iron
Forista VIP
UP THE IRONS!
|
Post by iron on Jan 4, 2016 12:54:02 GMT -3.5
Wizard, se ainda der tempo solicito gentilmente que compute meus votos. Caso não seja possível, não tem problema, mas gostaria apenas de deixar registrado.
Devido ao agravamento da crise no Brasil e previsão de aumento de inflação e consequentemente de juros, eu vou colocar apenas 2 votos. Minha alocação de recursos seria 20% nestas duas empresas e 80% em tesouro selic.
1) EZTC - Empresa vai passar pelo período de turbulência e sair fortalecida da crise no futuro. Voto nela agora como forma de oportunidade de aproveitar preço baixo para acumular ações.
2) ABEV - Setor não cíclico e que deve acompanhar o aumento da inflação. Voto como forma de compor a carteira com uma ação mais estável e robusta, para proteção do capital.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Jan 4, 2016 13:42:38 GMT -3.5
Agora seguem meus votos p/ a CAFI janeiro 2015, com uma justificativa generalizada: Como vejo um momento de grande dificuldades p/ o país em 2016, vou escolher empresas que tenham baixo endividamento, estão c/ bom DY, possuem um bom fluxo de caixa e/ou que tenham uma boa parte da receita ligada a exportação. A única solução que vejo no CP p/ recuperação econômica e política é a saída da Dilma. Senão, até 2018 devemos continuar com a deterioração do país. A dificuldade é que o PT aparelhou o Estado, o que ficou claro na decisão que rasgou a Constituição do STF sobre o rito do impeachment. Aquele gesto matou uma boa parte do meu otimismo p/ o país. - GRND3 - TAEE11 - FESA4 - VIVT4 - EZTC3 - BRFS3 - PRBC4 - FRAS3 Cadu, Por que vc escolheu PRBC e não ABCB? Só queria entender seu ponto de vista. Eu tenho as duas, mas, hoje, se tivesse que escolher uma só, iria de ABCB. E peço desculpas a todos por não ter conseguido votar antes... estava viajando com a família (final de ano), local sem internet. Cheguei há pouco, e não deu tempo para postar os votos. Consegui votar só na IAFI, quando achei wifi, mas não deu tempo de postar aqui tb (FIIs são uns 20 a 30 que acompanho, então lembro tudo de cabeça - ações são mais informações e normalmente costumo analisar dados para elaborar os votos).
|
|
|
Post by cadu28 on Jan 4, 2016 15:37:14 GMT -3.5
Agora seguem meus votos p/ a CAFI janeiro 2015, com uma justificativa generalizada: Como vejo um momento de grande dificuldades p/ o país em 2016, vou escolher empresas que tenham baixo endividamento, estão c/ bom DY, possuem um bom fluxo de caixa e/ou que tenham uma boa parte da receita ligada a exportação. A única solução que vejo no CP p/ recuperação econômica e política é a saída da Dilma. Senão, até 2018 devemos continuar com a deterioração do país. A dificuldade é que o PT aparelhou o Estado, o que ficou claro na decisão que rasgou a Constituição do STF sobre o rito do impeachment. Aquele gesto matou uma boa parte do meu otimismo p/ o país. - GRND3 - TAEE11 - FESA4 - VIVT4 - EZTC3 - BRFS3 - PRBC4 - FRAS3 Cadu, Por que vc escolheu PRBC e não ABCB? Só queria entender seu ponto de vista. Eu tenho as duas, mas, hoje, se tivesse que escolher uma só, iria de ABCB. E peço desculpas a todos por não ter conseguido votar antes... estava viajando com a família (final de ano), local sem internet. Cheguei há pouco, e não deu tempo para postar os votos. Consegui votar só na IAFI, quando achei wifi, mas não deu tempo de postar aqui tb (FIIs são uns 20 a 30 que acompanho, então lembro tudo de cabeça - ações são mais informações e normalmente costumo analisar dados para elaborar os votos). Somente por conta do maior DY. Em segundo plano, por tb ter uma parte de seguradora, diversificando mais no setor financeiro.
|
|
|
Post by toinhoholder on Jan 5, 2016 10:58:44 GMT -3.5
Ansioso pela carteira do mês.
