ADP
Moderador
|
Post by ADP on Feb 5, 2016 18:01:28 GMT -3.5
Postei alguns dos resultados de 2015 nos respectivos tópicos: TarponCremerTim ParticipaçõesLojas RennerElekeirozKlabinE realmente parece um filme de horror... a Porto seguro eu também não gostei, mas o ADP parece ter gostado do resultado e ele segue a empresa, então talvez tem alguma coisa que eu não vi. Enfim, esse ano realmente serviu para as empresas jogar todo o lixo guardado nos seus balanços. Sinceramente não vi nada que justifique essa queda da PSSA3. Por que não gostou do resultado dela?
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Feb 5, 2016 18:56:37 GMT -3.5
A explicação é simples, estão correndo do Brasil.
A empresa anuncia o resultado e depois a cotação desaba, querem pegar os sardinhas que compram motivados pelo resultado, se aproveitando de maior formação de volume momentâneo.
|
|
|
Post by cadu28 on Feb 5, 2016 19:06:33 GMT -3.5
A explicação é simples, estão correndo do Brasil. A empresa anuncia o resultado e depois a cotação desaba, querem pegar os sardinhas que compram motivados pelo resultado, se aproveitando de maior formação de volume momentâneo. ABCB4 fugiu desta regra...
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Feb 5, 2016 19:26:25 GMT -3.5
A explicação é simples, estão correndo do Brasil. A empresa anuncia o resultado e depois a cotação desaba, querem pegar os sardinhas que compram motivados pelo resultado, se aproveitando de maior formação de volume momentâneo. ABCB4 fugiu desta regra... Falava de empresas grandes... Essa aí tá subindo bem no ano, ela insiste em evoluir, impressionante mesmo: Subiu +7,79% reais! Os cenários de lucro são: Cenário Medíocre:+5,58%aa Cenário Mediano: +10,26%aa Cenário Otimista: +14,51%aa Pelos meus critérios só perde pra ITUB3 no setor bancário. Tbm...foi esmagada a um P/L menor que 4x kkk Vlw Cadu, essa vai voltar a ser monitorada por mim. Uma pena que é dificílimo comprar a ABCB3...
|
|
|
Post by mahler on Feb 5, 2016 20:23:57 GMT -3.5
A explicação é simples, estão correndo do Brasil. A empresa anuncia o resultado e depois a cotação desaba, querem pegar os sardinhas que compram motivados pelo resultado, se aproveitando de maior formação de volume momentâneo. Deus te ouça! Espero que os gringos se livrem tb de ABEV3, WEGE3, UGPA3 e ODPV3 e façam as cotações respectivas despencarem....
|
|
ADP
Moderador
|
Post by ADP on Feb 6, 2016 6:35:03 GMT -3.5
A explicação é simples, estão correndo do Brasil. A empresa anuncia o resultado e depois a cotação desaba, querem pegar os sardinhas que compram motivados pelo resultado, se aproveitando de maior formação de volume momentâneo. Quando vi a cotação desabando, eu pensei "Putz, o resultado deve ter sido horroroso". Mas aí quando vi o resultado fiquei surpreso. Aumento dos lucros, melhora do resultado financeiro, "receita" maior, ou seja, foi um resultado em linha com os anteriores. Não foi um resultado espetacular, mas longe de ser ruim. Mas o mercado interpretou como se a empresa tivesse anunciado uma recuperação judicial ou um prejuízo, kkkkk. Ou tem algo grave que não percebi, ou é o que o uqaz disse. Vou tentar esperar a faca cair e balançar um pouco antes de arriscar uma compra. Abraços
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 6, 2016 8:31:11 GMT -3.5
Sinceramente não vi nada que justifique essa queda da PSSA3. Por que não gostou do resultado dela? Mas do que não gostar talvez a minhas palavras teriam que ter sido que não achei realmente bom, o crescimento desse ano parece ser decorrente da carteira de investimentos maiormente em RF na comparação de um ano com juros na média acima de 10% contra o 2014 com juros nas mínimas históricas, eu teria esperado um crescimento anual muito maior. Somado isso á expectativa de quedas nos juros o comparativo em 2016 tem que ser mais difícil. Agora uma queda desse tamanho no CP nunca é justificada por um release dado que rara vez esses resultados tem dados fora do que os analistas já conhecem ou estimam, especialmente numa seguradora que publica a carteira de investimento (então as "receitas" são perfeitamente estimáveis sem problemas) e a sinistralidade se mantém constante (até que caiu um pouco esse trimestre). Eu imagino que a queda é puramente técnica.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Feb 6, 2016 10:32:00 GMT -3.5
