|
Post by jigsaw on Dec 29, 2015 17:13:01 GMT -3.5
Votarei apenas em CGRA4 e ALUP11 por acreditar estarem descontadas em relação a lucratividade que apresentam. Abraços ADP , alem da questão do desconto e da lucratividade, existe mais algum indicador fundamentalista que mereça destaque nessas empresas, pergunto isso porque ALUP11 tem pouca citação por aqui (corrija-me se estiver errado). Na sua opinião, qual (is) outra (s) empresa (s) do mesmo segmento, dessas indicadas, poderia merecer uma atenção especial?
|
|
|
Post by greenball on Dec 30, 2015 9:46:49 GMT -3.5
Vou votar:
CGRA - Bastante dinheiro em caixa, administração focada, múltiplos baixos, empresa com longa tradição no interior do brasil. SBSP3 - Crise do abastecimento está sendo mitigada com a melhoria das chuvas, teve aumentos nas tarifas que vão refletir ao longo dos próximos trimestres. P/VPA = 1. EZTC - Esta empresa possui uma administração extremamente focada. Conservadora, mas sem ser medrosa. Quando a crise passar fará a alegria de muita gente.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Dec 30, 2015 10:52:15 GMT -3.5
Vou votar: CGRA - Bastante dinheiro em caixa, administração focada, múltiplos baixos, empresa com longa tradição no interior do brasil. SBSP3 - Crise do abastecimento está sendo mitigada com a melhoria das chuvas, teve aumentos nas tarifas que vão refletir ao longo dos próximos trimestres. P/VPA = 1. EZTC - Esta empresa possui uma administração extremamente focada. Conservadora, mas sem ser medrosa. Quando a crise passar fará a alegria de muita gente. Cuidado com este VPA. Garanto que dentro dele existem muitos bens que não geram um centavo para os acionistas (à semelhança do que ocorre com muitas outras estatais). um exemplo bem simples: em 2007, a pretexto de preservar os mananciais, a sabesp comprou um monte de terrenos na zona sul de SP para a prefeitura construir parques. VPA é sempre uma referência de valor, mas P/VPA = 1 nem sempre é um preço de equilíbrio.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Dec 30, 2015 10:59:24 GMT -3.5
Meus votos continuam sendo CMIG VALE BBAS EALT vou a aguardar mais um balanço para ver se volto a votar em empresas atreladas á construção
|
|
ADP
Moderador
|
Post by ADP on Dec 30, 2015 11:01:41 GMT -3.5
Votarei apenas em CGRA4 e ALUP11 por acreditar estarem descontadas em relação a lucratividade que apresentam. Abraços ADP , alem da questão do desconto e da lucratividade, existe mais algum indicador fundamentalista que mereça destaque nessas empresas, pergunto isso porque ALUP11 tem pouca citação por aqui (corrija-me se estiver errado). Na sua opinião, qual (is) outra (s) empresa (s) do mesmo segmento, dessas indicadas, poderia merecer uma atenção especial? Olá jigsaw, No segmento das elétricas tenho bons olhos para ALUP11 e TAEE11 por causa das margens e dos contratos longos. No comércio gosto da CGRA4 não por acreditar que terá lucratividade de rápido crescimento. Olho mais em questão de valor. Empresa sem dívida, com um caixa robusto. Tem um terreno produtivo que podemos considerar que é um ativo oculto de valor considerável. A empresa é tradicional, sobreviveu no período das trevas quando empresas como Mesbla's e Arapuãs faliram. O problema é que a economia não ajuda. Quando a economia melhorar, teremos resultados melhores. Outro problema é a liquidez. Mas pela questão de valor, voto na empresa. Abraços
|
|
|
Post by greenball on Dec 30, 2015 11:33:44 GMT -3.5
Vou votar: CGRA - Bastante dinheiro em caixa, administração focada, múltiplos baixos, empresa com longa tradição no interior do brasil. SBSP3 - Crise do abastecimento está sendo mitigada com a melhoria das chuvas, teve aumentos nas tarifas que vão refletir ao longo dos próximos trimestres. P/VPA = 1. EZTC - Esta empresa possui uma administração extremamente focada. Conservadora, mas sem ser medrosa. Quando a crise passar fará a alegria de muita gente. Cuidado com este VPA. Garanto que dentro dele existem muitos bens que não geram um centavo para os acionistas (à semelhança do que ocorre com muitas outras estatais). um exemplo bem simples: em 2007, a pretexto de preservar os mananciais, a sabesp comprou um monte de terrenos na zona sul de SP para a prefeitura construir parques. VPA é sempre uma referência de valor, mas P/VPA = 1 nem sempre é um preço de equilíbrio. Não se usa nenhum múltiplo isolado. Foi só mais um ponto na justificativa. Nas minhas escolhas sempre dou peso maior a aspectos qualitativos. Acredito que ainda há mercados para a empresa explorar e que o aumento de tarifas tende a melhorar os resultados da companhia. Além disso, água é um bem necessário e que tende a se tornar cada vez mais caro.
