Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Dec 1, 2015 18:49:14 GMT -3.5
Eu seria a favor de fazer como a ibovespa, a cada tempo fazer o reequilíbrio da carteira. Fazer uma nova votação coloca muito a emoção do investidor. Acho que tinha que ser feito uma carteira com 20 ações mais votadas e a partir disso, discutir, a partir dos fundamentos (não cenário econômico interno e externo) fazer uma participação de 8 a 10 ações para compor o ICAFI. Não temos tanta participação como para que possamos escolher 20 ações já as últimas da carteira as vezes entram com 3 votos só.. Imagina se tivéssemos 20 papéis algumas com um voto entrariam.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Dec 1, 2015 18:51:27 GMT -3.5
Aliás (perdão pelo segundo post, no celular não da para editar) acredito que uma carteira com 20 papéis é muito diversificada e não deve decolar muito do IBOV (com a composição atual)
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Dec 1, 2015 18:51:51 GMT -3.5
Eu seria a favor de fazer como a ibovespa, a cada tempo fazer o reequilíbrio da carteira. Fazer uma nova votação coloca muito a emoção do investidor. Acho que tinha que ser feito uma carteira com 20 ações mais votadas e a partir disso, discutir, a partir dos fundamentos (não cenário econômico interno e externo) fazer uma participação de 8 a 10 ações para compor o ICAFI. Não temos tanta participação como para que possamos escolher 20 ações já as últimas da carteira as vezes entram com 3 votos só.. Imagina se tivéssemos 20 papéis algumas com um voto entrariam. Não seria assim potuz. Fariamos uma grande votação para tentar o voto de todos os foristas, poderia levar uns 2 meses. Após, discutiríamos 8 a 10 ações para compor o índice. Ai sim, discutiríamos os fundamentos da empresa e atribuir um peso a ação.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Dec 1, 2015 19:11:54 GMT -3.5
Não temos tanta participação como para que possamos escolher 20 ações já as últimas da carteira as vezes entram com 3 votos só.. Imagina se tivéssemos 20 papéis algumas com um voto entrariam. Não seria assim potuz. Fariamos uma grande votação para tentar o voto de todos os foristas, poderia levar uns 2 meses. Após, discutiríamos 8 a 10 ações para compor o índice. Ai sim, discutiríamos os fundamentos da empresa e atribuir um peso a ação. Podemos tentar, não é um projeto que leve muito tempo fazer, podemo fazer em paralelo á CAFI, porém mantenho a minha postura que 1) Não temos participação suficiente para discernir 20 papéis e 2) mesmo se chegamos a escolher 20 papéis, o resultado no LP não deviera ser muito diferente que o IBOV.
|
|
|
Post by cadu28 on Dec 1, 2015 19:20:07 GMT -3.5
Não seria assim potuz . Fariamos uma grande votação para tentar o voto de todos os foristas, poderia levar uns 2 meses. Após, discutiríamos 8 a 10 ações para compor o índice. Ai sim, discutiríamos os fundamentos da empresa e atribuir um peso a ação. Podemos tentar, não é um projeto que leve muito tempo fazer, podemo fazer em paralelo á CAFI, porém mantenho a minha postura que 1) Não temos participação suficiente para discernir 20 papéis e 2) mesmo se chegamos a escolher 20 papéis, o resultado no LP não deviera ser muito diferente que o IBOV. Concordo com as colocações do Potuz. Neste sentido, a CAFI ficaria algo muito similar a uma mescla entre os dois índices, IBOV e SMALL.
|
|
|
Post by rodolfosrb on Dec 1, 2015 19:36:38 GMT -3.5
Podemos tentar, não é um projeto que leve muito tempo fazer, podemo fazer em paralelo á CAFI, porém mantenho a minha postura que 1) Não temos participação suficiente para discernir 20 papéis e 2) mesmo se chegamos a escolher 20 papéis, o resultado no LP não deviera ser muito diferente que o IBOV. Concordo com as colocações do Potuz. Neste sentido, a CAFI ficaria algo muito similar a uma mescla entre os dois índices, IBOV e SMALL. Eu não alteraria a nossa CAFI também não. Me parece que ela nunca foi questionada, até ela ter rendimento inferior ao que estamos acostumados. Afinal fundamentos são assim, maturam com longos prazos, e a queda deste ano não alterou a CAFI no longo prazo.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Dec 1, 2015 21:20:40 GMT -3.5
8 ações já dilui muito o impacto que uma possa ter no resultado final, com 20 ativos a diluição será um pouco maior, mas nada que faça a carteira render tanto mais. Assino embaixo no que o Potuz falou.