Sinceramente não vi nada que justifique essa queda da PSSA3. Por que não gostou do resultado dela? Mas do que não gostar talvez a minhas palavras teriam que ter sido que não achei realmente bom, o crescimento desse ano parece ser decorrente da carteira de investimentos maiormente em RF na comparação de um ano com juros na média acima de 10% contra o 2014 com juros nas mínimas históricas, eu teria esperado um crescimento anual muito maior. Somado isso á expectativa de quedas nos juros o comparativo em 2016 tem que ser mais difícil. Agora uma queda desse tamanho no CP nunca é justificada por um release dado que rara vez esses resultados tem dados fora do que os analistas já conhecem ou estimam, especialmente numa seguradora que publica a carteira de investimento (então as "receitas" são perfeitamente estimáveis sem problemas) e a sinistralidade se mantém constante (até que caiu um pouco esse trimestre). Eu imagino que a queda é puramente técnica. Potuz, acho que a suposta relação entre a taxa selic e a evolução dos lucros das seguradoras não existe na prática: Em relação a Porto Seguro, por exemplo: - De 2001 a 2002 a selic foi de 19%aa para 25%aa (subiu). O lucro evoluiu +3,58% reais. A maior entre IPCA e IGP-M foi de 25,30%; - De 2002 a 2003 a selic foi de 25%aa para 16,5%aa (caiu). O lucro evoluiu +5,74% reais. A maior entre IPCA e IGP-M foi de 9,30%; - De 2003 a 2004 a selic foi de 16,5%aa para 17,75%aa (subiu). O lucro evoluiu -6,00% reais. A maior entre IPCA e IGP-M foi de 12,42%; - De 2004 a 2005 a selic foi de 17,75%aa para 18,00%aa (subiu). O lucro evoluiu +57,48% reais. A maior entre IPCA e IGP-M foi de 5,69%; - De 2005 a 2006 a selic foi de 18,00%aa para 13,25%aa (caiu). O lucro evoluiu +78,62% reais. A maior entre IPCA e IGP-M foi de 3,84%; - De 2006 a 2007 a selic foi de 13,25%aa para 11,25%aa (caiu). O lucro evoluiu -15,46% reais. A maior entre IPCA e IGP-M foi de 7,74%; - De 2007 a 2008 a selic foi de 11,25%aa para 13,75%aa (subiu). O lucro evoluiu -36,97% reais. A maior entre IPCA e IGP-M foi de 9,80%; - De 2008 a 2009 a selic foi de 13,75%aa para 8,75%aa (caiu). O lucro evoluiu +5,12% reais. A maior entre IPCA e IGP-M foi de 4,31%; - De 2009 a 2010 a selic foi de 8,75%aa para 10,75%aa (subiu). O lucro evoluiu +75,99% reais. A maior entre IPCA e IGP-M foi de 11,32%; - De 2010 a 2011 a selic foi de 10,75%aa para 11,00%aa (subiu). O lucro evoluiu -12,58% reais. A maior entre IPCA e IGP-M foi de 6,50%;
- De 2011 a 2012 a selic foi de 11,00%aa para 7,25%aa (caiu). O lucro evoluiu +8,75% reais. A maior entre IPCA e IGP-M foi de 7,81%; - De 2012 a 2013 a selic foi de 7,25%aa para 10,00%aa (subiu). O lucro evoluiu -3,50% reais. A maior entre IPCA e IGP-M foi de 5,91%%; - De 2013 a 2014 a selic foi de 10,00%aa para 11,75%aa (subiu). O lucro evoluiu +18,46% reais. A maior entre IPCA e IGP-M foi de 6,40%; - De 2014 a 2015 a selic foi de 11,75%aa para 14,25%aa (subiu). O lucro evoluiu +2,94% reais. A maior entre IPCA e IGP-M foi de 10,67%; Como pode ser visto acima, não parece haver correlação entre elevações e retrações da selic com os lucros. O que parece ser claro, excluindo os anos de 2009/2010 (crise financeira, falta de liquidez mundial) o lucro parece seguir as variações de inflação. A Porto Seguro parece se beneficiar imensamente da redução de inflação ano a ano.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 6, 2016 16:20:06 GMT -3.5
Como pode ser visto acima, não parece haver correlação entre elevações e retrações da selic com os lucros. Essa lista só provaria a falta de correlação se não existissem nenhum outros fatores. Naquela lista não estão incluídos os não recorrentes, mudanças impositivas, mudanças em investimentos, aumentos locais de sinistralidade, base de comparação muito fora da média, e um milhar de fatores que podem afetar o lucro da empresa. Já com respeito a inflação, bom, virtualmente todas as empresas listadas na bolsa aumentam os lucros em períodos inflacionários (deve se perguntar se aumentam mais que a inflação, mas isso é mais ainda fora do ponto). De fato existe uma correlação direta, clara e óbvia entre a SELIC e o lucro desta seguradora dado que um grande montante da caixa está sendo remunerada diretamente pela SELIC e isso é incontestável. O que eu não sei (pois não sigo nem de perto essa empresa) é o peso que um período de afrouxamento monetário tem no financeiro desta empresa, mas que claramente tem impacto tem.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Feb 6, 2016 18:56:08 GMT -3.5
kkk, se em 15 (quinze) anos não se vê esse efeito selic, eu não sei mais o que (tirei eventuais não recorrentes na análise)...