|
|
|
Post by henrique on Dec 30, 2015 16:08:51 GMT -3.5
Alguém aqui do fórum já reparou no Banco Sofisa SFSA4, paga bem dividendos, teve uma bom ganho com câmbio, no último trimestre, do qual não entendi a operação (se alguém puder explicar agradeço). Nesse ano fez uma boa propaganda na globonews e nos sites de finanças cdb 100% do cdi, liquidez diária, assim conseguiu uma boa captação. Concentração familiar. Acredito q pelo histórico deve pagar, pelo menos, mais 10% em dividendos em março de 2016.
Pro CAFI vou de SFSA4, ABCB4, BBAS3, FESA4, UNIP6 - todas com múltiplos baixos, bons dividendos e previsíveis, mesmo pra um país e governo imprevisível.
Galera fico triste de ver o fórum do infomoney morrer, mas fico imensamente feliz de ver esse espaço, sou um cara que mal escreve, mas leio muito tudo isso e todo tempo, acompanho o CAFI desde de 2009, sou muito agradecido a todos, mormente ao CADU pela organização do CAFI e as ótimas avaliações trimestras.
Longa vida a essa espaço. Grande abraço e ótimo 2016
Se vc me dão licença gostaria de acabar esse texto com o vocabulário do Blog Bolha imobiliária:
PMJs (paguem meus juros) 666 bananeses kkkk. Valeu
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Dec 30, 2015 16:23:49 GMT -3.5
Henrique, Sofisa deve passar em breve por uma OPA por causa de umas operações da família controladora em 2008. Saiu decisão da CVM recentemente sobre a questão.
|
|
|
Post by henrique on Dec 30, 2015 17:17:48 GMT -3.5
Eita gota, o VPA 4,98. Tá um rolo danado a proposta de OPA da Unipar Carbocloro, nem metade do VPA.
rst vc poderia fazer um pouco de futurologia e imaginar e expressar aqui o que vc acha q pode acontecer?
Aonde eu poderia conseguir mais informações?
Valeu pela dica!!
|
|
|
Post by henrique on Dec 30, 2015 17:22:54 GMT -3.5
SOFISA (SFSA-N2) Fato Relevante - Decisao do Colegiado da CVM - Reapresentacao A empresa enviou o seguinte fato relevante BANCO SOFISA S.A., em continuidade dos Fatos Relevantes divulgados em 02.06.2014, em 04.06.2014, em 16.06.2014, em 31.07.2014 e em 02.10.2015, comunica que recebeu o Oficio n. 237/2015/CVM/SER/GER-1, por meio do qual foi informado da decisao do Colegiado da CVM em 15.12.2015 sobre o pedido de esclarecimento e reconsideracao apresentado pela controladora da Companhia sobre o pedido de realizacao de oferta publica por aumento de participacao da Companhia, com fundamento no Paragrafo 6. do art. 4. da Lei n. 6.404/1976 e no art. 26 da Instrucao CVM 361/2002 ("ICVM n. 361"). Desse modo: a) a acionista controladora do Sofisa deveria realizar oferta publica de aquisicao de acoes por aumento de participacao ("OPA"), devendo protocolar a documentacao pertinente no prazo de 44 dias a contar da presente data; b) As acoes objeto da OPA devem ser as acoes preferenciais de emissao da Companhia consideradas em circulacao em 26.12.2008 e que, na data da realizacao da OPA, tenham permanecido sob a mesma titularidade desde a referida data; c) A acionista controladora podera solicitar a CVM autorizacao para nao realizar a OPA, tendo em vista o disposto no art. 28 da ICVM n. 361, se julgar pertinente, desde que se comprometa a alienar o excesso de participacao no prazo de 3 meses. A Companhia esta dando ciencia da decisao acima a sua acionista controladora, que informara ao mercado tao logo seja definida a linha a ser seguida. A Companhia mantera seus acionistas e o mercado em geral informados acerca da evolucao da materia. **Eu não entraria porque comprei esse ano, e eles ainda podem desistir, fica difícil futurologia aqui
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Dec 31, 2015 9:26:55 GMT -3.5
As opções postas basicamente são: venderem a participação excedente ou realizar a opa e comprar as ações da polo capital, que é quem está por trás desta briga desde 2008 para ver assegurados seus direitos.
