|
Post by jigsaw on Jan 11, 2016 16:06:11 GMT -3.5
Bom dia pessoal, a partir de quando pode votar? Vou começar a participar aqui também. Se já puder meus votos são: ITUB - bem descontado, ganha na crise e quando ela acabar ganha mais ainda, dos três grandes é o mais bem administrado, sem invenções e sem intervenção estatal direta; ITSA - forma de adquirir indiretamente ITUB mais descontado do que adquirir diretamente; TAEE - excelente pagadora de dividendos, do setor de transmissão com contratos de longo prazo reajustados pela inflação. Tranquila e tem ficado cada vez mais atraente com cotação caindo, gerando boas oportunidades de compra; ETER - apesar de ter sofrido queda nas receitas e lucro com a atual crise, mantém-se lucrativa e com dívida controlada. Boa pagadora de dividendos mantenho ela na carteira pensando no longo prazo; ABEV - crise não afetou fortemente suas receitas. Mantém boas margens e lucro, dívida quase irrisória e caixa robusto. E com crise ou sem crise o pessoal não abandona a geladinha, afinal é um lazer bem barato; CMIG - bem descontada, é a maior do setor com participação em geração, distribuição e transmissão. No médio e longo prazo considero as atuais cotações irresistíveis. Obs: todos os votos fazem parte da minha carteira atual. Minhas maiores posições são em TAEE e ABEV. silversurfer , a partir da 10:00 hs do primeiro dia útil (início do pregão), o voto já é contabilizado para o mês seguinte, bacana sua participação nas duas carteiras, forista bem participativo (acho que ja disse isso).
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jan 11, 2016 16:59:51 GMT -3.5
Cadu, continuando a te explorar, eles gostam muito de EQTL tbm, acompanhas? Ah, Grendene tá começando a devolver um pouco de P em relação a L, comecei a ficar de olho. ESTC parece que tem um corno (acho q eh a 3G!) segurando o preço nos 12-13,00. GRND3 devolvendo o P? Onde viu isso? A cotação dele já flutua entre 15 e 18 desde fevereiro de 2015 (está em 16,84 ontem). Ela continua andando de lado. ESTC estou de olho, mas está com uma baita volatilidade. Parece que cada dia pode abrir a -6% ou +6%. Abaixo de 12 fica interessante. EQTL eu monitoro, já tive ela em alguns momentos na carteira. É uma empresa muito boa em fazer reestruturações, e depois vender. A última notícia que lembro dela era uma possível volta no controle da Light. É uma empresa que estou esperando uma queda p/ estudar entrada, mas que só sobe... Qto a grendene, eu devo ter feito as contas no extremo menor, daí a minha observação. Há três anos que o lucro sobe mais rápido que a cotação (Lucro 3T15 LTM = LL 2015 x P agora = P 2015). A Estácio é a ação mais manipulada q eu conheço neste momento. Como vc diz, ela oscila enlouquecidamente, veja qto fechou hoje com tudo derretendo... Eu acho que a 3G não deixa perder os 12 n, eles encheram o bucho nos 12,xx lá pra abril do ano passado (eu vi e ainda saiu fato relevante). Estou quase comprando.
|
|
|
Post by cadu28 on Jan 11, 2016 19:24:34 GMT -3.5
GRND3 devolvendo o P? Onde viu isso? A cotação dele já flutua entre 15 e 18 desde fevereiro de 2015 (está em 16,84 ontem). Ela continua andando de lado. ESTC estou de olho, mas está com uma baita volatilidade. Parece que cada dia pode abrir a -6% ou +6%. Abaixo de 12 fica interessante. EQTL eu monitoro, já tive ela em alguns momentos na carteira. É uma empresa muito boa em fazer reestruturações, e depois vender. A última notícia que lembro dela era uma possível volta no controle da Light. É uma empresa que estou esperando uma queda p/ estudar entrada, mas que só sobe... Qto a grendene, eu devo ter feito as contas no extremo menor, daí a minha observação. Há três anos que o lucro sobe mais rápido que a cotação (Lucro 3T15 LTM = LL 2015 x P agora = P 2015). A Estácio é a ação mais manipulada q eu conheço neste momento. Como vc diz, ela oscila enlouquecidamente, veja qto fechou hoje com tudo derretendo... Eu acho que a 3G não deixa perder os 12 n, eles encheram o bucho nos 12,xx lá pra abril do ano passado (eu vi e ainda saiu fato relevante). Estou quase comprando. Hoje 7 ações acionaram o meu radar, mas ainda não estou empolgado em comprar nada, embora o IBOV deva dar um repique ainda nesta semana. São elas: UGPA3, VALE5, ABCB4, ITSA4, CGAS5, BBAS3, CPLE3.
