rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 1, 2016 9:26:02 GMT -3.5
Já li outras entrevistas do Barsi e parece mesmo que ele não investe em renda fixa. Mas então o que ele faz com o dinheiro que jorra dos dividendos quando a Bolsa está no Bull Market? Deixa o dinheiro parado na conta? Antes de eu ser criticado pelo que vou falar, quero deixar bem claro: (a) pelo patrimônio que ele acumulou o sujeito é um vencedor e isso não se discute. (b) Igualmente, considerando meu medíocre desempenho histórico, tenho certeza absoluta de que nunca serei um grande investidor e não tenho moral alguma para questionar o Barsi, mas... lendo estas entrevistas dele sempre vejo algumas afirmações que não parecem fazer nenhum sentido. É bem diferente dos textos do buffet ou de outros grandes, que falam coisas que sempre me parecem bastante lógicas, ainda que nem sempre se confirmem. dizer que itau não é uma opção tão interessante porque paga dividendos mensalmente ao invés de anualmente, por exemplo, é algo que não compreendo. nesta entrevista existem outras frases do tipo, apesar de, no geral, eu concordar com a maior parte do que ele diz.
|
|
|
Post by pholio on Feb 1, 2016 11:42:47 GMT -3.5
Já li outras entrevistas do Barsi e parece mesmo que ele não investe em renda fixa. Mas então o que ele faz com o dinheiro que jorra dos dividendos quando a Bolsa está no Bull Market? Deixa o dinheiro parado na conta? Antes de eu ser criticado pelo que vou falar, quero deixar bem claro: (a) pelo patrimônio que ele acumulou o sujeito é um vencedor e isso não se discute. (b) Igualmente, considerando meu medíocre desempenho histórico, tenho certeza absoluta de que nunca serei um grande investidor e não tenho moral alguma para questionar o Barsi, mas... lendo estas entrevistas dele sempre vejo algumas afirmações que não parecem fazer nenhum sentido. É bem diferente dos textos do buffet ou de outros grandes, que falam coisas que sempre me parecem bastante lógicas, ainda que nem sempre se confirmem. dizer que itau não é uma opção tão interessante porque paga dividendos mensalmente ao invés de anualmente, por exemplo, é algo que não compreendo. nesta entrevista existem outras frases do tipo, apesar de, no geral, eu concordar com a maior parte do que ele diz. Eu também tenho essa impressão... Por exemplo, li uma vez quando ele falou sobre um tal "dividendo inteligente", que entendi assim: comprar ações que vão pagar dividendos em breve, para obter esse fluxo e reinvestir. Não vejo sentido nessa estratégia, até entendo a ideia, mas acho ruim... De qualquer maneira, ele obviamente é um grande exemplo como investidor e é a prova de que investir no mercado de ações é viável sim, pois ele o fez e continuou fazendo durante ditadura, hiperinflação, mudanças de moeda, confisco de poupança, impeachment, etc., etc.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Feb 1, 2016 12:04:56 GMT -3.5
Antes de eu ser criticado pelo que vou falar, quero deixar bem claro: (a) pelo patrimônio que ele acumulou o sujeito é um vencedor e isso não se discute. (b) Igualmente, considerando meu medíocre desempenho histórico, tenho certeza absoluta de que nunca serei um grande investidor e não tenho moral alguma para questionar o Barsi, mas... lendo estas entrevistas dele sempre vejo algumas afirmações que não parecem fazer nenhum sentido. É bem diferente dos textos do buffet ou de outros grandes, que falam coisas que sempre me parecem bastante lógicas, ainda que nem sempre se confirmem. dizer que itau não é uma opção tão interessante porque paga dividendos mensalmente ao invés de anualmente, por exemplo, é algo que não compreendo. nesta entrevista existem outras frases do tipo, apesar de, no geral, eu concordar com a maior parte do que ele diz. Eu também tenho essa impressão... Por exemplo, li uma vez quando ele falou sobre um tal "dividendo inteligente", que entendi assim: comprar ações que vão pagar dividendos em breve, para obter esse fluxo e reinvestir. Não vejo sentido nessa estratégia, até entendo a ideia, mas acho ruim... De qualquer maneira, ele obviamente é um grande exemplo como investidor e é a prova de que investir no mercado de ações é viável sim, pois ele o fez e continuou fazendo durante ditadura, hiperinflação, mudanças de moeda, confisco de poupança, impeachment, etc., etc. Buffet, Barsi, qual a diferença? Todos aí se aproveitaram de uma expansão monetária sem precedentes iniciada nos anos 1980...qq coisa q compravam, subia... Por exemplo, essa história do Barsi de comprar baseado num P/VPA não é mais verdade, os VPAs hoje são calculados de uma maneira que uma pessoa comum não entende, e quase sempre estão errados! Quero ver daq a 50 anos qual deve ser A estratégia. Dificílimo prever o que fazer daq pra frente. Pra mim, parece claro que a história de alavancagem não dará mais tão certo...mas essa é a minha opinião.