uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jan 21, 2016 10:10:08 GMT -3.5
uqaz , o descompaso entre LL e Caixa Gerado Líquido demonstra bem isso. Se comprar Caixa com o EBITDA ficará mais ridículo ainda. Não estou dizendo que os alunos da Kroton são melhores e mais confiáveis, mas eles sabem gerir melhor o que tem do que a Estácio e isso está nos números. Afinal, o Melzi ficar lendo textos de "crescer com os pés no chão" já não cola mais, porque os números mostram que foi ineficaz a empresa (minha opinião). Paitax,muito obrigado pelas observações. De fato, a KROT3 era uma lagarta até 2011 (só apresentava prejuízos), mas só em 2013 alinhou o fluxo de caixa com o lucro líquido. É praticamente uma asset light (reduzindo alavancagem agressivamente, praticamente sem necessidade de investimentos) com P/L de míseros 10x. Vc me fez mudar de opinião em relação a Estácio, vlw mesmo.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Jan 21, 2016 10:32:00 GMT -3.5
uqaz , o descompaso entre LL e Caixa Gerado Líquido demonstra bem isso. Se comprar Caixa com o EBITDA ficará mais ridículo ainda. Não estou dizendo que os alunos da Kroton são melhores e mais confiáveis, mas eles sabem gerir melhor o que tem do que a Estácio e isso está nos números. Afinal, o Melzi ficar lendo textos de "crescer com os pés no chão" já não cola mais, porque os números mostram que foi ineficaz a empresa (minha opinião). Paitax,muito obrigado pelas observações. De fato, a KROT3 era uma lagarta até 2011 (só apresentava prejuízos), mas só em 2013 alinhou o fluxo de caixa com o lucro líquido. É praticamente uma asset light (reduzindo alavancagem agressivamente, praticamente sem necessidade de investimentos) com P/L de míseros 10x. Vc me fez mudar de opinião em relação a Estácio, vlw mesmo. Uma coisa que eu gosto na Kroton é ela estar presente em outros mercados como cursos para OAB e concursos públicos com a LFG e educação básica. É verdade que a participação desses dois é muito pequena comparada ao ensino superior, mas acho válida a diversificação. Se a empresa amanhã tiver interesse em aumentar a participação nesses mercados já tem know-how.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jan 21, 2016 10:45:54 GMT -3.5
Paitax,muito obrigado pelas observações. De fato, a KROT3 era uma lagarta até 2011 (só apresentava prejuízos), mas só em 2013 alinhou o fluxo de caixa com o lucro líquido. É praticamente uma asset light (reduzindo alavancagem agressivamente, praticamente sem necessidade de investimentos) com P/L de míseros 10x. Vc me fez mudar de opinião em relação a Estácio, vlw mesmo. Uma coisa que eu gosto na Kroton é ela estar presente em outros mercados como cursos para OAB e concursos públicos com a LFG e educação básica. É verdade que a participação desses dois é muito pequena comparada ao ensino superior, mas acho válida a diversificação. Se a empresa amanhã tiver interesse em aumentar a participação nesses mercados já tem know-how. Eu procurei a tal comparação do Paitax qto ao FIES de ESTC x KROT no infomoney e não achei, pena. De todo modo, dá pra ver claramente como a empresa se deu bem em desalavancar antes desta crise maldita. Estou impressionado com o fato de a KROT3 precisar utilizar apenas 20% de seu lucro para a manutenção de seus negócios (Fluxo de Caixa de Investimentos), com esse nível de crescimento insano de lucro (o webcast do 3T15 é um colírio, as inscrições aumentaram e as evasões pararam de crescer). Só acho algo parecido na Bolsa na em CIEL3 (20%), ODPV3(10%), CTIP3 (15%), EZTC3 (7%), MPLU3 (15%) e WEGE3 (20%) Excluindo as empresas do setor financeiro (CIEL3, CTIP3 e MPLU3) é só ver os múltiplos inchados de ODPV e WEGE. EZTC nem conto mais. Gamei.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Jan 21, 2016 11:16:03 GMT -3.5
uqaz, eu mesmo fui procurar e não achei. Foi no CAFI, se não me engano, mas lá é terrível de fazer procura. Eu via a mesma coisa que você, porém comprei em 16 e venci a 12. Espero ela em 5,xx ou 4,xx...vai saber!
