|
Post by cadu28 on Nov 13, 2015 11:25:56 GMT -3.5
|
|
|
Post by alphamale on Nov 13, 2015 12:29:07 GMT -3.5
Haha a noticia eh interessante, mas na verdade a comparacao da divida nao eh suficiente. Fora a Ford (e claro a Petrobras), todas as outras empresas tem Market Cap maior que a divida. E querer comparar com a primeira da lista (GE) eh ateh maldade
|
|
|
Post by Novatim on Nov 13, 2015 14:19:38 GMT -3.5
Divide pelo Market Cap
|
|
|
Post by silversurfer on Nov 14, 2015 18:35:41 GMT -3.5
Prezados,
meus votos para o mês corrente:
TAEE11 - lucro líquido crescente, excelente margem, excelentes dividendos, setor de transmissão de energia com contratos longos e protegidos; ITSA3 - bem descontada, bons fundamentos, o único senão é a baixa liquidez; ABEV3 - lucros líquidos crescentes, excelente caixa, boa margem, tem andado de lado tem alguns meses na bolsa mas a qualquer momento rompe o teto e vai apresentar uma boa valorização; CMIG3 - voltei ao ativo esse mês. Tinha algumas ressalvas mas tá bem descontada e recente decisão do congresso a respeito da tarifação me fizeram repensar.
Abraços.
|
|
|
Post by jigsaw on Nov 15, 2015 16:30:43 GMT -3.5
Nesta minha 8.ª participação na votação da CAFI, vou tentar votar em algumas empresas levando-se em consideração alguns bons números apresentados, caso tenha alguma empresa fora dos parâmetros pré-estabelecidos pela carteira, favor desconsiderarem: MRVE3 = DESTAQUES DO 3T15: Com a geração recorde de R$ 258 milhões, atingindo R$ 559 milhões no acumulado 9M15, a Companhia alcançou 13 trimestres consecutivos de geração de caixa. Queda expressiva na alavancagem alcançando 15,3% de dívida líquida total em relação ao patrimônio líquido. 100% da Dívida Líquida atrelada a TR + 8%, resultando em 3,8 p.p. abaixo do CDI. Manutenção do rating AA- (br) pela Fitch Ratings e de brAA- pela Standard & Poor´s. Somente 5% das unidades em estoque estão concluídas. ABCB4 =PRINCIPAIS DESTAQUES: O Banco ABC Brasil registrou Lucro Líquido recorrente de R$ 95,9 milhões no terceiro trimestre de 2015 O Lucro Líquido recorrente atingiu R$ 95,9 milhões no terceiro trimestre de 2015, apresentando aumento de 6,4% em relação ao trimestre anterior (R$ 90,1 milhões) e de 14,0% em relação ao mesmo períodode 2014 (R$ 84,1 milhões).;O Retorno Anualizado Sobreo Patrimônio Líquido (ROAE) recorrente atingiu16,2% a.a. no terceiro trimestre de 2015, apresentando crescimento de 0,6 p.p. em relação ao trimestre anterior (15,6% a.a.) e mantendo-se estável em relação ao mesmoperíodode 2014 (16,2% a.a.).; A carteira de crédito expandida encerrou setembro de 2015 com saldo de R$ 21,7 bilhões, apresentando crescimento de 12,7% nos últimos 12 meses e de 4,1% no trimestre. O segmento Corporate apresentou crescimento de 13,3% nos últimos 12 meses e de 4,6% no trimestre, e no segmento Empresas houve crescimento de 8,6% nos últimos 12 meses e de 1,0% no trimestre.; A Qualidade da Carteira permanece elevada, com 95,8% das operações com empréstimos e 99,9% das operações com garantias prestadas classificadas entre AA e C ao final de setembro de 2015, de acordo com a Resolução2.682 do Banco Central.VIVT3 = O EBITDA recorrente (resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) do 3T15 foi de R$ 3.198,6 milhões, 4,3% superior ao apresentado no 3T14. Este desempenho é explicado pelo aumento das receitas móveis