|
Post by salcedo on Nov 30, 2015 10:47:25 GMT -3.5
Me desculpa se não entendo esta lógica, se é para indicar uma carteira, não é a que possues, mas a que crês que hoje seria uma boa para o futuro e me parece sensato levar em consideração o melhor momento para compra, pois mesmo sendo investidor de longo prazo, não prejudica em nada comprar pelo menor preço possível.Ou me equivoco? Não se equivoca, e de fato tem pessoas que votam na CAFI com um perfil de especulação naquele sentido. O Cadu as vezes justifica os votos deles com empresas que estejam em tendência de alta, ou pela situação política local, etc... eu não me importo com essas coisas e só voto no que me parece bom desde o ponto de vista fundamentalista. Já as empresas que voto estão na minha carteira e isso é muito natural: são as empresas das quais eu conheço o negócio, se eu tivesse tempo, forças e capacidade para estudar outras empresas e entrar convencido como estou neste momento em minha carteira então talvez votaria em FESA, CARD, CGRA, GRND ou várias outras que passaram pelo meu radar nos últimos anos mas não me convenceram completamente. Como eu sou uma pessoa que não muda muito de carteira, é natural que mantenha os mesmos votos por períodos mais longos. Minha sugestão, partindo do teu depoimento, seria que tivesse a carteira real, a que tens e a teórica, que levaria em consideração as mudanças de panorama nos 30 dias da última votação, pois se não apenas é repetir votos sem levar em consideração a conjuntura.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Nov 30, 2015 10:57:35 GMT -3.5
Não se equivoca, e de fato tem pessoas que votam na CAFI com um perfil de especulação naquele sentido. O Cadu as vezes justifica os votos deles com empresas que estejam em tendência de alta, ou pela situação política local, etc... eu não me importo com essas coisas e só voto no que me parece bom desde o ponto de vista fundamentalista. Já as empresas que voto estão na minha carteira e isso é muito natural: são as empresas das quais eu conheço o negócio, se eu tivesse tempo, forças e capacidade para estudar outras empresas e entrar convencido como estou neste momento em minha carteira então talvez votaria em FESA, CARD, CGRA, GRND ou várias outras que passaram pelo meu radar nos últimos anos mas não me convenceram completamente. Como eu sou uma pessoa que não muda muito de carteira, é natural que mantenha os mesmos votos por períodos mais longos. Minha sugestão, partindo do teu depoimento, seria que tivesse a carteira real, a que tens e a teórica, que levaria em consideração as mudanças de panorama nos 30 dias da última votação, pois se não apenas é repetir votos sem levar em consideração a conjuntura. Discordo: e uma Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos, e pouco mudou no que respeita aos fundamentos na VALE nos últimos meses. Aliás isso se aplica a quase qualquer empresa: os fundamentos das empresas rara vez mudam num período de 30 días.
|
|
|
Post by salcedo on Nov 30, 2015 11:16:08 GMT -3.5
Minha sugestão, partindo do teu depoimento, seria que tivesse a carteira real, a que tens e a teórica, que levaria em consideração as mudanças de panorama nos 30 dias da última votação, pois se não apenas é repetir votos sem levar em consideração a conjuntura. Discordo: e uma Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos, e pouco mudou no que respeita aos fundamentos na VALE nos últimos meses. Aliás isso se aplica a quase qualquer empresa: os fundamentos das empresas rara vez mudam num período de 30 días. Seguirei acompanhando o tópico, pois vejo que tenho muito que a prender, na minha santa ignorância, principalmente hoje, a cada 30 dias temos um show de mudanças, BTG, Senador, 10Bi de cortes de gastos e etc, não entendo como vou analisar a empresa e desprezar o cenário em que esta imersa, quem sabe um dia aprendo.
|
|
|
Post by mlemos on Nov 30, 2015 11:46:48 GMT -3.5
Votando em quem deve cair menos: ABCB4, GRND3, EZTC3, ITSA4, VLID3, KROT3, TAEE11.