Não tenho a menor ideia de qual o caminho que escolherão. Se venderem as ações, derrubam a cotação, o que não é algo necessariamente ruim para quem está de fora. Se realizarem a OPA, talvez tenham que levantar recursos e um dos resultados da oferta será a redução das ações em circulação (mas não da liquidez, já que a Polo capital possivelmente não estava negociando suas ações justamente para preservar seu direito).
Agora, como vão executar cada uma das operações é que é a grande dúvida. Podem, por exemplo, distribuir dividendos em excesso para prover os controladores de recursos para o OPA, podem fazer algum rolo semelhante ao que observado recentemente na gerdau, etc Na venda, podem desde fazer uma simples venda em leilão, ou até alguma maracutaia no estilo laep. Vai saber.
Dependendo da escolha, o resultado pode ser tanto indiferente aos minoritários como bastante lesivo.
|
|
|
Post by cadu28 on Dec 31, 2015 10:13:27 GMT -3.5
Em breve fecho o resultado da CAFI dezembro 15 e posto aqui, e depois sigo com meus votos p/ a carteira de janeiro 2016! Lembrando que a votação da CAFI se encerra no dia 04/01, ás 10hs.
Um bom ano novo a todos, com menos Dilma, Renan Calheiros e Eduardo Cunha, e mais felicidade e prosperidade p/ nosso povo!
|
|
|
Post by Minkowski on Jan 1, 2016 11:33:51 GMT -3.5
Peço desculpas pelaausência na votação da carteira de dezembro. Para Janeiro meus votos são: ALUP11 ESTC3 EZTC3 FRAS3 GRND3 ITUB3De olho também em MDIA3, ETER3, CTIP3, CGAS3/5, BRFS3, VIVT3, FESA4, CARD3. As justificativas são as mesmas: ESTC3, ITUB3 e EZTC3 tem histórico de crescimento de lucros e estão com preços razoáveis (Apesar das Estácio ter dado uma boa subida recentemente). Estácio é a educacional com menos exposição ao FIES na Bolsa. EZTEC vendeu muito pouco mas tem tomado medidas que considero acertadas (sem lançamentos, diminuição da remuneração da administração) e tem terrenos excelentes e uma possibilidade de pagar dividendos por alguns anos. ALUP11 - Excelente geração de caixa, transmissoraa/geradora com controle privado e alguns ativos fora do Brasil. GRND3 aumentando o resultado de exportações e se segurando por enquanto. Caixa gordo. Problemas com a joint-venture de móveis, mas duvido que possa piorar isso. Mais possível estocar a sangria. FRAS3 com metade da receita vinda da exportação, receitas crescentes no 3T.
|
|
|
Post by rodolfosrb on Jan 2, 2016 8:27:23 GMT -3.5
Meus votos continuam sendo CMIG VALE BBAS EALT vou a aguardar mais um balanço para ver se volto a votar em empresas atreladas á construção Potuz, acabo de trocar VALE por BBAS, em minha carteira. Acreditando poder recuperar meu prejuízo em VALE mais rápido em BBAS. O que te faz votar na Vale? Eu vejo um futuro complicado pra ela. Primeiro o preço do minério, segundo a paralização da Samarco. Terceiro, que pelo que vislumbro vão onerar bastante a empresa nesta questão da Samarco.