e fixas, sendo parcialmente compensado por maiores esforços comerciais, aumento da PDD, maiores custos relacionados à garantia de qualidade e capacidade, além de maiores gastos com conteúdo de TV. A margem EBITDA recorrente atingiu 30,2%, uma redução anual de 0,3 p.p. frente à margem de 30,5% da empresa combinada no 3T14.; O Lucro Líquido de R$ 886,2 milhões no 3T15 é 16,1% menor em relação ao mesmo período de 2014, devido, principalmente, ao maior nível de depreciação e amortização, somado à maior despesa financeira no período. O lucro líquido contábil acumulado do ano, que considera a consolidação da GVT a partir de maio de 2015, atingiu R$ 2.335,7 milhões. BBAS3 = O Banco do Brasil apresentou Lucro Líquido de R$ 11.888 milhões nos 9M15, acréscimo de 43,5% em relação ao 9M14. Esse desempenho corresponde a RSPL de 18,2% a.a. O Lucro Líquido Ajustado, que exclui os efeitos de itens extraordinários, atingiu R$ 8.947 milhões nos 9M15. Esse resultado foi 7,5% superior ao observado em 9M14. O RSPL ajustado no período foi de 13,7% a.a. O resultado obtido nos 9M15 foi impactado pela receita da operação Cateno, que gerou impacto de R$ 3.212 milhões no Lucro Líquido no período. BBDC4 = Destaques dos 9M15: 1. O Lucro Líquido Ajustado no período de nove meses de 2015 foi de R$ 13,311 bilhões (variação de 18,6% em relação ao Lucro Líquido Ajustado de R$ 11,227 bilhões no mesmo período de 2014), correspondendo a R$ 3,47 por ação, no acumulado de 12 meses, e rentabilidade de 21,2% sobre o Patrimônio Líquido Médio Ajustado. 2. Quanto à origem, o Lucro Líquido Ajustado é composto por R$ 9,428 bilhões provenientes das atividades financeiras, correspondendo a 70,8% do total, e por R$ 3,883 bilhões gerados pelas atividades de seguros, previdência e capitalização, representando 29,2% do total. 3. Em setembro de 2015, o valor de mercado do Bradesco era de R$ 113,288 bilhões. 4. Os Ativos Totais, em setembro de 2015, registraram saldo de R$ 1,051 trilhão, crescimento de 6,4% em relação ao saldo de setembro de 2014. O retorno sobre os Ativos Totais Médios foi de 1,7%, evolução de 0,1 p.p. sobre setembro de 2014 (1,6%). HGTX3 = Destaques do 3T15: Receita Bruta de R$ 422,0 milhões, 2,1% inferior ao 3T14; EBITDA de R$ 54,8 milhões (-26,6%), margem de 15,5%; Lucro Líquido de R$ 97,8 milhões (+37,9%) e margem de 27,7%; Efeito líquido de R$ 53,5 milhões em Imposto de Renda e Contribuição Social provenientes dos efeitos da liquidação e dissolução de subsidiária e liquidação de dívida intercompany; Inauguração da primeira loja da marca DZARM. e retomada da expansão de lojas da marca após reposicionamento ocorrido no início do ano.GRND3 =Destaques dos 9M15 vs. 9M14 • Aumento de 2,4% na receita líquida. • EBIT de R$ 269,7 milhões, 24,2% maior. • Lucro líquido de R$ 357,1 milhões aumento de 21,1%. • Elevação das Margens Bruta, Ebit, Ebitda e Líquida. • 3ª Distribuição de Dividendos – R$53,8 milhões, ações ex-dividendo a partir de 29 de outubro de 2015. • Liderança de exportação – A Grendene mantém a liderança nas exportações de calçados brasileiros – 36,0% dos calçados brasileiros exportados nos 9M15 (38,6% nos 9M14). CRUZ3 =A receita líquida consolidada até setembro de 2015 foi de R$ 4,6 bilhão, 2,5% superior quando comparada com o mesmo período de 2014, principalmente impactada pelo maior volume de exportação de tabaco