|
|
|
Post by cadu28 on Nov 30, 2015 20:31:53 GMT -3.5
Segue o resultado da CAFI novembro 2015: Só o IFIX e o CDI se salvaram. Destaque positivo por conta de EZTC3, com +3,2% Destaque negativo por conta de TAEE11, com -11,5% Foi um mês com muita volatilidade, sendo na primeira metade p/ cima, e na segunda metade p/ baixo. O divisor de águas foi a prisão do Delcídio, o safado do PT da vez (redundância!). A ambiente político que já era ruim, piorou ainda mais. O IBOV bateu no suporte forte dos 45k, vamos ver se consegue segurar ali, onde tem sido um bom pto p/ compras. E fica a dica da tia Dilminha pros brasileiros: façam dívidas, e depois quando acabar o dinheiro, digam em voz alta: SHUT IT DOWN! "Shutdown": o que é a drástica medida que deve paralisar diversos serviços públicos no Brasil
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Nov 30, 2015 20:40:36 GMT -3.5
Segue o resultado da CAFI novembro 2015: Só o IFIX e o CDI se salvaram. Ainda assim é bom ver que a CAFI voltou a passar o ouro no acumulado, é triste perder de minerais clássicos
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Nov 30, 2015 20:47:49 GMT -3.5
Para o LP, estou apostando muito em ITSA e BBDC. Mas pelo jeito a crise política ainda vai longe. Como disse um cara, o fundo do poço era um fundo falso sobre outro fundo falso.
Acredito que o mercado irá buscar refúgio nas empresas com maior estabilidade de receita e/ou com receita ligada à moeda estrangeira - estas devem ser as que passarão melhor (ou menos pior) pela turbulência. Votos para:
- BRFS - FIBR
abs.
|
|
|
Post by cadu28 on Nov 30, 2015 21:05:21 GMT -3.5
Segue o resultado da CAFI novembro 2015: Só o IFIX e o CDI se salvaram. Ainda assim é bom ver que a CAFI voltou a passar o ouro no acumulado, é triste perder de minerais clássicos hehe, verdade! Pior que isso só perdendo p/ a poupança!
|
|
|
Post by jigsaw on Dec 1, 2015 7:59:44 GMT -3.5
Segue o resultado da CAFI novembro 2015: Só o IFIX e o CDI se salvaram. Destaque positivo por conta de EZTC3, com +3,2% Destaque negativo por conta de TAEE11, com -11,5% Foi um mês com muita volatilidade, sendo na primeira metade p/ cima, e na segunda metade p/ baixo. O divisor de águas foi a prisão do Delcídio, o safado do PT da vez (redundância!). A ambiente político que já era ruim, piorou ainda mais. O IBOV bateu no suporte forte dos 45k, vamos ver se consegue segurar ali, onde tem sido um bom pto p/ compras. cadu28 , na sua opinião quais os principais fatores que influenciaram essa rentabilidade de -25,04% ? lembro-me que num determinado mes BBAS teve um peso enorme na carteira que jogou o rendimento lá embaixo, confere? no âmbito geral do mercado acionario, quais os principais motivos para essa tendência de queda? modificação da nota de classificação de risco Brasil, política econômica, alta carga tributária, saída de investidores estrangeiros, mercado nacional pouco atrativo, risco de calote, aumento da dívida interna, etc? perceba que quem investe em títulos atrelados ao CDI, pelo menos mantem seu poder de compra, isso seria mais um motivo para a migração de investidores do mercado acionário para RF? por acaso você tem a rentabilidade do ano de 2014?
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Dec 1, 2015 12:04:50 GMT -3.5
Segue o resultado da CAFI novembro 2015: Só o IFIX e o CDI se salvaram. Destaque positivo por conta de EZTC3, com +3,2% Destaque negativo por conta de TAEE11, com -11,5% Foi um mês com muita volatilidade, sendo na primeira metade p/ cima, e na segunda metade p/ baixo. O divisor de águas foi a prisão do Delcídio, o safado do PT da vez (redundância!). A ambiente político que já era ruim, piorou ainda mais. O IBOV bateu no suporte forte dos 45k, vamos ver se consegue segurar ali, onde tem sido um bom pto p/ compras. cadu28 , na sua opinião quais os principais fatores que influenciaram essa rentabilidade de -25,04% ? lembro-me que num determinado mes BBAS teve um peso enorme na carteira que jogou o rendimento lá embaixo, confere? no âmbito geral do mercado acionario, quais os principais motivos para essa tendência de queda? modificação da nota de classificação de risco Brasil, política econômica, alta carga tributária, saída de investidores estrangeiros, mercado nacional pouco atrativo, risco de calote, aumento da dívida interna, etc? perceba que quem investe em títulos atrelados ao CDI, pelo menos mantem seu poder de compra, isso seria mais um motivo para a migração de investidores do mercado acionário para RF? por acaso você tem a rentabilidade do ano de 2014? CAFI em 2014 rendeu -1,27%. Confere, Cadu? CAFI é meu benchmark, rsrs
|
|
broz
New Member
|
Post by broz on Dec 1, 2015 12:27:38 GMT -3.5
fala galera, votação encerrada já pra dezembro? Anyway, continuo com as mesmas 4 da última votação, substituindo apenas BBAS3 por ITSA4
ITSA4 EZTC3 GRND3 CMIG4
Nao ta fácil, ja era pra bolsa ter dado uma revertida..., mas o gorverno nao ajuda.