|
|
|
Post by wizardhsc on Dec 1, 2015 22:04:05 GMT -3.5
Segue a carteira de dezembro de 2015:
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Dec 1, 2015 22:12:10 GMT -3.5
Estou curioso, mas imagino que CGRA entra em lugar de ABCB, confere? Também a gente deveria fazer algo respeito a VALE pois VALE+BRAP estaria entrando nesta carteira.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Dec 2, 2015 6:55:40 GMT -3.5
Eu não quero 20 ações. Gostaria que tivessem 20 ações para aprofundar a discussão sobre cada e então ESCOLHER 8 A 10 ações.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Dec 2, 2015 8:05:28 GMT -3.5
Eu não quero 20 ações. Gostaria que tivessem 20 ações para aprofundar a discussão sobre cada e então ESCOLHER 8 A 10 ações. Esse é um projeto que vale a pena analisar, podemos ir além e pensar algo do tipo: 1) escolher umas 20 companhias para analisar 2) escolher uma carteira por um período extenso (tipo 18 messes) 3) simular ingressos de 5k mensais ou similar e votar todo mês como alocar na carteira 4) votar todo mês como realocar dos proventos recebidos Desse jeito podemos ter a carteira virtual do foro que seria mais similar a uma carteira na vida real de um investidor fundamentalista que uma que gire mês a mês. O projeto pode ser paralelo a CAFI dado que serve motivos diferentes
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Dec 2, 2015 8:35:19 GMT -3.5
Por ai mesmo potuz. Não sou muito bom em me explicar. kkkk
|
|
|
Post by ALMIRANTE on Dec 2, 2015 8:36:18 GMT -3.5
Eu não quero 20 ações. Gostaria que tivessem 20 ações para aprofundar a discussão sobre cada e então ESCOLHER 8 A 10 ações. Esse é um projeto que vale a pena analisar, podemos ir além e pensar algo do tipo: 1) escolher umas 20 companhias para analisar 2) escolher uma carteira por um período extenso (tipo 18 messes) 3) simular ingressos de 5k mensais ou similar e votar todo mês como alocar na carteira 4) votar todo mês como realocar dos proventos recebidos Desse jeito podemos ter a carteira virtual do foro que seria mais similar a uma carteira na vida real de um investidor fundamentalista que uma que gire mês a mês. O projeto pode ser paralelo a CAFI dado que serve motivos diferentes Mas nesse caso, o ideal seria que o grupo aqui fosse fechado e que critérios fossem utilizados para ingresso de novos membros. Além disso poderia ser transformado num grupo de investimentos e talvez até tivesse algum benefício fiscal.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Dec 2, 2015 19:28:45 GMT -3.5
ALMIRANTE, gostaria muito que virasse realidade. Mas ai depende de um todo do que apenas de mim.
|
|
|
Post by jigsaw on Dec 3, 2015 8:52:43 GMT -3.5
Segue a carteira de dezembro de 2015: Ficou bacana a carteira com as oito empresas eleitas, mas novamente BBAS (que inclusive foi um dos meus votos) ficou com um peso grande, isso significa que se houver um repique nessa empresa, a CAFI pode sofrer novamente, mas entendo que isso faz parte do jogo.
