|
Post by ALMIRANTE on Dec 19, 2015 21:10:02 GMT -3.5
Cuidado com expectativas de queda rápida do Ibov, pois quando conseguimos as respostas o mercado muda as perguntas. Estou 2/3 líquido, mas pretendo montar alguma posição vendida - só tem o problema de acertar o ativo com mais lenha pra queimar. O índice me parece a melhor opção - e infelizmente perdi a chance de vender 10 contratos cheios na quinta nos 47.000 pontos - pois acabei subindo a ordem para 47500 quando se aproximou da marca. Esperar segunda e ver o que o mercado pensa - pois somos apenas o pó do pó do pó da botina do Cowboy.
|
|
|
Post by elshay01 on Dec 20, 2015 10:08:41 GMT -3.5
Pra mim amanha desaba mais um pouco. Acho que vai pra 40k fácil.
Infelizmente temos um governo que consegue se superar a cada burrada que faz, e pelo o que eu entendi, a Dilma largou mão do ajuste fiscal. "Já perdemos o IG, então foda-se!" - deve ser isso que ela pensa.
Em 2016 sofreremos mais do que em 2015. O impeachment não deve sair tão cedo, ainda mais depois que o STF rasgou a CF. Se continuar assim, seremos a nova Venezuela.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Dec 20, 2015 13:11:15 GMT -3.5
cadu28 , em quais ações que acabou ficando? Obrigado Mantive EZTC3, BRFS3, GRND3, TAEE11, VIVT4, FESA4 e FRAS3 Liquidei ITSA4, ABCB4, ALUP11 e ESTC3 (tinha comprado somente 25% da posição que queria nos 13). ITSA e ESTC foram com lucro, ABCB no zero a zero, e ALUP com um belo prejuízo. PRBC4 é outra que quero vender, mas na casa dos 8 não tenho coragem, então está em stand by. Vale estou travado em opções (seagull), com a pta vendedora inferior um pouco abaixo da cotação atual, contando que vou ser exercido. Senão for, ainda estou na dúvida se vendo. Acho bem provável o IBOV agora ir abaixo dos 40k, talvez até batendo nos 35k. Entendi. Eu estou ainda em ITSA4, BRKM3, CMIG3 e CARD3. Não me desfiz da posição porque a exposição é muito pequena, não dá 20% do patrimônio. Mas com as últimas notícias eu acabo ficando muito na dúvida devido a deterioração do cenário econômico, com atitudes imbecis do nosso governo, visando apenas continuar o que eles querem (manter a corrupção). Ano que vem pretendo abrir posição em alguma educacional, cujo acho que deve vir a sofrer muito devido a falta de capital das pessoas para investir. Pensando que um curso de administração está mais de 500 reais mensais, onde existem muitos cursos por ai, e cada vez mais existem pessoas apenas com diploma e despreparadas, o setor deve sofrer com o dropout e baixa captação. Unindo também as diversas alterações que vem ocorrendo no FIES, as empresas devem sofrer com fluxo de caixa. A Estácio anunciou acelerar as aquisições, mas essa atitude vejo como inchar o resultado inorgânico, encobrindo a ineficiência da administração em ajustar da melhor forma sua maior aquisição e mais problemática até agora, que foi a UniSEB. Quanto a ALUP11, ela está cada vez cai mais. Li que vocês comentaram no fórum da empresa que a dívida deverá vir a pressionar os próximos resultados. Mas não acha que agora pode estar se abrindo uma boa opção de investimento, pensando em potenciais dividendos? O mesmo vejo como TAEE11, porém não caiu tanto ainda.
|
|
voyager
New Member
Último warning
|
Post by voyager on Dec 20, 2015 16:32:06 GMT -3.5
ITUB4 me parece interessante. indice preço/lucro de apenas 7,4.