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 1, 2016 12:38:47 GMT -3.5
Buffet, Barsi, qual a diferença? Todos aí se aproveitaram de uma expansão monetária sem precedentes iniciada nos anos 1980...qq coisa q compravam, subia... Por exemplo, essa história do Barsi de comprar baseado num P/VPA não é mais verdade, os VPAs hoje são calculados de uma maneira que uma pessoa comum não entende, e quase sempre estão errados! Quero ver daq a 50 anos qual deve ser A estratégia. Dificílimo prever o que fazer daq pra frente. Pra mim, parece claro que a história de alavancagem não dará mais tão certo...mas essa é a minha opinião. Buffet virou milionário nos começos dos 60 (comprou a BH em 1962) quando ainda o sistema monetário sofria de falta de liquidez em vários mercados. A aposta forte nos jornais (uma das mais famosas que fez mais dinheiro para o WB foi o Washington Post) foi em 1973... O cara já tinha melhor retorno que a maioria dos fundos quando ainda tinha 20 anos de idade. Aquela prêmio de consolação de "naqueles tempos era mais fácil investir" é simplesmente falso, a maior parte da gente perde do mercado desde sempre e continuará sendo assim.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Feb 1, 2016 12:50:22 GMT -3.5
Buffet, Barsi, qual a diferença? Todos aí se aproveitaram de uma expansão monetária sem precedentes iniciada nos anos 1980...qq coisa q compravam, subia... Por exemplo, essa história do Barsi de comprar baseado num P/VPA não é mais verdade, os VPAs hoje são calculados de uma maneira que uma pessoa comum não entende, e quase sempre estão errados! Quero ver daq a 50 anos qual deve ser A estratégia. Dificílimo prever o que fazer daq pra frente. Pra mim, parece claro que a história de alavancagem não dará mais tão certo...mas essa é a minha opinião. Buffet virou milionário nos começos dos 60 (comprou a BH em 1962) quando ainda o sistema monetário sofria de falta de liquidez em vários mercados. A aposta forte nos jornais (uma das mais famosas que fez mais dinheiro para o WB foi o Washington Post) foi em 1973... O cara já tinha melhor retorno que a maioria dos fundos quando ainda tinha 20 anos de idade. Aquela prêmio de consolação de "naqueles tempos era mais fácil investir" é simplesmente falso, a maior parte da gente perde do mercado desde sempre e continuará sendo assim. Em termos percentuais anuais, Buffet ganhou mais dinheiro quando? De 1962 a 1973 ou de de 1980 a 1999? Não sei a resposta, mas aposto neste último período. Inflação e crédito abundante favorecem o mercado acionário. Na minha opinião, macho mesmo era o Graham. Esse aí não teve ajuda nenhuma macro encarou largos períodos de depressão. Aliás, daqui pra frente parece-me que o jeito Graham (valor) será mais valioso que o jeito Buffet (crescimento).
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 1, 2016 13:03:05 GMT -3.5
Em termos percentuais anuais, Buffet ganhou mais dinheiro quando? Nos primeiros anos, passou de zero para algo.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Feb 1, 2016 13:21:31 GMT -3.5
Em termos percentuais anuais, Buffet ganhou mais dinheiro quando? Nos primeiros anos, passou de zero para algo. Ah, eu tbm. Vc tbm, não? Podemos dizer que rivalizamos com Buffet então? é cada uma... Aqui tem um link que não tive coragem de fazer contas: www.berkshirehathaway.com/letters/2014ltr.pdfEu ACHO que o desempenho anual de 1965 a 1980 foi inferior ao de 1980 a 2014, apesar de nunca ter feito contas. E que fique claro, o cara é bom - o pior dos dois períodos aí em cima, nos EUA, deve ser espetacular - mas acho o Graham mais próximo da nossa realidade de pequeno investidor, além de investir em ações em épocas horrorosas (como atualmente!).