Em dezembro a CAFI anhou do IBOV. Talvez seja o início da retomada rs
|
|
|
Post by pholio on Jan 5, 2016 11:47:55 GMT -3.5
Feliz 2016 a todos! Também vou colocar uma justificativa generalizada, pois no ano passado promovi algumas mudanças na minha própria carteira, diminuindo algumas exposições e adicionando novas companhias, pensando especialmente em fluxo de caixa previsível, comprado a um preço razoável. Continuo sendo um entusiasta da abordagem em valor em companhias baratas, e também tenho um voto nesse sentido que é BBAS. BBAS3 ITUB3 CTIP3 BRFS3 EZTC3 GRND3 TAEE11 VIVT4 pholio , todos esses ativos compõe a sua carteira (ou essa é a sua carteira)? qual o preço medio de cada ativo? desde que começou a montar posição você está no vermelho ou no azul? você entende que o mercado acionário continua compensador? FELIZ ANO NOVO pra você tambem. Jigsaw , Obrigado por enriquecer o debate! Nem todas as votadas estão na minha carteira, caso de CTIP, BRFS e TAEE (esta última já estou com OC montada). Começando pela sua última pergunta, continuo acreditando que o investimento em mercado acionário saudável é compensador para investimentos com prazos longos ou indefinidos (falando apenas do meu perfil). A história tem mostrado isto. MAS... Infelizmente nosso mercado de capitais não consegue se desenvolver, pois não é visto nem como formador de poupança da população e nem como fonte importante de captação para empresas (podemos aprofundar este assunto depois). O fechamento de capital de importantes empresas vem provando este ponto. Portanto, investir em ações no Brasil é (quase) uma questão de fé. Sobre a minha carteira, estou predominantemente no vermelho, como imagino que a maioria dos holders está... Em 2015 eu praticamente não coloquei dinheiro novo em ações. Em 2014 e 2015 já reduzi ou liquidei algumas posições, com belo lucro (BEMA, UGPA), no zero a zero (GETI), ou no prejuízo (ETER). Quanto às mudanças que venho promovendo (lentamente) dizem respeito especialmente a i) aumento de diversificação de empresas e setores e ii) colocar na carteira empresas mais "caras" que mereçam o preço pago devido a alguma vantagem competitiva. Hoje vejo a minha carteira pretendida agrupada nessas duas categorias (preenchendo pelo menos parte dos requisitos). 1) Valor/ Dividendos a. Possuem caixa líquido/confortável posição de caixa (nadando em dinheiro) b. Já enfrentaram outras crises com tranquilidade c. Pagam bons dividendos / estão com bom dY d. Bom potencial de Valorz 2) Crescimento / Líderes de mercado a. Somente empresa/setor não cíclicos b. Empresas que são líderes, com histórico consistente e altas margens c. Endividamento controlado, (olhar o histórico e o fluxo de caixa) d. Crescimento histórico e retornos que justifiquem múltiplos P/L e EV/EBTIDA Exemplos de 1) GRND3, EZTC3, e exemplos de 2) seriam BRFS, CTIP, UGPA, ABEV. Colocando assim está bem resumido, pois eu continuo analisando também questões que já analisava antes: estrutura de capital / liquidez adequada, resultado operacional, consistência e crescimento dos lucros e a composição desses lucros, ROE, margens, questões de governança e tag along. A mudança está mais no foco das minhas novas escolhas, que antes estava mais em encontrar empresas baratas, depreciadas em relação à média dos seus lucros. Eu olhava mais para P/L, em conjunto com margens e ROE. Agora eu olho muito para o fluxo de caixa, e também a parte operacional, vejo o EV/EBTIDA junto com a "qualidade" desses fatores. Dependendo do caso, aceito pagar um P/L caro. Ainda fiz muito pouco do remanejamento na prática, pois estou sem vontade de colocar dinheiro novo em ações. E ainda sinto que não estudei o suficiente as empresas que quero comprar, nem a estratégia. Aproveito para pedir opiniões, críticas... Abraço
|
|
|
Post by always on Jan 5, 2016 14:50:00 GMT -3.5
Jigsaw..........dá tempo ainda de montar uma carteira para janeiro? E para o Ano? Vou acompanhar as empresas que citou também. E as vezes trarei gráficos e analises-quando for possível
Abrindo no gráfico: GRND3: existem fundos na região dos 13 e outro pelos 12. Ainda em tendência de queda. Vem a uns 3 meses de queda, mas papel ainda está pesado. Sugiro aguardar um pouco mais para entrada; EZTC3: situação muito semelhante a Grandene; BRFS3: muito interessante também. Papel caro este (entendo sua lógica); CTIP: entrando numa tendência de queda. Deverá buscar fechar o GAP entre 34 - 36,60 (3/11/15). Um outro em 32. UGPA: tend queda, mas no dia de hoje está mega interessante. Deixando martelo show, ifr muito bom e até o TRIX querendo alçar vôo; ABEV3: tend de queda.