|
|
|
Post by cadu28 on Dec 21, 2015 14:12:43 GMT -3.5
Mantive EZTC3, BRFS3, GRND3, TAEE11, VIVT4, FESA4 e FRAS3 Liquidei ITSA4, ABCB4, ALUP11 e ESTC3 (tinha comprado somente 25% da posição que queria nos 13). ITSA e ESTC foram com lucro, ABCB no zero a zero, e ALUP com um belo prejuízo. PRBC4 é outra que quero vender, mas na casa dos 8 não tenho coragem, então está em stand by. Vale estou travado em opções (seagull), com a pta vendedora inferior um pouco abaixo da cotação atual, contando que vou ser exercido. Senão for, ainda estou na dúvida se vendo. Acho bem provável o IBOV agora ir abaixo dos 40k, talvez até batendo nos 35k. Entendi. Eu estou ainda em ITSA4, BRKM3, CMIG3 e CARD3. Não me desfiz da posição porque a exposição é muito pequena, não dá 20% do patrimônio. Mas com as últimas notícias eu acabo ficando muito na dúvida devido a deterioração do cenário econômico, com atitudes imbecis do nosso governo, visando apenas continuar o que eles querem (manter a corrupção). Ano que vem pretendo abrir posição em alguma educacional, cujo acho que deve vir a sofrer muito devido a falta de capital das pessoas para investir. Pensando que um curso de administração está mais de 500 reais mensais, onde existem muitos cursos por ai, e cada vez mais existem pessoas apenas com diploma e despreparadas, o setor deve sofrer com o dropout e baixa captação. Unindo também as diversas alterações que vem ocorrendo no FIES, as empresas devem sofrer com fluxo de caixa. A Estácio anunciou acelerar as aquisições, mas essa atitude vejo como inchar o resultado inorgânico, encobrindo a ineficiência da administração em ajustar da melhor forma sua maior aquisição e mais problemática até agora, que foi a UniSEB. Quanto a ALUP11, ela está cada vez cai mais. Li que vocês comentaram no fórum da empresa que a dívida deverá vir a pressionar os próximos resultados. Mas não acha que agora pode estar se abrindo uma boa opção de investimento, pensando em potenciais dividendos? O mesmo vejo como TAEE11, porém não caiu tanto ainda. Pode sim. Eu resolvi liquidar todas as empresas da minha carteira que me deixavam em uma posição desconfortável. No caso de ALUP era a sua maior alavancagem, pesando também seus fracos resultados neste ano. Doeu no coração vender, mas assim fico mais tranquilo. A queda da cotação pode ter chegado no fundo do poço, ou ainda pode cair até 9, 8, ... enfim, o único fato que sei é que a crise econômica deve piorar ainda mais em 2016. EDIT: fui exercido hoje na VALEL70
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Dec 21, 2015 19:28:22 GMT -3.5
Pessoal, por que existe tanta desconfiança com a ação da Braskem?
|
|
|
Post by ALMIRANTE on Dec 21, 2015 19:51:48 GMT -3.5
Pessoal, por que existe tanta desconfiança com a ação da Braskem? Questões da Lava Chato ainda não desenroladas envolvendo seus sócios, incluso questões relativas a contrato com a Petro. Além disso qual seria o vetor pra fazer o ativo sair de 10.00 e vir até 28.00 ? O câmbio ? certamente não, coisas estranhas ali se escondem.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Dec 21, 2015 20:07:40 GMT -3.5
Pessoal, por que existe tanta desconfiança com a ação da Braskem? Questões da Lava Chato ainda não desenroladas envolvendo seus sócios, incluso questões relativas a contrato com a Petro. Além disso qual seria o vetor pra fazer o ativo sair de 10.00 e vir até 28.00 ? O câmbio ? certamente não, coisas estranhas ali se escondem. Mas independente disso, os fundamentos da empresa parecem sólidos, onde apenas se beneficiou com a alta do dólar. Concordo que pode ter algo por trás. Mas pensa, sairá o projeto México onde terá matéria prima com contrato de longo prazo e atenderá México e Estados Unidos. Óbvio que a empresa não terá payout de 93%, mas se a empresa não tiver lucro no 4T15, já teria um dividendos mínimos obrigatório de 0,935. Eu tenho BRKM3 a 9,85, o que dá um excelente investimento. Porém, a empresa tem caixa suficiente para pagar 50% ou 90% de payout. Além disso, o resultado do 1T16 também será afetado positivamente, uma vez que apenas a partir do 2T15 que a empresa teve ganhos com o aumento do dólar de fato. O ônus é o Patrimônio Líquido estar encolhendo tanto, devido sua contabilidade, entretanto esse efeito será mitigado no longo prazo.