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 1, 2016 13:34:01 GMT -3.5
O ponto não é quando o WB ou o Barsi fizeram dinheiro o não. O que o rst levantou é que tem investidores que claramente ganham do mercado e mesmo assim fazem declarações que não parecem ser condizentes com a capacidade demostrada de investimento. De fato o Barsi parece ter declarações bastante autocontraditórias as vezes. Já o Buffet tende a ser mais coherente. Com aquela afirmação do rst eu concordo. Ai você com a sua frase ...qq coisa q compravam, subia... Está implicitamente tirando crédito das habilidades daqueles investidores, e mesmo se a frase fosse certa, ou seja que qualquer coisa que eles compravam subia, o importante não é que eles fizeram dinheiro, senão que eles fizeram mais que a média do mercado e não qualquer um fez isso, pelo contrário, foi a grande minoria. Daí que eu preferi contradizer seu ponto.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Feb 1, 2016 13:35:20 GMT -3.5
O ponto não é quando o WB ou o Barsi fizeram dinheiro o não. O que o rst levantou é que tem investidores que claramente ganham do mercado e mesmo assim fazem declarações que não parecem ser condizentes com a capacidade demostrada de investimento. De fato o Barsi parece ter declarações bastante autocontraditórias as vezes. Já o Buffet tende a ser mais coherente. Com aquela afirmação do rst eu concordo. Ai você com a sua frase ...qq coisa q compravam, subia... Está implicitamente tirando crédito das habilidades daqueles investidores, e mesmo se a frase fosse certa, ou seja que qualquer coisa que eles compravam subia, o importante não é que eles fizeram dinheiro, senão que eles fizeram mais que a média do mercado e não qualquer um fez isso, pelo contrário, foi a grande minoria. Daí que eu preferi contradizer seu ponto. Ah, nisso concordamos! Mas dê um desconto e tbm não me cobre ser tão literal...
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Feb 1, 2016 16:05:53 GMT -3.5
Perdi a aposta kkkk
Seguem as rentabilidades médias anuais do Buffet referenciadas desde 2014:
1965 21,68% 1966 21,17% 1967 21,74% 1968 21,93% 1969 20,93% 1970 20,97% 1971 21,62% 1972 20,51% 1973 20,82% 1974 21,46% 1975 24,10% 1976 24,71% 1977 22,73% 1978 22,13% 1979 22,35% 1980 20,61% 1981 20,26% 1982 19,93% 1983 19,40% 1984 18,06% 1985 18,83% 1986 16,84% 1987 16,94% 1988 17,42% 1989 16,05% 1990 13,92% 1991 15,80% 1992 15,01% 1993 14,38% 1994 13,32% 1995 12,77% 1996 10,81% 1997 11,07% 1998 9,81% 1999 7,59% 2000 9,72% 2001 8,61% 2002 8,77% 2003 9,89% 2004 9,37% 2005 9,89% 2006 10,95% 2007 9,41% 2008 6,90% 2009 15,21% 2010 17,89% 2011 17,03% 2012 25,33% 2013 29,82%
Menos uma impressão errada.
|
|
|
Post by greenball on Feb 1, 2016 16:16:04 GMT -3.5
Vocês estão querendo respostas avançadas com profunda base matemática .. Vocês estão focados muito nos números e um pouco menos na arte ... Se tudo fosse uma questão complexa como vocês dizem os fundos ativos desse monte de garotos engravatados estariam batendo o mercado sempre com seus complexos cálculos de preço justo ..
Buffet e barsi são acima de tudo empreendedores ... Ganharam dinheiro na vida real e reaplicam no mercado .. Baixo custo de vida com fortes aportes e deixa o tempo rolar .. Buffet antes de investidor é um homem de negócios que gerenciou dinheiro dos outros e investe em empresas como cabeça de empresário ...
Vejam também como empresas razoáveis e médias vem crescendo o seu lucro por um bom tempo acima da inflação .. Ok agora não está ocorrendo por causa de crise por exemplo ...
Essa filosofia de dividendo inteligente que também de certa forma é compartilhada pelo décio bazin significa em essência escolher boas empresas e sentar na rabeira ...
Se formos colocar tudo em uma poderosa matemática teríamos basicamente dois tipos de empresas as boas e caras e as ruins e baratas .. Aqui todos poderiam botar defeitos em algumas empresas exemplo é estatal, tem muitas dívidas, ta tendo queda de receita , margem reduziu e etc ..