parcialmente compensada pelo menor volume de vendas de cigarros. O lucro operacional consolidado até setembro de 2015 atingiu R$ 1,7 bilhão, registrando redução de 7,2% versus 2014. Cabe destacar que o negócio cigarros está positivamente impactado pelo resultado da transação de venda do departamento gráfico que impactou o lucro operacional no valor de R$ 94 milhões no acumulado de 2015 (R$ 71 milhões reconhecidos no primeiro trimestre e R$ 23 milhões no terceiro trimestre de 2015). Excluindo-se o efeito da atualização monetária pela SELIC dos dividendos e juros sobre capital próprio pagos aos acionistas (R$ 54 milhões até setembro de 2015 versus R$ 43 milhões no mesmo período do ano anterior), o resultado financeiro registra um crescimento de R$ 10 milhões no acumulado do ano. ( * ) EMPRESAS com Bons Indic = ROIC, EV/EBIT, Div. Yield, P/L, P/VP, P/ativos, P/EBIT, DB/PL, Liq. Corr e % Potencial valorz. ( ** ) EMPRESAS DO SETOR FINANC onde houve necessidade de digitar os valores de RIF (a pesquisa avançada não importou esses valores ) = BBAS3, PRBC4, PINE4, ABCB4, BRSR6, DAYC4, SANB11, BBDC4, BBDC3, ITUB3, ITUB4, IDVL4, BICB4 E BPAN4; ( *** ) A VMCM = 7,63848 foi calculada utilizando-se uma amostragem de 199 empresas com PL > 0 e Liquidez das ações (volume diário médio negociado nos ultmos 2 meses) = 100K. Na tentativa de um valor acima do indicado, a VMCM apresentou um valor > 8, o que indicaria um mercado sobreprecificado: forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?f=6&t=10754&start=620#p2082722( **** ) Foram EXCLUÍDAS da amostragem inicial as empresas = DAGB33, LLIS3, OGXP3, CCXC3, BRAP3 E BRAP4; ( ***** ) INDICADORES utilizados para elaboração do ranking = P/L, P/VP, DY, ROE E % Potencial de valorz.
|
|
|
Post by ALMIRANTE on Nov 15, 2015 20:44:02 GMT -3.5
Jigsaw - das tuas opções, estou mais concentrado nas BBDC4. Apesar da compra do HSBC ter sido feita com um ágio que considero demasiado - o mercado descontou isso das cotações do ativo de forma impiedosa. O deságio para o Itaú já passa de 15% desde o anúncio de fechamento do negócio. No caso do BBAS, mesmo bem descontado - a influência do governo continua a ser igual, por isso fico com um pé atrás. Senti falta do Itaúsa na sua lista.
|
|
|
Post by jigsaw on Nov 16, 2015 15:35:02 GMT -3.5
Jigsaw - das tuas opções, estou mais concentrado nas BBDC4. Apesar da compra do HSBC ter sido feita com um ágio que considero demasiado - o mercado descontou isso das cotações do ativo de forma impiedosa. O deságio para o Itaú já passa de 15% desde o anúncio de fechamento do negócio. No caso do BBAS, mesmo bem descontado - a influência do governo continua a ser igual, por isso fico com um pé atrás. Senti falta do Itaúsa na sua lista. ALMIRANTE, agradeço pela rápida análise da minhas indicações, eu trabalho com um universo de 50 empresas para fazer indicações na CAFI, empresas essas que sempre estão na listagem com PL positivos, desta forma como você pode ter percebido eu já havia indicado 3 do segmento bancário, por isso deixei ITSA para uma próxima oportunidade, tambem me preocupo em diversificar os segmentos (vestuário, telefonia, bancos, calçados, construção civil, etc). De qualquer forma quais os parâmetros de atratividade que você enxerga em ITSA neste momento? Entende que a empresa apresenta um bom ponto de entrada no atual cenário econômico?