|
|
|
Post by greenball on Dec 21, 2015 20:24:26 GMT -3.5
Questões da Lava Chato ainda não desenroladas envolvendo seus sócios, incluso questões relativas a contrato com a Petro. Além disso qual seria o vetor pra fazer o ativo sair de 10.00 e vir até 28.00 ? O câmbio ? certamente não, coisas estranhas ali se escondem. Mas independente disso, os fundamentos da empresa parecem sólidos, onde apenas se beneficiou com a alta do dólar. Concordo que pode ter algo por trás. Mas pensa, sairá o projeto México onde terá matéria prima com contrato de longo prazo e atenderá México e Estados Unidos. Óbvio que a empresa não terá payout de 93%, mas se a empresa não tiver lucro no 4T15, já teria um dividendos mínimos obrigatório de 0,935. Eu tenho BRKM3 a 9,85, o que dá um excelente investimento. Porém, a empresa tem caixa suficiente para pagar 50% ou 90% de payout. Além disso, o resultado do 1T16 também será afetado positivamente, uma vez que apenas a partir do 2T15 que a empresa teve ganhos com o aumento do dólar de fato. O ônus é o Patrimônio Líquido estar encolhendo tanto, devido sua contabilidade, entretanto esse efeito será mitigado no longo prazo. Questiona se a seriedade da administração. De um lado petrobras e de outro a odebrecht... Qual o valor justo para isso ? O balanço é realmente sólido ? Os acordos feitos até o momento poderão ser questionados futuramente ? Qual a verdade que ali se esconde ? Eu particularmente não coloco meu dinheiro ai... Do que adianta bons números se você não pode confiar neles ?
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Dec 21, 2015 20:52:05 GMT -3.5
Por que, só tem ladrão nos dois principais sócios da Braskem?
|
|
|
Post by dvstruco on Dec 21, 2015 21:22:36 GMT -3.5
Bbas a mais votada pode dar muito certo esse mês hein... ou não...
|
|
|
Post by jigsaw on Dec 24, 2015 9:22:05 GMT -3.5
Questões da Lava Chato ainda não desenroladas envolvendo seus sócios, incluso questões relativas a contrato com a Petro. Além disso qual seria o vetor pra fazer o ativo sair de 10.00 e vir até 28.00 ? O câmbio ? certamente não, coisas estranhas ali se escondem. Mas independente disso, os fundamentos da empresa parecem sólidos, onde apenas se beneficiou com a alta do dólar. Concordo que pode ter algo por trás. Mas pensa, sairá o projeto México onde terá matéria prima com contrato de longo prazo e atenderá México e Estados Unidos. Óbvio que a empresa não terá payout de 93%, mas se a empresa não tiver lucro no 4T15, já teria um dividendos mínimos obrigatório de 0,935. Eu tenho BRKM3 a 9,85, o que dá um excelente investimento. Porém, a empresa tem caixa suficiente para pagar 50% ou 90% de payout. Além disso, o resultado do 1T16 também será afetado positivamente, uma vez que apenas a partir do 2T15 que a empresa teve ganhos com o aumento do dólar de fato. O ônus é o Patrimônio Líquido estar encolhendo tanto, devido sua contabilidade, entretanto esse efeito será mitigado no longo prazo. @paitax , as altas dívidas (DB/PL, Div/LL) da BRKM, diminuição significativa do PL, baixa margem e ROE (distorcido??) não lhe preocupam? E entre BRKM3, BRKM5 E BRKM6, qual seria a melhor opção no momento?