|
|
|
Post by jigsaw on Dec 3, 2015 8:54:25 GMT -3.5
CAFI em 2014 rendeu -1,27%. Confere, Cadu? CAFI é meu benchmark, rsrs Em 2014 caiu -2,4% @foreverlearning . Fazendo uma análise dos resultados mensais jigsaw , tivemos os seguintes meses com quedas fortes: Janeiro -13% Maio -8% Agosto -9% Setembro -7% Agora olhando as empresas na composição da CAFI nestes meses, tivemos de quedas fortes: Janeiro, SEER3 com -54% Maio, CGRA4 com -11% Agosto, BBAS3 com -19% Setembro, BBAS3 com -13%, e EZTC3 com -12% Em janeiro, SEER quebrou as pernas da CAFI. Mas em termos gerais, a fraca performance deste ano se deu por conta das quedas em empresas muito votadas neste ano, como EZTC3, BBAS3 e CGRA4. Em segundo plano, tb teve a forte queda da VALE5, como bem lembrou o Neymar , que quase sempre está presente na CAFI, mas com menor peso. INTERESSANTE DISCUSSÃO a respeito da estratégia da CAFI, com sugestões de mudanças estruturais na carteira, mas se os senhores permitirem, eu gostaria de fazer algumas ponderações (elucubrações): 1) Eu manteria a CAFI do jeito que está sem nenhuma alteração, tem sido um ótimo trabalho ao longo dos anos e se tornado uma referência no estudo de AF, nao encontrei nada com essas características na rede, portando sou partidário da manutenção da carteira, apesar dos repiques, das questões econômicas, mudanças de cenário na política do país, a carteira tem se mantido num patamar de rentabilidade bastante competitivo, embora nao acredite que alguem aqui invista todo mes nos ativos da carteira (posso estar equivocado); 2) Eu perguntei ao cadu28 a respeito da rentabilidade da carteira, não com a intenção de reprovação da mesma, mas de tentar entender qual (is) o (s) motivo (s) que levaram a essa queda, 2 anos seguidos no vermelho, considero isso um privilégio, pois no caso de uma carteira particular, eu mesmo teria que tentar decifrar o que havia acontecido, enquanto aqui podemos discutir todos os pontos que levaram a isso, ou seja, varios estudiosos tentando determinar a causa e as consequencias do evento; 3) o Fato do SEER (Segmento: SERVIÇOS EDUCACIONAIS) ter sido responsável por uma rentabilidade negativa de - 54% leva a uma pesquisa mais minuciosa a respeito do papel: porque houve uma votação significativa na época? o cenário político e econômico eram outros? a empresa apresentava bons fundamentos? os fundamentos se deterioraram? se a empresa possui todos os critérios para ter o crivo da carteira, porque sofreu uma queda tão expressiva? irracionalidade do mercado? algum evento não recorrente? 4) A impressão que eu tenho é que a CAFI é uma carteira de CP ou MP, pois há uma rotatividade muito grande na carteira, o processo de votação demonstra isso, por favor corrijam-me se estiver errado, mas como exemplo podemos citar os ativos do Potuz , ele sempre está comprando BBAS, VALE E CMIG, então se a carteira fosse de LP, elegeríamos 8 ativos no começo do ano e deixarímos por 1, 2 ou 5 anos, mas nao é o que acontece (nem sei se isso seria interessante do ponto de vista a que se propõe a carteira, que seria uma discussão permanente); 5) Em relação a elaboração de uma nova carteira, com características diferentes da CAFI (que poderia até se chamar Clubinvest Carteira de Investimentos), não tenho nada contra, seria uma carteira alternativa a CAFI, mas é bom lembrar que isso demanda trabalho (eu posso dizer isso pois coordeno o IAFI) e disposição de mais foristas a participarem, entao teria que ficar a cargo de outro Forista (para não sobrecarregarmos o Cadu), mas veja que na CAFI, 40 votaram na 1.ª vez nesse espaço, mas nessa 2.ª apenas 13, entao é tudo muito imprevisível num projeto deste.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Dec 3, 2015 9:17:25 GMT -3.5
O que eu acho interessantíssimo da carteira é o racional de cada um.
Vê-se que o momento é de claramente jogar na retranca, comprando empresas boas porém caras como ABEV, CTIP, ITUB ou LREN etc.
Mas mesmo assim os votantes continuam achando que estamos em 2009, sempre se balizando por quanto um papel foi surrado. E ele vai sendo surrado, surrado e o pessoal continua com essa estratégia. Eu acho isso interessantíssimo pois não há variação de finalidade e o objetivo sempre se mantém o mesmo: se aproveitar de movimentos de curto-prazo.