|
|
|
Post by themagicboolean on Jan 12, 2016 10:44:21 GMT -3.5
Caríssimos, Seguem já os votos de fevereiro: VVAR11 -> 90% de queda praticamente desde 2015. P/VP em 0,28. P/L na casa de 2. Ainda que os lucros caiam, se o Brasil voltar ao menos para os patamares de 2 anos atrás o Ponto Frio/Casas Bahia tem potencial de valorização de 700%. Comprar e esquecer. AGRO3 -> P/L na casa de 2. Se o lucro líquido do último trimestre for recorrente o P/L vai ser menor que 1. BBAS3 -> P/L < 3. P/VP < 1. Dividendos de 15%. BBDC4 -> Dolarizado está bem menor que a mínima de 2008 (ADRs negociadas na NYSE), sendo que os lucros mais que dobraram desde 2008. Outra barganha. CMIG4 -> P/VP em 0,4. Se vender tudo a empresa se recompra duas vezes. As tarifas são fixas, o lucro deve se manter relativamente constante, dividendos serão enormes. É isso aí pessoal. A hora é agora. Pânico total. Investir conforme o reverso das capaz de revistas. Creio que no meio do ano ocorrerá a grande virada (ciclos presidenciais - livro superperformance stocks). Hora de ir acumulando as quedas aleatórias absurdas que forem ocorrendo. O mercado antecipa a virada da economia. Os dados econômicos indicam ser um processo de leverage / deleverage padrão (How the economic machine work - Ray dalio - Livro que ele escreveu para os empregados dele na Bridgewater e disponibilizou gratuitamente). themagicboolean , por acaso você seria o forista E(X^2)-E^2(X) do outro forum? pelo menos utiliza o mesmo avatar, seja bem vindo. Salve Jigsaw, sou eu sim. O novo fórum está realmente bem mais organizado e sem poluição, vamos trabalhar para termos mais usuários. Em breve votarei na IAFI também! Não acredito muito na independência do banco central, imagino que eles vão manter os juros em 20 de jan e começarão a descer no meio do ano por pressão até da sociedade desesperada por crescimento. Penso ser uma boa diversificar em FIs, principalmente quando ficar decidida a questão da tributação. Eles devem se valorizar quando o juros começar a cair. Por www.tradingeconomics.com podemos ver que o juros real ainda é um dos maires do mundo, talvez até o maior no atual patamar. A Rússia (também em forte crise) jogou o juro nominal até abaixo da inflação no último ano.
|
|
|
Post by fundamentalista on Jan 12, 2016 14:22:30 GMT -3.5
Cadu e Ugaz, como vocês analisam a CPLE3 e a EQTL3? São empresas do ramo elétrico que estão em situações de incógnitas.
A EQTL3 é uma empresa de crescimento, aparentemente bem organizada, mas que distribui poucos dividendos, o que preocupa, em razão de ser uma empresa do setor elétrico. A dívida também é elevada.
Já a CPLE3 é uma estatal, com bons múltiplos e perspectivas de crescimento. Mas a margem é baixa, deixando dúvidas sobre seu desempenho.
|
|
|
Post by mostarda on Jan 12, 2016 15:21:18 GMT -3.5
Sei lá Cadu, eu não confio nessas estatais (copel, comgas, bbas). Nos preços atuais, prefiro comprar itub ou bbdc (nestes preços, daria uns 6% de yield).
Estou comprando brfs3, mdia3, pssa3 e itub3 nos preços atuais. UGPA eu gosto também, pensei em comprar, mas preferi empresas com margens maiores nesse momento.