|
|
|
Post by ALMIRANTE on Nov 16, 2015 17:33:47 GMT -3.5
Jigsaw - das tuas opções, estou mais concentrado nas BBDC4. Apesar da compra do HSBC ter sido feita com um ágio que considero demasiado - o mercado descontou isso das cotações do ativo de forma impiedosa. O deságio para o Itaú já passa de 15% desde o anúncio de fechamento do negócio. No caso do BBAS, mesmo bem descontado - a influência do governo continua a ser igual, por isso fico com um pé atrás. Senti falta do Itaúsa na sua lista. ALMIRANTE, agradeço pela rápida análise da minhas indicações, eu trabalho com um universo de 50 empresas para fazer indicações na CAFI, empresas essas que sempre estão na listagem com PL positivos, desta forma como você pode ter percebido eu já havia indicado 3 do segmento bancário, por isso deixei ITSA para uma próxima oportunidade, tambem me preocupo em diversificar os segmentos (vestuário, telefonia, bancos, calçados, construção civil, etc). De qualquer forma quais os parâmetros de atratividade que você enxerga em ITSA neste momento? Entende que a empresa apresenta um bom ponto de entrada no atual cenário econômico? ITSA está num ponto interessante (graficamente) - pois sua composição foi bem castigada (com menor grau a parte do Itaú). Além disso ela replica o Itaú de forma muito fiel, que está muito bem na foto. Além disso as ON estão demonstrando ponto de inflexão em termos que possibilidade de maiores quedas. Acompanho a diferença de prêmio das ON para as PN, e quando as PN ficam em cotações menores que as ON por algum período é porquê o ciclo de queda no ativo se aproxima do final. Em termos de fundamentos está entregando bons números trimestre a trimestre - com crescimento no LL na ordem de 20% ao longo dos últimos 10 anos. Em termos gerais é apenas preferência, tanto que acabei vendendo 1/2 posição do Bradesco e aloquei na Itaúsa. A venda no caso do Bradesco não foi em função da aquisição do HSBC, mas em função das suspeitas que envolvem a operação Zelotes.
|
|
|
Post by jigsaw on Nov 16, 2015 18:17:06 GMT -3.5
ALMIRANTE, agradeço pela rápida análise da minhas indicações, eu trabalho com um universo de 50 empresas para fazer indicações na CAFI, empresas essas que sempre estão na listagem com PL positivos, desta forma como você pode ter percebido eu já havia indicado 3 do segmento bancário, por isso deixei ITSA para uma próxima oportunidade, tambem me preocupo em diversificar os segmentos (vestuário, telefonia, bancos, calçados, construção civil, etc). De qualquer forma quais os parâmetros de atratividade que você enxerga em ITSA neste momento? Entende que a empresa apresenta um bom ponto de entrada no atual cenário econômico? ITSA está num ponto interessante (graficamente) - pois sua composição foi bem castigada (com menor grau a parte do Itaú). Além disso ela replica o Itaú de forma muito fiel, que está muito bem na foto. Além disso as ON estão demonstrando ponto de inflexão em termos que possibilidade de maiores quedas. Acompanho a diferença de prêmio das ON para as PN, e quando as PN ficam em cotações menores que as ON por algum período é porquê o ciclo de queda no ativo se aproxima do final. Em termos de fundamentos está entregando bons números trimestre a trimestre - com crescimento no LL na ordem de 20% ao longo dos últimos 10 anos. Em termos gerais é apenas preferência, tanto que acabei vendendo 1/2 posição do Bradesco e aloquei na Itaúsa. A venda no caso do Bradesco não foi em função da aquisição do HSBC, mas em função das suspeitas que envolvem a operação Zelotes. ALMIRANTE, interessante seus comentários, pelo que pude depreender da sua explicação, você utiliza as duas ferramentas (AT X AF) para se posicionar em determinado papel? você acredita que podemos trabalhar em harmonia com os dois recursos no mercado acionário, sem necessariamente priorizar um em detrimento do outro? E aproveitando o tema, poderia elencar sua ordem de preferência para o segmento bancário com as principais empresas (ABCB, BEES, BRSR, BBDC, BBAS, ITSA, ITUB, PRBC, PINE E SANB)?