|
|
|
Post by wizardhsc on Dec 1, 2015 13:08:54 GMT -3.5
Só lembrando que a votação já encerrou, mais tarde trago a carteira de dezembro.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Dec 1, 2015 13:50:05 GMT -3.5
Segue o resultado da CAFI novembro 2015: Só o IFIX e o CDI se salvaram. Destaque positivo por conta de EZTC3, com +3,2% Destaque negativo por conta de TAEE11, com -11,5% Foi um mês com muita volatilidade, sendo na primeira metade p/ cima, e na segunda metade p/ baixo. O divisor de águas foi a prisão do Delcídio, o safado do PT da vez (redundância!). A ambiente político que já era ruim, piorou ainda mais. O IBOV bateu no suporte forte dos 45k, vamos ver se consegue segurar ali, onde tem sido um bom pto p/ compras. cadu28 , na sua opinião quais os principais fatores que influenciaram essa rentabilidade de -25,04% ? lembro-me que num determinado mes BBAS teve um peso enorme na carteira que jogou o rendimento lá embaixo, confere? no âmbito geral do mercado acionario, quais os principais motivos para essa tendência de queda? modificação da nota de classificação de risco Brasil, política econômica, alta carga tributária, saída de investidores estrangeiros, mercado nacional pouco atrativo, risco de calote, aumento da dívida interna, etc? perceba que quem investe em títulos atrelados ao CDI, pelo menos mantem seu poder de compra, isso seria mais um motivo para a migração de investidores do mercado acionário para RF? por acaso você tem a rentabilidade do ano de 2014? jigsaw, a pergunta que eu me faço é outra: por que a CAFI está perdendo do IBOV? Os fatores que você citou podem explicar a queda do mercado acionário como um todo, não o desempenho da CAFI, que historicamente bate o IBOV de longe, estar ruim frente ao IBOV. A primeira coisa que me vem à mente para explicar isso é uma frase que muitos vem repetindo aqui: "nesses últimos tempos os fundamentos não tem valido de nada". Em segundo plano podemos pegar alguns papéis específicos como você fez com BBAS3. Eu citaria VALE5 também, que ficou um bom tempo na carteira.
|
|
broz
New Member
|
Post by broz on Dec 1, 2015 15:56:36 GMT -3.5
A CAFI continuou apostando em ações que estavam sobre valorizadas mesmo com o cenário de crise, talvez seja uma boa pensar num prazo menor, já que ela é mensal. Por exemplo, EZTC grande empresa, mas talvez fosse momento de ficar de fora aos 28,00 ou diminuir posição.
|
|
|
Post by cadu28 on Dec 1, 2015 16:47:21 GMT -3.5
cadu28 , na sua opinião quais os principais fatores que influenciaram essa rentabilidade de -25,04% ? lembro-me que num determinado mes BBAS teve um peso enorme na carteira que jogou o rendimento lá embaixo, confere? no âmbito geral do mercado acionario, quais os principais motivos para essa tendência de queda? modificação da nota de classificação de risco Brasil, política econômica, alta carga tributária, saída de investidores estrangeiros, mercado nacional pouco atrativo, risco de calote, aumento da dívida interna, etc? perceba que quem investe em títulos atrelados ao CDI, pelo menos mantem seu poder de compra, isso seria mais um motivo para a migração de investidores do mercado acionário para RF? por acaso você tem a rentabilidade do ano de 2014? CAFI em 2014 rendeu -1,27%. Confere, Cadu? CAFI é meu benchmark, rsrs Em 2014 caiu -2,4% @foreverlearning . Fazendo uma análise dos resultados mensais jigsaw , tivemos os seguintes meses com quedas fortes: Janeiro -13% Maio -8% Agosto -9% Setembro -7% Agora olhando as empresas na composição da CAFI nestes meses, tivemos de quedas fortes: Janeiro, SEER3 com -54% Maio, CGRA4 com -11% Agosto, BBAS3 com -19% Setembro, BBAS3 com -13%, e EZTC3 com -12% Em janeiro, SEER quebrou as pernas da CAFI. Mas em termos gerais, a fraca performance deste ano se deu por conta das quedas em empresas muito votadas neste ano, como EZTC3, BBAS3 e CGRA4. Em segundo plano, tb teve a forte queda da VALE5, como bem lembrou o Neymar, que quase sempre está presente na CAFI, mas com menor peso.