E vc não leu direito. Afirmei que quando a inflação cai bem, empresa cresce bastante seu lucro, no mesmo ano.
Pode até ser que as aplicações financeiras melhorem com o aumento da selic - é lógico!, mas isso não se traduz em lucro necessariamente.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Feb 6, 2016 23:32:40 GMT -3.5
Postei alguns dos resultados de 2015 nos respectivos tópicos: TarponCremerTim ParticipaçõesLojas RennerElekeirozKlabinE realmente parece um filme de horror... a Porto seguro eu também não gostei, mas o ADP parece ter gostado do resultado e ele segue a empresa, então talvez tem alguma coisa que eu não vi. Enfim, esse ano realmente serviu para as empresas jogar todo o lixo guardado nos seus balanços. Sinceramente não vi nada que justifique essa queda da PSSA3. Por que não gostou do resultado dela? ADP Os fundamentos que justificam a queda de PSSA3 eu também não saberia dizer, mas no que diz respeito a análise técnica eu tenho um ponto de vista sobre o papel. Não irei postá-lo aqui para não desvirtuar o tópico de AF, mas se tiver interesse vou comentar lá no tópico de AT.
|
|
|
Post by fundamentalista on Feb 7, 2016 20:51:43 GMT -3.5
Senhores,
Alguém de vocês possui conhecimento profundo sobre a EDP - ENERGIAS DO BRASIL S.A.(ENBR3)?
Trata-se de uma empresa de energia elétrica pouco estudada e pouco comentada, mas que possui um número elevado de investidores pessoa física, hoje em 24.658.
Seu majoritário é a Energias de Portugal Investments And Services Sociedad Ltda, que aparenta possuir boa gestão energética.
Contudo, apresenta um Payout e um DY baixos.
Na mesma linha, segue a EQUATORIAL ENERGIA S.A (EQTL3), que cresce, mas pouco distribui.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 7, 2016 21:24:22 GMT -3.5
Senhores, Alguém de vocês possui conhecimento profundo sobre a EDP - ENERGIAS DO BRASIL S.A.(ENBR3)? Trata-se de uma empresa de energia elétrica pouco estudada e pouco comentada, mas que possui um número elevado de investidores pessoa física, hoje em 24.658. Seu majoritário é a Energias de Portugal Investments And Services Sociedad Ltda, que aparenta possuir boa gestão energética. Contudo, apresenta um Payout e um DY baixos. Na mesma linha, segue a EQUATORIAL ENERGIA S.A (EQTL3), que cresce, mas pouco distribui. Conhecedor eu não sou, mas ano passado comecei a estudar a empresa e acabei desistindo ainda no começo por considerar a avaliação complicada demais para mim. Pelo que me lembro: - a empresa costuma comprar e vender concessões frequentemente, o que dificulta bastante a mensuracao dos lucros futuros para quem não é da área (o histórico acaba não servindo muito, já que há uma grande rotatividade de ativos); - a empresa custeia um fundo de pensão de benefício definido (salvo engano, que veio junto com a distribuidora do Espírito Santo), o que me desagrada bastante. No formulário de referência não encontrei informações que me ajudassem a entender qual o peso deste plano para a empresa - as transações com partes relacionadas são frequentes. em virtude destes fatores e outros que já não me lembro, desanimei da empresa e larguei os estudos para lá, o que não significa dizer que a considero boa ou ruim, mas sim que não tenho conhecimento suficiente (nem interesse) para avaliá-la minimamente.