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jan 21, 2016 11:23:27 GMT -3.5
uqaz , eu mesmo fui procurar e não achei. Foi no CAFI, se não me engano, mas lá é terrível de fazer procura. Eu via a mesma coisa que você, porém comprei em 16 e venci a 12. Espero ela em 5,xx ou 4,xx...vai saber! kkk, nada como estar preparado para quando as oportunidades de verdade aparecerem. Meu plano é ir migrando meus fiis para ações, à medida que estas últimas pagarem DY parecidos. Só depois começo a comprar ações de crescimento como as que citei. Vc apontou muito bem para o fato de o FIES na Estácio representar 33% dos alunos de gradução, sendo que para a Kroton representar apenas 22%. Se p FIEs representa 20% da receita líquida da Estácio, na Kroton representaria bem menos (eles não mostram essa métrica). Como disse anteriormente, não acredito que vão matar o FIES. Porém, em caso de sufocarem-no - como estão fazendo - melhor ficar com a empresa mais equilibrada das duas.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Jan 21, 2016 12:17:06 GMT -3.5
Exato, uqaz ! Além disso (sem estudar ANIM e SEER), dropout e inadimplência na Kroton são menores. Outra coisa, que considero mais importante que FIES: a questão de como encaram Caixa vs Dívida. A Kroton desalavancou a cia e com a geração de caixa, continuou desalavancando. Quando efetuou a fusão com a Anhanguera, uma das primeiras providências foi cessar a exposição a moeda estrangeira, quitando sua dívida em Euro. Na contraparte, Estácio sofre com a geração de caixa, fez empréstimo em dólar no prazo de 365 dias (quita em Março)e emitiu debêntures para recompor caixa! RECOMPOR CAIXA!!! Apenas assim a empresa continua tendo resultado financeiro positivo e "iludindo" com melhora de lucro. EDIT: "Apenas assim a empresa continua tendo resultado financeiro positivo e "iludindo" com melhora de lucro." Isso já não é mais verdade, a ESTC teve resultado negativo, mesmo com 700 milhões em caixa. A KROT com 450 milhões, teve resultado levemente negativo. Mas note, apenas o lucro operacional da Kroton nos 9M15, paga o passivo de 12 meses, ao contrário da Estácio.
|
|
|
Post by tadeuoc on Jan 21, 2016 13:08:53 GMT -3.5
Exato, uqaz ! Além disso (sem estudar ANIM e SEER), dropout e inadimplência na Kroton são menores. Outra coisa, que considero mais importante que FIES: a questão de como encaram Caixa vs Dívida. A Kroton desalavancou a cia e com a geração de caixa, continuou desalavancando. Quando efetuou a fusão com a Anhanguera, uma das primeiras providências foi cessar a exposição a moeda estrangeira, quitando sua dívida em Euro. Na contraparte, Estácio sofre com a geração de caixa, fez empréstimo em dólar no prazo de 365 dias (quita em Março)e emitiu debêntures para recompor caixa! RECOMPOR CAIXA!!! Apenas assim a empresa continua tendo resultado financeiro positivo e "iludindo" com melhora de lucro. EDIT: "Apenas assim a empresa continua tendo resultado financeiro positivo e "iludindo" com melhora de lucro." Isso já não é mais verdade, a ESTC teve resultado negativo, mesmo com 700 milhões em caixa. A KROT com 450 milhões, teve resultado levemente negativo. Mas note, apenas o lucro operacional da Kroton nos 9M15, paga o passivo de 12 meses, ao contrário da Estácio. Não vejo problema algum em emitir debentures de longo prazo para melhorar o perfil de caixa. Esta questão do resultado financeiro positivo tem de ser estudada. Poucas são as empresas que conseguem aplicar seus recursos a um % maior do que o que pagam de juros (excluindo os bancos, obviamente). Eu acho a marca estácio mais forte, mas talvez isso se deva a morar no RJ, onde a kroton inexiste.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Jan 21, 2016 13:54:58 GMT -3.5
tadeuoc, também não vejo, mas não houve necessidade no caso da Estácio, apenas para manter margens (sendo que existem prioridades de retenção de aluno, inadimplência e sinergia com o grupo SEB. Quando a força da marca, sim, concordo. Em Minas, conversei com alguns conhecidos que classificam Estácio como lixo. Como isso é muito pessoal, prefiro me atentar mais aos números, já que tive mesmo julgamento na época e comprei Estácio ao invés de Kroton (que pagou dividendos gordos e teria valorizado mais que a concorrente).
