vi isso começo do ano e não acompanhei mais). Ademais, por mais que tenha redução tarifária, ela já está sendo compensada pelos aumentos das reservas das usinas. Acredito que já devem atingir o 4T15 e 1T16. Sim @paitax e en adição teve uma emissão (de ações) pequena também, assim como foi aprovada uma emissão grande de debêntures.
|
|
|
Post by themagicboolean on Feb 17, 2016 9:42:36 GMT -3.5
potuz , a CEMIG GT já contraiu dívida, 120% do CDI. A CEMIG D fez rolagem da dívida que possui no curto prazo, o que aliviou bastante. (Ambas informações devem ser verificadas, porque vi isso começo do ano e não acompanhei mais). Ademais, por mais que tenha redução tarifária, ela já está sendo compensada pelos aumentos das reservas das usinas. Acredito que já devem atingir o 4T15 e 1T16. Sim @paitax e en adição teve uma emissão (de ações) pequena também, assim como foi aprovada uma emissão grande de debêntures. Caros, Obrigado pelas análises relativas a CMIG. Infelizmente é difícil analisarmos de fora a situação, a transparência no Brasil não é das melhores. Talvez isso no entanto seja algo positivo e o fator explicativo para o sell-off, CMIG realmente está muito descontada considerando o setor, P/VP e P/L talvez somente não melhores que a elétrica de SC - CLSC4 (que tem realmente muitas incertezas pairando sobre si). Provavelmente a nebulosidade contribuiu para o pânico.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 17, 2016 10:03:56 GMT -3.5
Agradeço qualquer input. 1 - Não mudaria nada 2 - Basiléia, inadimplência 90/120 dias, NIM (mas esses não sei se vai dar pra pegar automaticamente, acho que não) 3 - 3.01 3.01.01 3.02 3.02.03 3.03 acho que NIM e índice de eficiência dá para fazer automaticamente.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Feb 17, 2016 10:15:48 GMT -3.5
potuz , a CEMIG GT já contraiu dívida, 120% do CDI. A CEMIG D fez rolagem da dívida que possui no curto prazo, o que aliviou bastante. (Ambas informações devem ser verificadas, porque vi isso começo do ano e não acompanhei mais). Ademais, por mais que tenha redução tarifária, ela já está sendo compensada pelos aumentos das reservas das usinas. Acredito que já devem atingir o 4T15 e 1T16. Sim @paitax e en adição teve uma emissão (de ações) pequena também, assim como foi aprovada uma emissão grande de debêntures. As debêntures foram canceladas, não?
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 18, 2016 6:21:40 GMT -3.5
As debêntures foram canceladas, não? Eu não estou sabendo disso. O único que eu li ao respeito de um cancelamento de debêntures foi um dos documentos que eu chamei a atenção no tópico da empresa que ela estava reapresentando várias atas de 2013-2014. Uma delas de 29/12/14 reapresentada em 28/01/16 explica o cancelamento das debêntures emitidas para a construção em Irapê. No que respeita á empresa como um todo até onde eu sei eles aprovaram uma relação Dívida/EBIT maior e estavam procurando por emissões para cobrir os custos dos eventuais leilões.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 18, 2016 6:28:49 GMT -3.5
1 - Não mudaria nada 2 - Basiléia, inadimplência 90/120 dias, NIM (mas esses não sei se vai dar pra pegar automaticamente, acho que não) 3 - 3.01 3.01.01 3.02 3.02.03 3.03 acho que NIM e índice de eficiência dá para fazer automaticamente.
Obrigado Neymar e rst, lembrem que eu só tenho acesso as contas dos resultados, como querem que eu calcule o NIM? até onde eu entendo é a diferencia entre os juros cobrados e pagos dividido pelo total emprestado. As despesas por juros imagino que são as de 3.02.01, o denominador pode ser 1.03 (talvez tirando 1.03.04) mas receitas estão em alguma conta padrão? Pergunta similar para o índice de eficiência.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 18, 2016 9:50:46 GMT -3.5
do blog Valor Intrinseco:
|
|
|
Post by cadu28 on Feb 18, 2016 10:26:04 GMT -3.5
acho que NIM e índice de eficiência dá para fazer automaticamente.
Obrigado Neymar e rst , lembrem que eu só tenho acesso as contas dos resultados, como querem que eu calcule o NIM? até onde eu entendo é a diferencia entre os juros cobrados e pagos dividido pelo total emprestado. As despesas por juros imagino que são as de 3.02.01, o denominador pode ser 1.03 (talvez tirando 1.03.04) mas receitas estão em alguma conta padrão? Pergunta similar para o índice de eficiência. O NIM tem como calcular: ((Resultado bruto + provisões perdas crédito)/(oper. créd. CP e de LP + aplicações financ + títulos e val. mob CP e de LP)) Já o índice de eficiência não tem como (pelo menos eu não consigo montar pelos dados do balanço).
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Feb 18, 2016 10:51:06 GMT -3.5
do blog Valor Intrinseco: Muito interessante!
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 18, 2016 11:24:50 GMT -3.5
Obrigado Neymar e rst , lembrem que eu só tenho acesso as contas dos resultados, como querem que eu calcule o NIM? até onde eu entendo é a diferencia entre os juros cobrados e pagos dividido pelo total emprestado. As despesas por juros imagino que são as de 3.02.01, o denominador pode ser 1.03 (talvez tirando 1.03.04) mas receitas estão em alguma conta padrão? Pergunta similar para o índice de eficiência. O NIM tem como calcular: ((Resultado bruto + provisões perdas crédito)/(oper. créd. CP e de LP + aplicações financ + títulos e val. mob CP e de LP)) Já o índice de eficiência não tem como (pelo menos eu não consigo montar pelos dados do balanço). Esse não é o indicador que eu (e a wiki) entendia como NIM. Porém é muito perto dele e posso utilizar fácilmente, obrigado cadu28 (a diferencia com o indicador na wiki por exemplo podem ser por resultados brutos que apareçam na conta e que não provenham de receitas de juros de empréstimos).
|
|