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Nov 16, 2015 21:29:21 GMT -3.5
ITSA está num ponto interessante (graficamente) - pois sua composição foi bem castigada (com menor grau a parte do Itaú). Além disso ela replica o Itaú de forma muito fiel, que está muito bem na foto. Além disso as ON estão demonstrando ponto de inflexão em termos que possibilidade de maiores quedas. Acompanho a diferença de prêmio das ON para as PN, e quando as PN ficam em cotações menores que as ON por algum período é porquê o ciclo de queda no ativo se aproxima do final. Almirante, não entendi sua explicação. Invisto em ITSA3/4 há mais de 5 anos. Quase todo o tempo, as PN tem cotação menor que as ON, é a situação usual. Em alguns poucos momentos, por razões que desconheço, a PN fica mais cara que a ON. Algumas vezes, tão mais cara que paga todo o custo de corretagem. Nestes momentos, aproveito para ir trocando PN=>ON. Poderia explicar melhor esta sua análise de ciclo? abs.
|
|
|
Post by ALMIRANTE on Nov 16, 2015 23:51:42 GMT -3.5
ITSA está num ponto interessante (graficamente) - pois sua composição foi bem castigada (com menor grau a parte do Itaú). Além disso ela replica o Itaú de forma muito fiel, que está muito bem na foto. Além disso as ON estão demonstrando ponto de inflexão em termos que possibilidade de maiores quedas. Acompanho a diferença de prêmio das ON para as PN, e quando as PN ficam em cotações menores que as ON por algum período é porquê o ciclo de queda no ativo se aproxima do final. Almirante, não entendi sua explicação. Invisto em ITSA3/4 há mais de 5 anos. Quase todo o tempo, as PN tem cotação menor que as ON, é a situação usual. Em alguns poucos momentos, por razões que desconheço, a PN fica mais cara que a ON. Algumas vezes, tão mais cara que paga todo o custo de corretagem. Nestes momentos, aproveito para ir trocando PN=>ON. Poderia explicar melhor esta sua análise de ciclo? abs. Estes ciclos de virada quando PN fica mais cara que as ON em sequência de baixa indica mudança de movimento principal e o contrário também. No seu caso você aproveita para trocar PN por ON, por isso você não repara. Mas quando isso ocorre começa um ciclo em tendência. Por exemplo, nesse momento as PN se encontram abaixo das ON já por um longo período - e assim que inverter cotação com PN ficando mais cara que as ON - indicará que teremos a inversão de tendência de baixa para alta. Da mesma forma que a inversão no topo com a ON valendo menos que a PN indicou um período mais longo de queda - fase em nos encontramos. Quando isto ocorreu da última vez eu entrei vendido nas PN. Apesar de já ter virado a mão para compra nas PN, continuo lançando enquanto não vier esta sinalização. Quando este sinal for dado, recompro os lançamentos e dobro posição no ativo via ON. Resumindo: Gráfico de longo prazo - cotações fazendo topo (ON < PN = tendência de baixa) cotações fazendo fundo (PN > ON = tendência de alta). Neste momento estamos no aguardo desta inversão, e enquanto não ocorrer - estaremos sem tendência ou em tendência de queda.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Nov 17, 2015 7:42:12 GMT -3.5
Esse será meu único post na CAFI para chamar atenção ao programa genet que é a versão gráfica do denet para poder analizar balanços. Gostaria de testers dessa versão pré-alpha para ouvir sugestões/reclamos/bugs antes de prosseguir. O código encontra-se no meu site em www.potuz.net/denet e é distribuído livremente sob GPLv3. Nas próximas semanas agregarei funcionalidades (gráficos, comparação de resultados, procuras por setor, filtros de empresas, etc) mas não continuarei a postar e poluir os tópicos, simplesmente atualizarei a versão no meu sitio. O bug importante é o descrito ao final sobre a falta de códigos de negociação na base de dados padrão que vem com o sofware. Assim que eu tenha tempo e ganas de agregar os símbolos o fare, mas provávelmente eu continue focando em ampliar o software pois qualquer um pode agregar aqueles símbolos seguindo as instruções no meu sitio.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Nov 18, 2015 6:17:44 GMT -3.5
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 18, 2015 10:19:06 GMT -3.5
Excelente análise mesmo. Só me incomoda um pouco a perspectiva do autor que acha que o mundo é apenas Brasil, ignorando todo o cenário internacional. Em 2003 os gringos voltaram pq o cenário de commodities era agradável. O Brasil, como uma proxy delas, foi então beneficiado. Eu me pergunto pq um gringo colocaria dinheiro aqui dada a está imensa incerteza local e por que não internacional. A pergunta a qual me intriga nos últimos 3 anos é: caso haja uma derrubada das bolsas internacionais como em 2008, os gringos procurariam refúgio aqui? Notem que é o lógico a fazer dado q o nosso e diversos câmbios pelo mundo estão lá embaixo, mas nunca na história países periféricos foram usados como "safe heaven".