Mas falando como empresário (e menos como investidor) uma boa empresa pode ficar anos patinando e de repente os astros se alinham e as coisas acontecem e pronto lá vai os lucros e as cotações para a altura ... E são estes momentos que você precisa ficar posicionado .. É isso que grandes investidores fazem ... Uma visão mais global do negócio ...
|
|
|
Post by cadu28 on Feb 1, 2016 18:59:10 GMT -3.5
Minha contribuição no debate, acredito que o maior mérito do Buffett e do Barsi seja a disciplina no LP. Estes caras estão há décadas investindo com uma filosofia de AF, comprando barato e vendendo caro, com sucesso. Parece ser simples e fácil, mas isso no LP, somado a comprar em tempos de crise, é de uma dificuldade mental imensa.
Lembro que no livro da biografia do Buffett, Bola de neve, tem uma hora que em uma palestra do Buffett, um participante levanta um ponto, o qual é realmente muito comum de citarem: de que o resultado histórico do Buffett nada mais é do que um pto fora da curva. Ele rebate este argumento mostrando a rentabilidade dos (em torno de) 20 investidores que são discípulos de Graham, e que possuem uma rentabilidade histórica bem acima da média do mercado.
Vejo a maior diferença de se reaplicar esta fórmula do Buffett por aqui a diferença do mercado nos EUA, que já é um país rico e tem uma economia madura, com uma certa estabilidade política, ainda mais comparando com o Brasil. Mas mesmo neste cenário ruim do país, o Barsi conseguiu ter sucesso, mostrando que isso sim é possível. Além disso, o histórico da CAFI, embora ainda seja curto, mas já com algum tempo p/ tirarmos algumas conclusões, mostra que a rentabilidade histórica com base em AF tende a ser vencedora no LP.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 1, 2016 20:15:04 GMT -3.5
Como o Potuz bem colocou, meu ponto não é questionar a qualidade destes caras como investidores. Os resultados deles falam por si. Questiono apenas o aparente amadorismo de algumas afirmações do barsi, que parecem incompatíveis com a imagem que tenho de um investidor consagrado. Mas aproveitando o desvio no tema e a menção do cadu ao texto dos superinvestidores de graham e doddsville, deixo aqui um link com um debate bem interessante sobre esta palestra, com críticas bem consistentes à lógica seguida para selecionar os superinvestidores. www.bogleheads.org/forum/viewtopic.php?t=93751
|
|
|
Post by wizardhsc on Feb 1, 2016 20:28:56 GMT -3.5
Segue a carteira de fevereiro de 2016:
|
|
|
Post by elshay01 on Feb 1, 2016 23:04:09 GMT -3.5
Adicionando ao debate, percebam o que ele diz sobre o VPA. Todas que ele andou comprando (CMIG, BBAS e UNIP) estão abaixo do VPA e em torno de 50% do P/VPA. Segundo fonte segura, ele esta comprando 10 000 BBAS por dia, até esgotar a disponibilidade (palavras dele).
Sobre a questão de deixar o dinheiro parado qd sobe, acredito que ele procure encontrar empresas fora do radar. Veja que ele tem 4% da UGPA, e obviamente não comprou com um P/L alto nem P/VPA de 3,00. Ele espero a queda e foi às compras. Qd isso aconteceu, não sei. (tenho menos de 1 década de bolsa).
|
|
|
Post by greenball on Feb 2, 2016 6:15:03 GMT -3.5
Adicionando ao debate, percebam o que ele diz sobre o VPA. Todas que ele andou comprando (CMIG, BBAS e UNIP) estão abaixo do VPA e em torno de 50% do P/VPA. Segundo fonte segura, ele esta comprando 10 000 BBAS por dia, até esgotar a disponibilidade (palavras dele). Sobre a questão de deixar o dinheiro parado qd sobe, acredito que ele procure encontrar empresas fora do radar. Veja que ele tem 4% da UGPA, e obviamente não comprou com um P/L alto nem P/VPA de 3,00. Ele espero a queda e foi às compras. Qd isso aconteceu, não sei. (tenho menos de 1 década de bolsa). Eu gosto muito da visão do Barsi .. Uma entrevista que ele deu dizendo o porque não investe na petrobras vai ao encontro da minha posição também .. Acredito que a filosofia de investimento, o sangue frio, tempo e a capacidade de aporte seja tão importante quanto os critérios de escolha ...
|
|
vk
Forista VIP
|
Post by vk on Feb 2, 2016 8:38:34 GMT -3.5
Eu acho que o Barsi é um cara que se porta de maneira tão simples, e que se expressa de maneira tão simples, que a gente acaba hipersimplificando o cara e suas análises, e contextualizando certas coisas de maneira errada.