No aguardo por uma queda maior de wege e ctip
|
|
|
Post by cadu28 on Jan 12, 2016 16:08:01 GMT -3.5
Sei lá Cadu, eu não confio nessas estatais (copel, comgas, bbas). Nos preços atuais, prefiro comprar itub ou bbdc (nestes preços, daria uns 6% de yield). Estou comprando brfs3, mdia3, pssa3 e itub3 nos preços atuais. UGPA eu gosto também, pensei em comprar, mas preferi empresas com margens maiores nesse momento. No aguardo por uma queda maior de wege e ctip Então, não estou animado p/ comprar também, eles só acionaram meu radar. Eu vou ficar ajustando o preço alvo p/ baixo, e quando tiver confiança novamente, penso em comprar algo. Por enquanto, depois de reduzir bem a posição, sigo só acompanhando. Cadu e Ugaz, como vocês analisam a CPLE3 e a EQTL3? São empresas do ramo elétrico que estão em situações de incógnitas. A EQTL3 é uma empresa de crescimento, aparentemente bem organizada, mas que distribui poucos dividendos, o que preocupa, em razão de ser uma empresa do setor elétrico. A dívida também é elevada. Já a CPLE3 é uma estatal, com bons múltiplos e perspectivas de crescimento. Mas a margem é baixa, deixando dúvidas sobre seu desempenho. EQTL é uma que hoje eu investiria, mas não neste patamar de preço. Abaixo de 30 entra no radar. Qto ao endividamento, realmente está proximo do limite do saudável. Mas neste ano a empresa está performando muito bem, só de geração de caixa nas operações nos 9M 15 gerou +1.6B, ao passo que no ano anterior gerou 644M.
|
|
|
Post by buystocks on Jan 12, 2016 16:46:07 GMT -3.5
Curiosamente dizem que saíram um pouco de itau e compraram CPFL. Alguém acompanha esta ultima? Dando uma rápida olhada nos números, devem estar vendo alguma perspectiva futura de virada p/ empresa. Pois no presente, a empresa está com a estrutura financeira frágil, com uma alavancagem elevada (quase 4), e um endividamento tb alto (div bruta/PL quase 3). Olhando o resultado, comparando 9M 14 x 9M 15, o LL deu um belo salto, de 97M p/ 280M. Achei estranho, pois uma empresa com este endividamento elevado, e com o resultado bruto sem muita melhora (937M em 14 p/ 1.008M em 15) era p/ as despesas financeiras estarem comendo uma boa parte do lucro. Ao comparar estas despesas, realmente subiram de -545M p/ -767M, mas a receita financeira tb deu um salto, de 170M p/ 420M. Me parece que teve algum fator não recorrente que afetou positivamente o financeiro. Dando uma olhada geral, e sem analisar melhor o ativo, não consegui ver o que o Verde está achando atrativo no ativo. Sobre CPFL, um pouco de informação qualitativa: www.previ.com.br/revista/edicao/indice-detalhes-751.htmNo final tem um bônus de Vale5. Abraços, Bssb!
|
|
|
Post by pholio on Jan 13, 2016 10:31:42 GMT -3.5
Sei lá Cadu, eu não confio nessas estatais (copel, comgas, bbas). Nos preços atuais, prefiro comprar itub ou bbdc (nestes preços, daria uns 6% de yield). Estou comprando brfs3, mdia3, pssa3 e itub3 nos preços atuais. UGPA eu gosto também, pensei em comprar, mas preferi empresas com margens maiores nesse momento. No aguardo por uma queda maior de wege e ctip Hoje fui às compras em BRF. UGPA continua bem carinha, quem sabe ela mergulha abaixo de 50 como fez no ano passado... Nesse caso eu aumento posição. ITUB está realmente atrativa, mas já tenho uma boa posição nela, só por isso vou aguardar. Na minha opinião, nesse momento é melhor para nós fundamentalistas segurarmos a ansiedade e esperar os resultados anuais. 2016... vai ser longo!