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Jan 21, 2016 14:00:35 GMT -3.5
uqaz , achei alguns: ANIM3No Release do 3T14 temos os seguintes dados: Base de Alunos Total: 83,9 mil Base de Alunos Presencial: 74,7 mil Alunos FIES: 35,9 mil Alunos Total / FIES: 42,79% Alunos Presencial / FIES: 48,06% SEER3
No Release do 3T14 temos os seguintes dados: Base de Alunos Total: 118.944 mil Base de Alunos Presencial: 87.710 mil Alunos FIES: 44.907 mil Alunos Total / FIES: 35,75% Alunos Presencial / FIES: 51,20% ESTC3No Release do 3T14 temos os seguintes dados: Base de Alunos Total: 468,9 mil Base de Alunos Presencial: 315,7 mil Alunos FIES: 121,2 mil Alunos Total / FIES: 25,85% Alunos Presencial / FIES: 38,39% No 3T13 "Alunos Presencial / FIES" era de 28%, o que faz parecer que a empresa apenas conseguiu crescer tanto por causa do FIES, portanto, é razoavelmente preocupante a situação. KROT3No Release do 3T14 temos os seguintes dados: Base de Alunos Total: 1.025.320 mil Base de Alunos Presencial: 426.065 mil Alunos FIES: 231.080 mil Alunos Total / FIES: 22,54% Alunos Presencial / FIES: 54,24% Tem que monitorar como será a partir da venda da Uniasselvi. Também a consolidação da Anhanguera, de como será o a forma que a empresa irá lidar com isso. Retirados do fórum Infomoney, dia 03/01/2015, do fórum de cada companhia.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jan 21, 2016 14:15:49 GMT -3.5
uqaz , achei alguns: ANIM3No Release do 3T14 temos os seguintes dados: Base de Alunos Total: 83,9 mil Base de Alunos Presencial: 74,7 mil Alunos FIES: 35,9 mil Alunos Total / FIES: 42,79% Alunos Presencial / FIES: 48,06% SEER3
No Release do 3T14 temos os seguintes dados: Base de Alunos Total: 118.944 mil Base de Alunos Presencial: 87.710 mil Alunos FIES: 44.907 mil Alunos Total / FIES: 35,75% Alunos Presencial / FIES: 51,20% ESTC3No Release do 3T14 temos os seguintes dados: Base de Alunos Total: 468,9 mil Base de Alunos Presencial: 315,7 mil Alunos FIES: 121,2 mil Alunos Total / FIES: 25,85% Alunos Presencial / FIES: 38,39% No 3T13 "Alunos Presencial / FIES" era de 28%, o que faz parecer que a empresa apenas conseguiu crescer tanto por causa do FIES, portanto, é razoavelmente preocupante a situação. KROT3No Release do 3T14 temos os seguintes dados: Base de Alunos Total: 1.025.320 mil Base de Alunos Presencial: 426.065 mil Alunos FIES: 231.080 mil Alunos Total / FIES: 22,54% Alunos Presencial / FIES: 54,24% Tem que monitorar como será a partir da venda da Uniasselvi. Também a consolidação da Anhanguera, de como será o a forma que a empresa irá lidar com isso. Retirados do fórum Infomoney, dia 03/01/2015, do fórum de cada companhia. Perceba que a Estácio aumentou o percentual Alunos Total / FIES, enquanto a Kroton apenas manteve. ...e como vc falou, esse atuais 8,xx/KROT3 podem virar 5 ou 4 futuramente kkkk.
|
|
|
Post by cadu28 on Jan 21, 2016 16:19:47 GMT -3.5
itub3 x bbdc3x bbas3? o que vcs escolheriam? Tb iria de ITUB. Estou fora de estatais, só pra trade mesmo. Estou viajando, vou ficar uns 10 dias fora. Por conta disso minha participação está reduzida (Dilma tb tem uma parcela de culpa nisso).