|
|
|
Post by ALMIRANTE on Nov 18, 2015 11:17:18 GMT -3.5
Excelente análise mesmo. Só me incomoda um pouco a perspectiva do autor que acha que o mundo é apenas Brasil, ignorando todo o cenário internacional. Em 2003 os gringos voltaram pq o cenário de commodities era agradável. O Brasil, como uma proxy delas, foi então beneficiado. Eu me pergunto pq um gringo colocaria dinheiro aqui dada a está imensa incerteza local e por que não internacional. A pergunta a qual me intriga nos últimos 3 anos é: caso haja uma derrubada das bolsas internacionais como em 2008, os gringos procurariam refúgio aqui? Notem que é o lógico a fazer dado q o nosso e diversos câmbios pelo mundo estão lá embaixo, mas nunca na história países periféricos foram usados como "safe heaven". Esqueça, a única coisa que se abriga aqui são as aves migratórias. Eles vem pra cá mas para estuprar os investidores locais, isso não falha nunca.
|
|
|
Post by cadu28 on Nov 18, 2015 11:49:59 GMT -3.5
Excelente análise mesmo. Só me incomoda um pouco a perspectiva do autor que acha que o mundo é apenas Brasil, ignorando todo o cenário internacional. Em 2003 os gringos voltaram pq o cenário de commodities era agradável. O Brasil, como uma proxy delas, foi então beneficiado. Eu me pergunto pq um gringo colocaria dinheiro aqui dada a está imensa incerteza local e por que não internacional. A pergunta a qual me intriga nos últimos 3 anos é: caso haja uma derrubada das bolsas internacionais como em 2008, os gringos procurariam refúgio aqui? Notem que é o lógico a fazer dado q o nosso e diversos câmbios pelo mundo estão lá embaixo, mas nunca na história países periféricos foram usados como "safe heaven". Esqueça, a única coisa que se abriga aqui são as aves migratórias. Eles vem pra cá mas para estuprar os investidores locais, isso não falha nunca. Eles vão ter que entrar na fila..., já estamos sendo estuprados pela dupla Lula e Dilma!
|
|
|
Post by ALMIRANTE on Nov 18, 2015 12:04:42 GMT -3.5
kkk, disse tudo. E isso já fazem 13 anos. Continuo esperando o salvador da pátria - mas parece que ficou só na ficção das novelas.
|
|
|
Post by ALMIRANTE on Nov 18, 2015 12:33:31 GMT -3.5
ITSA4 - fiquem de olho que logo poderemos ter a inversão com as PN valendo mais que as ON (temporariamente). Este será o momento da virada no ativo e possivelmente no IBOV para um movimento de alta - ao menos até uns 52k. Isso é o que os gráficos estão gritando, principalmente dos bancos.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 18, 2015 15:56:51 GMT -3.5
Esqueça, a única coisa que se abriga aqui são as aves migratórias. Eles vem pra cá mas para estuprar os investidores locais, isso não falha nunca. Eles vão ter que entrar na fila..., já estamos sendo estuprados pela dupla Lula e Dilma! kkk, os dois estao certos
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 18, 2015 16:03:21 GMT -3.5
Esqueça, a única coisa que se abriga aqui são as aves migratórias. Eles vem pra cá mas para estuprar os investidores locais, isso não falha nunca. Eles vão ter que entrar na fila..., já estamos sendo estuprados pela dupla Lula e Dilma! kkk, os dois estao certos
|
|