Eu curto muito pegar o papel quando está esquecido por todos como USIM5 e GOAU4 atualmente.
|
|
|
Post by wizardhsc on Jan 5, 2016 15:11:41 GMT -3.5
Desculpem pelo atraso, acabei formatando o pc, segue a carteira de janeiro de 2016. Em 2016 o desejo de dias melhores é grande, mas a esperança inexistente. Resta continuar batalhando.
|
|
|
Post by flusaosinistro52 on Jan 6, 2016 16:09:03 GMT -3.5
acho que só volto pra bolsa com ibov a menos de 40000 e com o lula na cadeia...
|
|
|
Post by greenball on Jan 6, 2016 18:55:57 GMT -3.5
acho que só volto pra bolsa com ibov a menos de 40000 e com o lula na cadeia... Os 40k ta pertinho o outro ainda não sei kkkkkk
|
|
|
Post by silversurfer on Jan 7, 2016 10:11:30 GMT -3.5
Bom dia pessoal, a partir de quando pode votar? Vou começar a participar aqui também. Se já puder meus votos são:
ITUB - bem descontado, ganha na crise e quando ela acabar ganha mais ainda, dos três grandes é o mais bem administrado, sem invenções e sem intervenção estatal direta; ITSA - forma de adquirir indiretamente ITUB mais descontado do que adquirir diretamente; TAEE - excelente pagadora de dividendos, do setor de transmissão com contratos de longo prazo reajustados pela inflação. Tranquila e tem ficado cada vez mais atraente com cotação caindo, gerando boas oportunidades de compra; ETER - apesar de ter sofrido queda nas receitas e lucro com a atual crise, mantém-se lucrativa e com dívida controlada. Boa pagadora de dividendos mantenho ela na carteira pensando no longo prazo; ABEV - crise não afetou fortemente suas receitas. Mantém boas margens e lucro, dívida quase irrisória e caixa robusto. E com crise ou sem crise o pessoal não abandona a geladinha, afinal é um lazer bem barato; CMIG - bem descontada, é a maior do setor com participação em geração, distribuição e transmissão. No médio e longo prazo considero as atuais cotações irresistíveis.
Obs: todos os votos fazem parte da minha carteira atual. Minhas maiores posições são em TAEE e ABEV.
|
|
|
Post by themagicboolean on Jan 8, 2016 9:46:34 GMT -3.5
Caríssimos,
Seguem já os votos de fevereiro:
VVAR11 -> 90% de queda praticamente desde 2015. P/VP em 0,28. P/L na casa de 2. Ainda que os lucros caiam, se o Brasil voltar ao menos para os patamares de 2 anos atrás o Ponto Frio/Casas Bahia tem potencial de valorização de 700%. Comprar e esquecer. AGRO3 -> P/L na casa de 2. Se o lucro líquido do último trimestre for recorrente o P/L vai ser menor que 1. BBAS3 -> P/L < 3. P/VP < 1. Dividendos de 15%. BBDC4 -> Dolarizado está bem menor que a mínima de 2008 (ADRs negociadas na NYSE), sendo que os lucros mais que dobraram desde 2008. Outra barganha. CMIG4 -> P/VP em 0,4. Se vender tudo a empresa se recompra duas vezes. As tarifas são fixas, o lucro deve se manter relativamente constante, dividendos serão enormes.
É isso aí pessoal. A hora é agora. Pânico total. Investir conforme o reverso das capaz de revistas.