Dá pra ver que claramente pelo resultado do CAFI isto está sendo dificílimo.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Dec 3, 2015 10:02:34 GMT -3.5
O que eu acho interessantíssimo da carteira é o racional de cada um. Vê-se que o momento é de claramente jogar na retranca, comprando empresas boas porém caras como ABEV, CTIP, ITUB ou LREN etc. Mas mesmo assim os votantes continuam achando que estamos em 2009, sempre se balizando por quanto um papel foi surrado. E ele vai sendo surrado, surrado e o pessoal continua com essa estratégia. Eu acho isso interessantíssimo pois não há variação de finalidade e o objetivo sempre se mantém o mesmo: se aproveitar de movimentos de curto-prazo. Dá pra ver que claramente pelo resultado do CAFI isto está sendo dificílimo. Não costumo votar na Cafi, mas tenho na carteira algumas ações que são frequentemente votadas, então gostaria de dar meu pitaco.
Não posso falar pelos votantes, mas meu entendimento é justamente o contrário.
Se o objetivo é jogar na retranca, então o melhor é ficar na renda fixa, e não comprar ações boas e tidas como caras (das que citou não considero ITUB cara. As demais parecem caras, mas trimestre a trimestre os resultados têm demonstrado que eu é que não sei avaliá-las corretamente)
Já se o objetivo for tirar proveito do potencial de valorização da renda variável, nada mais lógico do que comprar aquelas com bom preço e bons fundamentos na expectativa de maiores ganhos, ainda que a percepção de risco seja alta.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Dec 3, 2015 10:17:25 GMT -3.5
O que eu acho interessantíssimo da carteira é o racional de cada um. Vê-se que o momento é de claramente jogar na retranca, comprando empresas boas porém caras como ABEV, CTIP, ITUB ou LREN etc. Mas mesmo assim os votantes continuam achando que estamos em 2009, sempre se balizando por quanto um papel foi surrado. E ele vai sendo surrado, surrado e o pessoal continua com essa estratégia. Eu acho isso interessantíssimo pois não há variação de finalidade e o objetivo sempre se mantém o mesmo: se aproveitar de movimentos de curto-prazo. Dá pra ver que claramente pelo resultado do CAFI isto está sendo dificílimo. Não costumo votar na Cafi, mas tenho na carteira algumas ações que são frequentemente votadas, então gostaria de dar meu pitaco.
Não posso falar pelos votantes, mas meu entendimento é justamente o contrário.
Se o objetivo é jogar na retranca, então o melhor é ficar na renda fixa, e não comprar ações boas e tidas como caras (das que citou não considero ITUB cara. As demais parecem caras, mas trimestre a trimestre os resultados têm demonstrado que eu é que não sei avaliá-las corretamente)
Já se o objetivo for tirar proveito do potencial de valorização da renda variável, nada mais lógico do que comprar aquelas com bom preço e bons fundamentos na expectativa de maiores ganhos, ainda que a percepção de risco seja alta.
É, não devo ter sido claro. Quis dizer que se alguém quiser continuar comprado em ações, que seja em ações de empresas boas, independente do preço. Conservador em ações. Vlw pelo comentário, é que eu nunca investi em renda fixa e por isso procuro outros meios mais "estáveis" de aplicar meu dinheiro. Dá pra jogar na retranca na renda variável tranquilamente. Aliás, é o mote para os próximos meses, na minha opinião.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Dec 3, 2015 10:39:33 GMT -3.5
uqaz compreendi exatamente isso. Acho que eu é que não fui claro. Para mim, comprar empresas ótimas independentemente do preço não é ser defensivo. Independentemente de o mercado estar em alta ou em baixa olho sempre para o preço (sorry Bastter) e o comparo com o que acredito ser o valor do negócio. Nesse momento, prefiro comprar empresas boas por um preço baixo (ex: Fesa4, Cgra4, dentre outras) e esperar pelo longuíssimo prazo.
|
|