|
|
|
Post by fundamentalista on Feb 7, 2016 22:49:13 GMT -3.5
Senhores, Alguém de vocês possui conhecimento profundo sobre a EDP - ENERGIAS DO BRASIL S.A.(ENBR3)? Trata-se de uma empresa de energia elétrica pouco estudada e pouco comentada, mas que possui um número elevado de investidores pessoa física, hoje em 24.658. Seu majoritário é a Energias de Portugal Investments And Services Sociedad Ltda, que aparenta possuir boa gestão energética. Contudo, apresenta um Payout e um DY baixos. Na mesma linha, segue a EQUATORIAL ENERGIA S.A (EQTL3), que cresce, mas pouco distribui. Conhecedor eu não sou, mas ano passado comecei a estudar a empresa e acabei desistindo ainda no começo por considerar a avaliação complicada demais para mim. Pelo que me lembro: - a empresa costuma comprar e vender concessões frequentemente, o que dificulta bastante a mensuracao dos lucros futuros para quem não é da área (o histórico acaba não servindo muito, já que há uma grande rotatividade de ativos); - a empresa custeia um fundo de pensão de benefício definido (salvo engano, que veio junto com a distribuidora do Espírito Santo), o que me desagrada bastante. No formulário de referência não encontrei informações que me ajudassem a entender qual o peso deste plano para a empresa - as transações com partes relacionadas são frequentes. em virtude destes fatores e outros que já não me lembro, desanimei da empresa e larguei os estudos para lá, o que não significa dizer que a considero boa ou ruim, mas sim que não tenho conhecimento suficiente (nem interesse) para avaliá-la minimamente. RST, Investes em quais empresas?
|
|
|
Post by always on Feb 11, 2016 16:41:32 GMT -3.5
Não vejo desespero nas ações que estou de olho, isso é muito frustrante! Eu duvido que o pregão de sexta-feira seja positivo...duvido! No dia 29/01 foi um bom ensaio sim...
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 11, 2016 17:04:37 GMT -3.5
RST, Investes em quais empresas? Desculpe, só vi agora. No momento, minhas maiores posições, pela ordem, são: cgra, bbas, eztc, itub, bbdc, shul, pnvl e fesa. além delas tenho algumas outras, mas essas são as principais posições atualmente. E nem preciso dizer que estou tomando ferro atrás de ferro com elas.
|
|
|
Post by jigsaw on Feb 11, 2016 17:56:01 GMT -3.5
RST, Investes em quais empresas? Desculpe, só vi agora. No momento, minhas maiores posições, pela ordem, são: cgra, bbas, eztc, itub, bbdc, shul, pnvl e fesa. além delas tenho algumas outras, mas essas são as principais posições atualmente. E nem preciso dizer que estou tomando ferro atrás de ferro com elas. rst , bacana você abrir sua carteira para o pessoal, pelo menos as principais posições, dessas estou pensando em estudar shul e fesa, mas explorando um pouco mais o assunto, poderia explicar as razões que o levou a abrir posição em shul e pnvl? quais critérios fundamentalistas adotou? visto que essas empresas não estão entre as mais "badaladas" do mercado (na realidade o fato de qualquer empresa estar em evidência na midia ou em foruns nao é motivo de aquisição, longe disso).
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 11, 2016 18:17:43 GMT -3.5
As razões para ter comprado panvel (por um preço salgado, mas bem menor do que o atual) foram expostas aqui: forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?f=3&t=16727Observo apenas que no final do ano passado vendi todas as ON que eu tinha e mantive apenas as PN, que têm liquidez ínfima e quase não saíram do lugar. Em relação a schulz, o que me levou a comprar foi o preço irrisório para uma empresa com histórico de forte crescimento (paguei uma fração do VPA e um P/L inferior a 4x). O grande risco, além da governança mais frágil, é o de se tratar de uma empresa cíclica. Mas pelo preço que paguei, o lucro pode cair 50% (algo que acredito ter grande chance de acontecer) que ainda assim me sentirei confortável com o investimento.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 12, 2016 12:12:41 GMT -3.5
As razões para ter comprado panvel (por um preço salgado, mas bem menor do que o atual) foram expostas aqui: forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?f=3&t=16727Observo apenas que no final do ano passado vendi todas as ON que eu tinha e mantive apenas as PN, que têm liquidez ínfima e quase não saíram do lugar. Em relação a schulz, o que me levou a comprar foi o preço irrisório para uma empresa com histórico de forte crescimento (paguei uma fração do VPA e um P/L inferior a 4x). O grande risco, além da governança mais frágil, é o de se tratar de uma empresa cíclica. Mas pelo preço que paguei, o lucro pode cair 50% (algo que acredito ter grande chance de acontecer) que ainda assim me sentirei confortável com o investimento.
jigsaw, apenas complementando: neste post eu falo mais um pouco do que vi em Schulz forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?f=3&t=10326&start=40#p2264858
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Feb 12, 2016 12:47:08 GMT -3.5
jigsaw , apenas complementando: neste post eu falo mais um pouco do que vi em Schulz forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?f=3&t=10326&start=40#p2264858
Dei uma olhada e fiquei em cima do muro com a SHUL. Desde 2007 seu lucro não cresce, praticamente 0%aa desde 31/12/2007, muitíssimo cíclica msm. O "problema" é que em épocas de crescimento vigoroso a empresa nada de braçada.
|
|