|
|
|
Post by silversurfer on Jan 13, 2016 13:14:15 GMT -3.5
Segurar a ansiedade é que tá sendo difícil pholio. Comprei ITUB e tô me segurando para não comprar mais. BRF também está um picolé ao meio dia do verão.
|
|
|
Post by fielinvestidor on Jan 13, 2016 23:05:46 GMT -3.5
Caríssimos, Seguem já os votos de fevereiro: VVAR11 -> 90% de queda praticamente desde 2015. P/VP em 0,28. P/L na casa de 2. Ainda que os lucros caiam, se o Brasil voltar ao menos para os patamares de 2 anos atrás o Ponto Frio/Casas Bahia tem potencial de valorização de 700%. Comprar e esquecer. AGRO3 -> P/L na casa de 2. Se o lucro líquido do último trimestre for recorrente o P/L vai ser menor que 1. BBAS3 -> P/L < 3. P/VP < 1. Dividendos de 15%. BBDC4 -> Dolarizado está bem menor que a mínima de 2008 (ADRs negociadas na NYSE), sendo que os lucros mais que dobraram desde 2008. Outra barganha. CMIG4 -> P/VP em 0,4. Se vender tudo a empresa se recompra duas vezes. As tarifas são fixas, o lucro deve se manter relativamente constante, dividendos serão enormes. É isso aí pessoal. A hora é agora. Pânico total. Investir conforme o reverso das capaz de revistas. Creio que no meio do ano ocorrerá a grande virada (ciclos presidenciais - livro superperformance stocks). Hora de ir acumulando as quedas aleatórias absurdas que forem ocorrendo. O mercado antecipa a virada da economia. Os dados econômicos indicam ser um processo de leverage / deleverage padrão (How the economic machine work - Ray dalio - Livro que ele escreveu para os empregados dele na Bridgewater e disponibilizou gratuitamente). Sobre AGRO3 o lucro nao vai ser recorrente. .pois foi uma venda de Fazenda difícil ocorrer de novo ..
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Jan 13, 2016 23:12:38 GMT -3.5
Caríssimos, Seguem já os votos de fevereiro: VVAR11 -> 90% de queda praticamente desde 2015. P/VP em 0,28. P/L na casa de 2. Ainda que os lucros caiam, se o Brasil voltar ao menos para os patamares de 2 anos atrás o Ponto Frio/Casas Bahia tem potencial de valorização de 700%. Comprar e esquecer. AGRO3 -> P/L na casa de 2. Se o lucro líquido do último trimestre for recorrente o P/L vai ser menor que 1. BBAS3 -> P/L < 3. P/VP < 1. Dividendos de 15%. BBDC4 -> Dolarizado está bem menor que a mínima de 2008 (ADRs negociadas na NYSE), sendo que os lucros mais que dobraram desde 2008. Outra barganha. CMIG4 -> P/VP em 0,4. Se vender tudo a empresa se recompra duas vezes. As tarifas são fixas, o lucro deve se manter relativamente constante, dividendos serão enormes. É isso aí pessoal. A hora é agora. Pânico total. Investir conforme o reverso das capaz de revistas. Creio que no meio do ano ocorrerá a grande virada (ciclos presidenciais - livro superperformance stocks). Hora de ir acumulando as quedas aleatórias absurdas que forem ocorrendo. O mercado antecipa a virada da economia. Os dados econômicos indicam ser um processo de leverage / deleverage padrão (How the economic machine work - Ray dalio - Livro que ele escreveu para os empregados dele na Bridgewater e disponibilizou gratuitamente). Sobre AGRO3 o lucro nao vai ser recorrente. .pois foi uma venda de Fazenda difícil ocorrer de novo .. Opa fui eu esse ai não entendi kk
|
|
|
Post by dvstruco on Jan 13, 2016 23:33:13 GMT -3.5
E aí, ta barato já? Ano passado eu pensava em dar all in na bolsa em 39k. Mas os 39k já chegaram e acho que os indices internacionais ainda estão muito esticados, com muito espaço pra queda. To cogitando quando o SP500 cair mais de 20% do topo. Complicado isso de achar que tá tudo ruim mas ao mesmo tempo não querer perder o bonde hahaha.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Jan 13, 2016 23:41:06 GMT -3.5
E aí, ta barato já? Ano passado eu pensava em dar all in na bolsa em 39k. Mas os 39k já chegaram e acho que os indices internacionais ainda estão muito esticados, com muito espaço pra queda. To cogitando quando o SP500 cair mais de 20% do topo. Complicado isso de achar que tá tudo ruim mas ao mesmo tempo não querer perder o bonde hahaha. Muito legal essa planilha com vários indicadores fundamentalistas. Pode compartilhar o link, dvstruco ?