|
|
|
Post by rodolfosrb on Jan 2, 2016 8:36:59 GMT -3.5
Seguem meus votos: CGRA - Empresa lucrativa, com caixa, empresa funciona redondo a um P/L de 4. BBAS - Não tem o que se falar com um banco como este a um P/L de 3. Sendo acionista de BBSE e CIEL que só se valorizam. PRBC - Dos bancos médios é o que mais me chama atenção. Temos só que ver como ele reagirá à crise de inadimplência de 2016. VIVT - Dentre as empresas de telecom é a única que tem números sólidos, e quem é cliente sabe que ela tem diferencial frente às concorrentes.
|
|
|
Post by cadu28 on Jan 2, 2016 20:03:11 GMT -3.5
Segue o resultado da CAFI dezembro 2015: Destaques negativos do mês: CMIG4 com -7,1%, e BBAS3 com -8,1% Destaque positivo (único da carteira): FESA4 com +16,7% Foi um ano muito ruim p/ CAFI, acho que serve p/ reflexão. Embora no acumulado a CAFI continua com uma boa rentabilidade, ainda bem acima do CDI, a deterioração econômica, e a incerteza política, tem levado o país p/ um cenário nebuloso. Não consigo ser otimista quanto a 2016, deve ser um ano tão ruim, senão pior, que o ano passado.
|
|
|
Post by cadu28 on Jan 2, 2016 20:11:36 GMT -3.5
Agora seguem meus votos p/ a CAFI janeiro 2015, com uma justificativa generalizada:
Como vejo um momento de grande dificuldades p/ o país em 2016, vou escolher empresas que tenham baixo endividamento, estão c/ bom DY, possuem um bom fluxo de caixa e/ou que tenham uma boa parte da receita ligada a exportação. A única solução que vejo no CP p/ recuperação econômica e política é a saída da Dilma. Senão, até 2018 devemos continuar com a deterioração do país. A dificuldade é que o PT aparelhou o Estado, o que ficou claro na decisão que rasgou a Constituição do STF sobre o rito do impeachment. Aquele gesto matou uma boa parte do meu otimismo p/ o país.
- GRND3 - TAEE11 - FESA4 - VIVT4 - EZTC3 - BRFS3 - PRBC4 - FRAS3
|
|
|
Post by pholio on Jan 3, 2016 23:07:42 GMT -3.5
Feliz 2016 a todos!
Também vou colocar uma justificativa generalizada, pois no ano passado promovi algumas mudanças na minha própria carteira, diminuindo algumas exposições e adicionando novas companhias, pensando especialmente em fluxo de caixa previsível, comprado a um preço razoável. Continuo sendo um entusiasta da abordagem em valor em companhias baratas, e também tenho um voto nesse sentido que é BBAS.
BBAS3 ITUB3 CTIP3 BRFS3 EZTC3 GRND3 TAEE11 VIVT4
|
|
|
Post by jigsaw on Jan 4, 2016 7:46:18 GMT -3.5
Feliz 2016 a todos! Também vou colocar uma justificativa generalizada, pois no ano passado promovi algumas mudanças na minha própria carteira, diminuindo algumas exposições e adicionando novas companhias, pensando especialmente em fluxo de caixa previsível, comprado a um preço razoável. Continuo sendo um entusiasta da abordagem em valor em companhias baratas, e também tenho um voto nesse sentido que é BBAS. BBAS3 ITUB3 CTIP3 BRFS3 EZTC3 GRND3 TAEE11 VIVT4 pholio , todos esses ativos compõe a sua carteira (ou essa é a sua carteira)? qual o preço medio de cada ativo? desde que começou a montar posição você está no vermelho ou no azul? você entende que o mercado acionário continua compensador? FELIZ ANO NOVO pra você tambem.
|
|
|
Post by wizardhsc on Jan 4, 2016 8:53:27 GMT -3.5
Votação encerrada, mais tarde trago a carteira de janeiro de 2016.
|
|