|
|
|
Post by jigsaw on Dec 24, 2015 9:25:20 GMT -3.5
Bbas a mais votada pode dar muito certo esse mês hein... ou não... dvstruco , eu acho que ha um problema no seu avatar, não estou conseguindo visualiza-lo, nao sei se sou o unico, pra você aparece normalmente?
|
|
|
Post by fundamentalista on Dec 24, 2015 9:30:33 GMT -3.5
Senhores,
Qual a opinião de vocês em relação à Odontoprev. Embora esteja com múltiplos muito caros, é uma empresa confiável a longo prazo? Existe um dilema, haja vista ser uma companhia bem administrada, possuir o Bradesco como sócio majoritário e, ao mesmo tempo, estar inserida em um setor altamente regulado. No mais, distribui bons dividendos.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Dec 24, 2015 9:41:09 GMT -3.5
Senhores, Qual a opinião de vocês em relação à Odontoprev. Embora esteja com múltiplos muito caros, é uma empresa confiável a longo prazo? Existe um dilema, haja vista ser uma companhia bem administrada, possuir o Bradesco como sócio majoritário e, ao mesmo tempo, estar inserida em um setor altamente regulado. No mais, distribui bons dividendos. Nao boto muita fé em planos odontologicos. A maioria das empresas do setor quebra em pouco tempo. Acho que o grande diferencial da odontoprev é ter seus planos vendidos a empresas em conjunto com os planos de saúde do Bradesco. Na prática, as empresas acabam pagando por um serviço que seus funcionários não usam tanto por desconhecimento de sua existência como por falta de hábito.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Dec 24, 2015 10:00:12 GMT -3.5
jigsaw, no momento que é adotado a contabilidade de hedge, onde a variação cambial de LP vai para o PL ao invés de afetar PNC e DRE, fica inútil analisar o PL exposto pela empresa. Pode ser que não seja certo o que faço, porém, como a dívida de LP é de LP (apenas paga juros e a variação cambial de hoje não quer dizer que seja a de amanhã), eu desconsidero o "Resultados Abrangente" que é compostos, quase que completamente, por essa variação cambial. Sendo assim, você estorno os 9.306.146 negativo, ficando com um PL de 11.633.411, dando um ROE de 23,55%. É errado? É. Mas novamente fico no argumento que LP é LP. Quanto a margem, a margem do 3T15 foi de 11%. no ano está em 7,8%. Porém, como é uma empresa de capital intenso, o EBITDA ou Geração de Caixa devem ser priorizados. Margem EDITDA ficou em 23% em 3T15 e 20,39% 9M15. Se confrontar Geração Operacional Líquida / EBITDA, ficou em 100% no 3T15 e 81% no 9M15. Sobre a dívida, como ela é uma companhia essencialmente em dólar, com suas principais dívidas em dólar, acho que o correto também é avaliar em dólar. Portanto, a dívida tem caída e o índice Dívida Líquida / EBITDA está em um dos menores índices. Com o projeto México entrando em funcionamento, a empresa ficará mais dolarizada e deverá ter um "up" ainda mais nos números. Qual ação é a melhor, Ordinária, Preferencial A ou B. • A "B", BRKM6 não possui liquidez alguma e existem quase nada em circulação. • A "Ordinária", BRKM3 possui liquidez baixa, o que faz ter essa diferença da cotação para a mais líquida. Contudo, em 31.12.2013, BRKM3 estava a 16,50 e a BRKM5 estava em 21,00. Não acho justificado hoje estar em 12,38 essa diferença. • A "A", tem mais liquidez e é negociada em Nova Iorque. Está na sua máxima histórica. Particularmente, acho a Ordinária a melhor escolha no momento, pois pode vir a subir forte nessa semana para fechar o ano com valorização próxima a Preferencial A. Tanto Ordinária quanto Preferencial A tem 100% de Tag Along e pagam os mesmos dividendos (mais dois motivos para não entender a diferença de 12,38 entre ambas). No tópico da Braskem mesmo, coloquei a movimentação dos acionistas, onde Odebrecht e BNDES aumentaram participação na empresa, enquanto a Petrobras diminuiu. Abraços meu caro.