Creio que no meio do ano ocorrerá a grande virada (ciclos presidenciais - livro superperformance stocks). Hora de ir acumulando as quedas aleatórias absurdas que forem ocorrendo. O mercado antecipa a virada da economia. Os dados econômicos indicam ser um processo de leverage / deleverage padrão (How the economic machine work - Ray dalio - Livro que ele escreveu para os empregados dele na Bridgewater e disponibilizou gratuitamente).
|
|
|
Post by higorq on Jan 8, 2016 17:33:08 GMT -3.5
Sera um bom norte? Sthulberger virando a mão...redução de posição em ações globais e aumento em ações brasileiras. Carta do verde de dezembro parece pessimista (como todo mundo) com cenário macro horrível, mas enxergando assimetrias preço-valor no mercado local...
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Jan 8, 2016 22:33:36 GMT -3.5
Boa noite. ..Consegui voltar
PELA sangria contínuo nela e
SLC- não está apanhando e vai se beneficiar muito do dólar alto
ABEV - gestão exemplar de fluxo de caixa
GOAU4 - dividendos acima de 25 % ..
Votos para fevereiro. .qualquer coisa estou lá no hospício do INFOMONEY kkk ABS e bom 2016 a todos
|
|
|
Post by dvstruco on Jan 8, 2016 22:45:02 GMT -3.5
Sera um bom norte? Sthulberger virando a mão...redução de posição em ações globais e aumento em ações brasileiras. Carta do verde de dezembro parece pessimista (como todo mundo) com cenário macro horrível, mas enxergando assimetrias preço-valor no mercado local... Onde vejo essa carta do verde?
|
|
|
Post by higorq on Jan 8, 2016 23:09:50 GMT -3.5
Sera um bom norte? Sthulberger virando a mão...redução de posição em ações globais e aumento em ações brasileiras. Carta do verde de dezembro parece pessimista (como todo mundo) com cenário macro horrível, mas enxergando assimetrias preço-valor no mercado local... Onde vejo essa carta do verde? Ta no site da verde asset www.verdeasset.com.br
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jan 9, 2016 6:14:18 GMT -3.5
Curiosamente dizem que saíram um pouco de itau e compraram CPFL. Alguém acompanha esta ultima?
|
|
|
Post by cadu28 on Jan 9, 2016 7:28:58 GMT -3.5
Curiosamente dizem que saíram um pouco de itau e compraram CPFL. Alguém acompanha esta ultima? Dando uma rápida olhada nos números, devem estar vendo alguma perspectiva futura de virada p/ empresa. Pois no presente, a empresa está com a estrutura financeira frágil, com uma alavancagem elevada (quase 4), e um endividamento tb alto (div bruta/PL quase 3). Olhando o resultado, comparando 9M 14 x 9M 15, o LL deu um belo salto, de 97M p/ 280M. Achei estranho, pois uma empresa com este endividamento elevado, e com o resultado bruto sem muita melhora (937M em 14 p/ 1.008M em 15) era p/ as despesas financeiras estarem comendo uma boa parte do lucro. Ao comparar estas despesas, realmente subiram de -545M p/ -767M, mas a receita financeira tb deu um salto, de 170M p/ 420M. Me parece que teve algum fator não recorrente que afetou positivamente o financeiro. Dando uma olhada geral, e sem analisar melhor o ativo, não consegui ver o que o Verde está achando atrativo no ativo.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jan 9, 2016 8:55:24 GMT -3.5
Curiosamente dizem que saíram um pouco de itau e compraram CPFL. Alguém acompanha esta ultima? Dando uma rápida olhada nos números, devem estar vendo alguma perspectiva futura de virada p/ empresa. Pois no presente, a empresa está com a estrutura financeira frágil, com uma alavancagem elevada (quase 4), e um endividamento tb alto (div bruta/PL quase 3). Olhando o resultado, comparando 9M 14 x 9M 15, o LL deu um belo salto, de 97M p/ 280M. Achei estranho, pois uma empresa com este endividamento elevado, e com o resultado bruto sem muita melhora (937M em 14 p/ 1.008M em 15) era p/ as despesas financeiras estarem comendo uma boa parte do lucro. Ao comparar estas despesas, realmente subiram de -545M p/ -767M, mas a receita financeira tb deu um salto, de 170M p/ 420M. Me parece que teve algum fator não recorrente que afetou positivamente o financeiro. Dando uma olhada geral, e sem analisar melhor o ativo, não consegui ver o que o Verde está achando atrativo no ativo. Cadu, continuando a te explorar, eles gostam muito de EQTL tbm, acompanhas? Ah, Grendene tá começando a devolver um pouco de P em relação a L, comecei a ficar de olho. ESTC parece que tem um corno (acho q eh a 3G!) segurando o preço nos 12-13,00.