Como no caso do Itaú: ele diz que não investe no Itaú pq o Yield não é suficiente para ele, e que os fundos de previdência tem o Itaú como queridinha pq os seus pagamentos mensais servem para fins atuariais.
Ao mesmo tempo ele investe em Ultrapar que possui um Yield ainda menor, isso é contraditório? Não.
Com base só nessa entrevista o cara deixa bem claro que não investe em bolsa, ele investe em projetos. Ele avalia:
(1) O negócio (2) a perenidade da empresa (3) o histórico de resultados (4) o histórico de distribuições (5) a necessidade de se promover essas distribuições
Só depois disso que o cara fala de VPA e Yield. Eu entendo que o cara faz uma análise completa do negócio, seu histórico, sua viabilidade, sua possibilidade de sobrevivência, seus projetos, etc. Depois de ele dar um Ok em tudo, e falar: Eu gosto desse projeto, eu quero participar disso, ele então vai para o próximo passo, que seria o valuation dele: O yield que esse negócio pode me proporcionar, é o suficiente para eu querer participar desse projeto? O VPA me garante uma margem de segurança suficiente para entrar nesse projeto? No caso do Itaú a resposta foi não, não caso do BB a resposta é sim, o yeld e o vpa são suficiente para ele querer entrar nesse projeto. Vejam que em momento algum ele fala que BB é mais empresa que Itaú, ele fala que pelos yield oferecidos, o BB hoje é um projeto imbatível para se participar.
Já vi em outras entrevistas ele falando da Ultrapar, por exemplo, que é uma empresa com yield baixo, e a resposta basicamente foi que o projeto da ultrapar é tão bom, que o yield vai crescer tanto, que vale a pena participar disso. Ou seja, o cara não apenas avalia o yield como algo presente, mas também analisa o valor futuro do yield presente. Também já vi falando de Ambev, que segundo ele é um projeto maravilhoso, mas não paga o suficiente em yield para ele entrar.
Estamos falando de um cara formado em contabilidade, economia, direito, atuariais, experiência como auditor, experiência como membro de conselhos de adm, que prefere não ir dirigindo para o trabalho pq fica tão absorto em seus pensamentos sobre ações e empresas, que se distrai do trânsito. Mede anualmente seu próprio índice de inflação, e desenvolveu um método próprio de investimentos num mercado acionário predatório como o Brasil (principalmente a algumas décadas) e virou bilionário. Analisou estatisticamente a bolsa e todas as suas empresas, e escolheu cerca de 12 projetos para investir. Não dá para simplificar o cara em Yield e VPA, e em frases soltas de suas entrevistas.
Obs.: já repararam que ele é um dos poucos caras que fica martelando a questão do estatuto do BB? O cara leu o estatuto do BB, analisou, e chegou a conclusão de que está blindado contra aparelhamento. Ou seja, o cara também faz uma análise de estatuto social antes de investir.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Feb 2, 2016 16:57:48 GMT -3.5
Análise técnica da última semana dos mercados mundiais (29/01 até hoje): Por que não me empolgo? Por que antes da alta de araque de 29/01, tínhamos: - BRFS3 estava em 45,xx e agora em 47,xx; - ITUB3 pelo menos voltou ao preço de onde estava!; - EZTC3 está há meses testando os 11,7x e volta pros 12,5x - KROT3 estava em 7,7x e agora em 8,6x; - ODPV3 que antes estava em 9,1x e agora está em 9,7x (ainda!); Mesma coisa MDIA, TOTS, WEGE aff. Tá difícil entregarem a paçoca nessas. De ter muito investidor grande nacional nelas. Aguardando o desespero, que até agora só se manifestou nas small caps.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Feb 2, 2016 17:23:21 GMT -3.5
Não vejo desespero nas ações que estou de olho, isso é muito frustrante! Eu duvido que o pregão de sexta-feira seja positivo...duvido!
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 4, 2016 21:20:43 GMT -3.5
Postei alguns dos resultados de 2015 nos respectivos tópicos: TarponCremerTim ParticipaçõesLojas RennerElekeirozKlabinE realmente parece um filme de horror... a Porto seguro eu também não gostei, mas o ADP parece ter gostado do resultado e ele segue a empresa, então talvez tem alguma coisa que eu não vi. Enfim, esse ano realmente serviu para as empresas jogar todo o lixo guardado nos seus balanços.
|
|