|
|
|
Post by jigsaw on Dec 24, 2015 10:29:34 GMT -3.5
jigsaw , no momento que é adotado a contabilidade de hedge, onde a variação cambial de LP vai para o PL ao invés de afetar PNC e DRE, fica inútil analisar o PL exposto pela empresa. Pode ser que não seja certo o que faço, porém, como a dívida de LP é de LP (apenas paga juros e a variação cambial de hoje não quer dizer que seja a de amanhã), eu desconsidero o "Resultados Abrangente" que é compostos, quase que completamente, por essa variação cambial. Sendo assim, você estorno os 9.306.146 negativo, ficando com um PL de 11.633.411, dando um ROE de 23,55%. É errado? É. Mas novamente fico no argumento que LP é LP. @paitax , eu vou replicar esse interessante post no Tópico da respectiva empresa, para não nos estendermos muito aqui, pois tenho mais algumas dúvidas.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Dec 24, 2015 10:37:34 GMT -3.5
jigsaw , no momento que é adotado a contabilidade de hedge, onde a variação cambial de LP vai para o PL ao invés de afetar PNC e DRE, fica inútil analisar o PL exposto pela empresa. Pode ser que não seja certo o que faço, porém, como a dívida de LP é de LP (apenas paga juros e a variação cambial de hoje não quer dizer que seja a de amanhã), eu desconsidero o "Resultados Abrangente" que é compostos, quase que completamente, por essa variação cambial. Sendo assim, você estorno os 9.306.146 negativo, ficando com um PL de 11.633.411, dando um ROE de 23,55%. É errado? É. Mas novamente fico no argumento que LP é LP. @paitax , eu vou replicar esse interessante post no Tópico da respectiva empresa, para não nos estendermos muito aqui, pois tenho mais algumas dúvidas. Fico aguardando.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Dec 28, 2015 19:38:19 GMT -3.5
Votos para Janeiro de 2016:
BRKM - Explicado acima; CARD - Boa geração de caixa, base de cartões segue subindo mesmo com menor gasto das famílias, novas plataformas estão começando a dar resultado. Única preocupação é o contact center, onde o capex tem sido alto comparado ao seu EBITDA. CMIG - Renovação de 30 anos das concessões de distribuição, isso facilitará a rolagem da dívida e assim aliviando a pressão no caixa. Deverá anunciar dividendos de 25% do LL (como em 2014), o que mostra consciência da situação financeira da empresa. O principal é que com as chuvas, os níveis dos reservatórios estão subindo e os custos devem começar a baixar. ITSA - Mais do que precificado a queda dos lucros do Itaú, mas será que vai cair mesmo?
Menção honrosa para TOTS, ainda vejo uma boa perspectiva para a empresa, porém acredito que sua cotação irá sofrer muito no começo do ano com a queda das vendas do varejo e muitas empresas de pequeno e médio porte fechando as portas.
Abraço a todos e feliz 2016, que seja um ano de decisões acertadas e que, menos nos erros, eles sejam corrigidos e aprendamos com eles.
|
|
ADP
Moderador
|
Post by ADP on Dec 29, 2015 13:51:03 GMT -3.5
Votarei apenas em CGRA4 e ALUP11 por acreditar estarem descontadas em relação a lucratividade que apresentam. Abraços
|
|