|
|
|
Post by cadu28 on Jan 9, 2016 19:54:17 GMT -3.5
Dando uma rápida olhada nos números, devem estar vendo alguma perspectiva futura de virada p/ empresa. Pois no presente, a empresa está com a estrutura financeira frágil, com uma alavancagem elevada (quase 4), e um endividamento tb alto (div bruta/PL quase 3). Olhando o resultado, comparando 9M 14 x 9M 15, o LL deu um belo salto, de 97M p/ 280M. Achei estranho, pois uma empresa com este endividamento elevado, e com o resultado bruto sem muita melhora (937M em 14 p/ 1.008M em 15) era p/ as despesas financeiras estarem comendo uma boa parte do lucro. Ao comparar estas despesas, realmente subiram de -545M p/ -767M, mas a receita financeira tb deu um salto, de 170M p/ 420M. Me parece que teve algum fator não recorrente que afetou positivamente o financeiro. Dando uma olhada geral, e sem analisar melhor o ativo, não consegui ver o que o Verde está achando atrativo no ativo. Cadu, continuando a te explorar, eles gostam muito de EQTL tbm, acompanhas? Ah, Grendene tá começando a devolver um pouco de P em relação a L, comecei a ficar de olho. ESTC parece que tem um corno (acho q eh a 3G!) segurando o preço nos 12-13,00. GRND3 devolvendo o P? Onde viu isso? A cotação dele já flutua entre 15 e 18 desde fevereiro de 2015 (está em 16,84 ontem). Ela continua andando de lado. ESTC estou de olho, mas está com uma baita volatilidade. Parece que cada dia pode abrir a -6% ou +6%. Abaixo de 12 fica interessante. EQTL eu monitoro, já tive ela em alguns momentos na carteira. É uma empresa muito boa em fazer reestruturações, e depois vender. A última notícia que lembro dela era uma possível volta no controle da Light. É uma empresa que estou esperando uma queda p/ estudar entrada, mas que só sobe...
|
|
|
Post by jigsaw on Jan 11, 2016 16:03:05 GMT -3.5
Caríssimos, Seguem já os votos de fevereiro: VVAR11 -> 90% de queda praticamente desde 2015. P/VP em 0,28. P/L na casa de 2. Ainda que os lucros caiam, se o Brasil voltar ao menos para os patamares de 2 anos atrás o Ponto Frio/Casas Bahia tem potencial de valorização de 700%. Comprar e esquecer. AGRO3 -> P/L na casa de 2. Se o lucro líquido do último trimestre for recorrente o P/L vai ser menor que 1. BBAS3 -> P/L < 3. P/VP < 1. Dividendos de 15%. BBDC4 -> Dolarizado está bem menor que a mínima de 2008 (ADRs negociadas na NYSE), sendo que os lucros mais que dobraram desde 2008. Outra barganha. CMIG4 -> P/VP em 0,4. Se vender tudo a empresa se recompra duas vezes. As tarifas são fixas, o lucro deve se manter relativamente constante, dividendos serão enormes. É isso aí pessoal. A hora é agora. Pânico total. Investir conforme o reverso das capaz de revistas. Creio que no meio do ano ocorrerá a grande virada (ciclos presidenciais - livro superperformance stocks). Hora de ir acumulando as quedas aleatórias absurdas que forem ocorrendo. O mercado antecipa a virada da economia. Os dados econômicos indicam ser um processo de leverage / deleverage padrão (How the economic machine work - Ray dalio - Livro que ele escreveu para os empregados dele na Bridgewater e disponibilizou gratuitamente). themagicboolean , por acaso você seria o forista E(X^2)-E^2(X) do outro forum? pelo menos utiliza o mesmo avatar, seja bem vindo.
|
|