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jan 21, 2016 18:36:16 GMT -3.5
No Release do 3T14 temos os seguintes dados: Base de Alunos Total: 118.944 mil Base de Alunos Presencial: 87.710 mil Alunos FIES: 44.907 mil Alunos Total / FIES: 35,75% Alunos Presencial / FIES: 51,20% ESTC3No Release do 3T14 temos os seguintes dados: Base de Alunos Total: 468,9 mil Base de Alunos Presencial: 315,7 mil Alunos FIES: 121,2 mil Alunos Total / FIES: 25,85% Alunos Presencial / FIES: 38,39% No 3T13 "Alunos Presencial / FIES" era de 28%, o que faz parecer que a empresa apenas conseguiu crescer tanto por causa do FIES, portanto, é razoavelmente preocupante a situação. KROT3No Release do 3T14 temos os seguintes dados: Base de Alunos Total: 1.025.320 mil Base de Alunos Presencial: 426.065 mil Alunos FIES: 231.080 mil Alunos Total / FIES: 22,54% Alunos Presencial / FIES: 54,24% Tem que monitorar como será a partir da venda da Uniasselvi. Também a consolidação da Anhanguera, de como será o a forma que a empresa irá lidar com isso. Retirados do fórum Infomoney, dia 03/01/2015, do fórum de cada companhia. Perceba que a Estácio aumentou o percentual Alunos Total / FIES, enquanto a Kroton apenas manteve. ...e como vc falou, esse atuais 8,xx/KROT3 podem virar 5 ou 4 futuramente kkkk. Ah, ia esquecendo. Por ser a empresa mais arrumada das educacionais nesse cenário horroroso, a Kroton tem grandes chances de ser a campeã nessa consolidação do setor. Essa empresa é um colírio mesmo, lembra muito a ODPV no processo de desalavancagem. A cotação bombou, o P/L inchou.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Jan 21, 2016 23:13:29 GMT -3.5
3T15 | Kroton
| Estácio | Anima | Ser Educa | Base de Alunos Total | 1.064.534 | 536,8 | 81.893 | 138.729 | Base de Alunos Presencial | 444.813 | 436,3 | 75.889 | 122.048 | Alunos FIES | 226.527 | 137,4 | 30.450 | 52.486 | FIES / Alunos Total | 21,28% | 25,60% | 37,14% | 37,83% | FIES / Alunos Presenciais | 50,93% | 39,68% | 40,12% | 43,00% |
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Jan 22, 2016 8:21:29 GMT -3.5
@paitax e uqazVocês tem idéia de qual é a rentabilidade média de um aluno presencial e de um aluno ead?
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Jan 22, 2016 8:30:28 GMT -3.5
@paitax e uqaz Vocês tem idéia de qual é a rentabilidade média de um aluno presencial e de um aluno ead? Vou pesquisar @naymar, porém, a Estácio não abre muito os detalhes sobre isso. A Kroton faz a demostração do Lucro Operacional por modalidade, então tem como ter uma idéia de EBIT / Aluno.
|
|
|
Post by tadeuoc on Jan 22, 2016 8:34:25 GMT -3.5
@paitax e uqaz Vocês tem idéia de qual é a rentabilidade média de um aluno presencial e de um aluno ead? Geralmente o ticket médio de um aluno presencial é 3x maior que um aluno ead. Acho correto pensar que a margem ead é extremamente alta mas, se o ticket for 200 - 600 e a margem ead for 85% e a margem presencial for uns 50%, um aluno presencial é melhor. A kroton possui muito mais fies levando-se em conta os presenciais, que são o grosso da receita, a meu ver.
|
|
|
Post by silversurfer on Jan 23, 2016 12:25:55 GMT -3.5
@paitax e uqaz Vocês tem idéia de qual é a rentabilidade média de um aluno presencial e de um aluno ead? Neymar, não sei a rentabilidade mas em universidades públicas o aluno EAD tem um custo de no máximo 1/3 do aluno presencial.
|
|
|
Post by disc126 on Jan 25, 2016 9:02:37 GMT -3.5
Perceba que a Estácio aumentou o percentual Alunos Total / FIES, enquanto a Kroton apenas manteve. ...e como vc falou, esse atuais 8,xx/KROT3 podem virar 5 ou 4 futuramente kkkk. Ah, ia esquecendo. Por ser a empresa mais arrumada das educacionais nesse cenário horroroso, a Kroton tem grandes chances de ser a campeã nessa consolidação do setor. Essa empresa é um colírio mesmo, lembra muito a ODPV no processo de desalavancagem. A cotação bombou, o P/L inchou. Para somar à discussão... KROT na frente A corrida das empresas de educação pela sala de aula do futuro Depois de fazer quase 200 aquisições pelo País nos últimos dez anos, movimentando, por baixo, R$ 13 bilhões, as companhias privadas de educação disputam agora uma corrida tecnológica. A transformação da sala de aula em um ambiente digital é uma das saídas encontradas pelas empresas para aproveitar as sinergias criadas pela formação de grandes grupos donos de redes de escolas e universidades. O conteúdo online é facilmente replicável, mas, para acessá-lo, a sala de aula tradicional precisa ser adaptada. Escolas e universidades brasileiras já testam o uso de tablets, games e óculos de realidade virtual no processo de ensino. As empresas de material didático estão criando versões multimídia de seu conteúdo e se preparam para vendê-los