|
|
|
Post by cadu28 on Dec 1, 2015 16:52:42 GMT -3.5
A CAFI continuou apostando em ações que estavam sobre valorizadas mesmo com o cenário de crise, talvez seja uma boa pensar num prazo menor, já que ela é mensal. Por exemplo, EZTC grande empresa, mas talvez fosse momento de ficar de fora aos 28,00 ou diminuir posição. Prazo menor sem chances, a maioria das críticas são que o prazo é curto, muitos aqui preferem um período trimestral p/ votação. O maior problema não foi uma ação por si só, mas a economia do país que foi p/ o buraco. Some a isso um momento político perturbado, e temos esta instabilidade que vivemos hoje.
|
|
|
Post by Kamesennin on Dec 1, 2015 17:12:49 GMT -3.5
A CAFI continuou apostando em ações que estavam sobre valorizadas mesmo com o cenário de crise, talvez seja uma boa pensar num prazo menor, já que ela é mensal. Por exemplo, EZTC grande empresa, mas talvez fosse momento de ficar de fora aos 28,00 ou diminuir posição. Prazo menor sem chances, a maioria das críticas são que o prazo é curto, muitos aqui preferem um período trimestral p/ votação. O maior problema não foi uma ação por si só, mas a economia do país que foi p/ o buraco. Some a isso um momento político perturbado, e temos esta instabilidade que vivemos hoje. O fato de que a economia do país foi para o buraco ainda não explica o ponto que o colega levantou em minha opinião. Se fosse assim a queda deveria ser semelhante comparando-se a CAFI com o IBOV. Acredito que uma parte da razão possa ser o fato de que geralmente as empresas votadas aqui tem mais gordura para queimar em períodos de queda. De qualquer maneira no acumulado ainda leva-se com folga sobre o IBOV.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Dec 1, 2015 17:19:46 GMT -3.5
Prazo menor sem chances, a maioria das críticas são que o prazo é curto, muitos aqui preferem um período trimestral p/ votação. O maior problema não foi uma ação por si só, mas a economia do país que foi p/ o buraco. Some a isso um momento político perturbado, e temos esta instabilidade que vivemos hoje. O fato de que a economia do país foi para o buraco ainda não explica o ponto que o colega levantou em minha opinião. Se fosse assim a queda deveria ser semelhante comparando-se a CAFI com o IBOV. Acredito que uma parte da razão possa ser o fato de que geralmente as empresas votadas aqui tem mais gordura para queimar em períodos de queda. De qualquer maneira no acumulado ainda leva-se com folga sobre o IBOV. A meu ver o fato da queda maior da CAFI esse ano comparada com o IBOV e simplesmente devido a que normalmente e composta por papéis de small caps ou empresas com menor liquidez, então é natural que tenham maior volatilidade em casos de fuga de capital. Num cenário onde os fundos estão com muitos resgates, uma venda de alguns milhões na FESA ocasiona estragos ao tempo que no BBAS não é tão dramático assim
|
|
|
Post by greenball on Dec 1, 2015 18:33:45 GMT -3.5
A cafi é uma carteira de fundamentos para longo prazo. Não faz sentido ficarmos tentando acertar o timing. Para isso já tem as carteiras recomendadas de corretoras e o pessoal de AT. Temos que acompanhar no longo prazo e ver em quanto iremos superar o CDI ....
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Dec 1, 2015 18:42:26 GMT -3.5
Eu seria a favor de fazer como a ibovespa, a cada tempo fazer o reequilíbrio da carteira. Fazer uma nova votação coloca muito a emoção do investidor. Acho que tinha que ser feito uma carteira com 20 ações mais votadas e a partir disso, discutir, a partir dos fundamentos (não cenário econômico interno e externo) fazer uma participação de 8 a 10 ações para compor o ICAFI.
|
|