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jan 14, 2016 7:22:43 GMT -3.5
Volverine, é o ranking de ações do guiainvest
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Jan 14, 2016 8:50:46 GMT -3.5
E aí, ta barato já? Ano passado eu pensava em dar all in na bolsa em 39k. Mas os 39k já chegaram e acho que os indices internacionais ainda estão muito esticados, com muito espaço pra queda. To cogitando quando o SP500 cair mais de 20% do topo. Complicado isso de achar que tá tudo ruim mas ao mesmo tempo não querer perder o bonde hahaha. Tem que tomar cuidado em olhar os números friamente assim A AGRO3 por exemplo está inflado o PL apenas pelo lucro do ultimo trimestre ter sido enorme devido a venda de um dos seus maiores ativos..., ou seja não é recorrente
|
|
|
Post by greenball on Jan 14, 2016 9:19:03 GMT -3.5
E aí, ta barato já? Ano passado eu pensava em dar all in na bolsa em 39k. Mas os 39k já chegaram e acho que os indices internacionais ainda estão muito esticados, com muito espaço pra queda. To cogitando quando o SP500 cair mais de 20% do topo. Complicado isso de achar que tá tudo ruim mas ao mesmo tempo não querer perder o bonde hahaha. Tem que tomar cuidado em olhar os números friamente assim A AGRO3 por exemplo está inflado o PL apenas pelo lucro do ultimo trimestre ter sido enorme devido a venda de um dos seus maiores ativos..., ou seja não é recorrente pra mim a melhor empresa dessa imagem é justamente a última EZTEC. O setor está uma desgraça, mas essa empresa é muito bem administrada. E pelo que sei as pessoas ainda vão casar, ter filhos, comprar apartamentos e etc (rs rs rs) ... Ainda não podemos viver em câmaras criogênica....
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jan 14, 2016 9:22:32 GMT -3.5
Greenball, comentava com um amigo ontem algo parecido.
EZTC3 (não perde os 12,xx), ESTC3 (Não perde os 12,xx), CTIP3 (aff, não perdia os 30,xx agora n quer perder os 36,xx), ITUB3 (não quer perder esse 23,xx)...esses papéis estão se segurando muito frente a essa fuga de estrangeiros.
|
|
|
Post by greenball on Jan 14, 2016 9:50:48 GMT -3.5
Greenball, comentava com um amigo ontem algo parecido. EZTC3 (não perde os 12,xx), ESTC3 (Não perde os 12,xx), CTIP3 (aff, não perdia os 30,xx agora n quer perder os 36,xx), ITUB3 (não quer perder esse 23,xx)...esses papéis estão se segurando muito frente a essa fuga de estrangeiros. a ESTC3 não estudei ainda. O restante são empresas de primeira. Para quem tem visão de longo prazo pode ser uma grande oportunidade de montar uma carteira. Pois, acho muito difícil em acertar qual será o fundo da bolsa...
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Jan 14, 2016 11:05:39 GMT -3.5
Greenball, comentava com um amigo ontem algo parecido. EZTC3 (não perde os 12,xx), ESTC3 (Não perde os 12,xx), CTIP3 (aff, não perdia os 30,xx agora n quer perder os 36,xx), ITUB3 (não quer perder esse 23,xx)...esses papéis estão se segurando muito frente a essa fuga de estrangeiros. ESTC3 tem tudo para perder os 12,xx e vir testar os 9,xx a 8,xx. Como disseram, gente manipulando, porém, os resultados mostrarão que a empresa não é tão bem administrada e que estava bem devido a explosão do FIES (2013 para 2014, quando explodiu o uso do financiamento).
|
|