por assinatura. Em algumas salas de aula, o data show se transformou em uma TV conectada, capaz de trocar mensagens com os alunos. E há estudos de como montar bancos de dados sobre os estudantes para "prever" como eles se comportam e oferecer um conteúdo virtual personalizado. O movimento é estratégico para as empresas de educação. A Kroton, maior empresa de educação do País, comprou no fim de 2015 a startup de tecnologia Studiare. Segundo o vice-presidente de inovação e negócios da Kroton, Paulo de Tarso, a Studiare vai dar suporte ao grupo para implementar uma solução chamada de "ensino adaptativo", uma das principais tendências nos grupos privados. Por meio da tecnologia, o aluno terá acesso a conteúdos personalizados. Ele poderá, por exemplo, assistir a uma aula virtual de contabilidade e resolver questões online. Se o resultado mostrar que ele errou os cálculos, será direcionado a uma aula de reforço de matemática. "Para o nosso negócio ser sustentável no longo prazo, temos de entregar um profissional de qualidade ao mercado. E precisamos da tecnologia para fazer isso com viabilidade financeira. Do contrário, a conta não fecha para o acionista", diz Tarso. Para reforçar o projeto de ensino adaptativo, a Kroton faz pesquisas com a aplicação de games na educação e ferramentas de "big data" que permitem entender o comportamento do aluno e fornecer conteúdo personalizado. Na Anima Educação há testes de currículos interdisciplinares, baseados em modelo de aula presencial e à distância. "A tecnologia permitirá personalizar a educação, mas com estratégia de massa", diz Rafael Ávila, diretor de inovação da Anima. "Acreditamos que o aluno assume um papel mais ativo no processo de ensino e o professor, de orientador." Na prática, o investimento em tecnologia viabilizará cursos universitários híbridos, parte presencial e parte virtual. "Há uma diluição forte do custo fixo, já que o maior custo das universidades é com professores. Isso trará ganho de margem", diz a analista de Educação da Fator Corretora, Juliana Heimbeck. Para ela, investimentos em "ensino adaptativo" também trarão resultados para as empresas com a melhoria do desempenho dos alunos. "A evasão ainda é forte e uma das causas é a dificuldade em aprender". Por trazerem redução de custo, Juliana não espera que os projetos de tecnologia dos grupos privados sejam cortados em meio à crise e à diminuição da verba no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A consultoria PwC registrou 77 aquisições no setor de Educação em três anos. "Agora, os grupos de ensino básico devem seguir essa tendência que já é forte no ensino superior", diz Alessandro Duarte, sócio da PwC. Para ele, o investimento em tecnologia é vital para integrar unidades e gerar ganhos de escala. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo www.socopa.com.br/PopUp/popup_noticias.aspx?i=1.41.1.2016.01.25.18.EC
|
|
tatav
New Member
|
Post by tatav on Jan 25, 2016 22:07:06 GMT -3.5
Prezados,
Seguem abaixo meus votos para fevereiro de 2016. Via de regra escolhi empresas com baixa alavancagem ou alavancagem estável para enfrentar com maior facilidade essa situação de crédito caro e baixa demanda. Ainda, algumas empresas descontadas demais pra ser verdade. Por mais que o Brasil esteja em crise, alguns múltiplos fariam inveja a investidores de países como Japão e EUA.
BBAS3. Dividendos de 15%. p/vp de 0,50. Com ROE constante de 20%, ainda mais com a taxa de juros com tendência de alta e o spread aumentando, o p/l fica em 2,5. CGRA4. Segurança sem dívidas e margens estáveis, apesar da queda na receita. EZTC3. Mais um trimestre sem lançamentos e investimento, exceto pela compra de uma participação. Empresa igualmente sem dívida. FESA4. Igualmente sem dívidas. Dividendos de 15%. VVAR11. Maior 'aposta', apesar de, nesse preço, ser bem segura. Há dois anos a cotação era 7 vezes maior e a receita somente 30% maior. Dívida estável e diminuindo. Muito descontada pelos escândalos de desvio e pela crise por que passam as outras empresas do grupo (Casino na França e GPA aqui). SEER3. Melhor do setor. Maiores margens. Diversificação para o investidor num setor com o maior potencial possível nesse país. SHUL4. Apesar de não ter tag along na ação que tem liquidez, é minha ação em termos de micro-cap e no setor industrial. Empresa estável. Dívidas com tendência de baixa.
É isso. Se for pra diversificar mais e focar em renda, aproveitaria algumas oportunidades em FII's. Aproveitem pessoal, que esse ano vai ser a Black Friday do mercado!
Abraços,
|
|
|
Post by fundamentalista on Jan 26, 2016 9:26:27 GMT -3.5
Senhores,
Gostaria do posicionamento de vocês quanto às empresas BRFS3, ODPV3, VLID3, CCRO3 e MULT3, na perspectiva de longo prazo.
|
|