|
Post by raimundero on Oct 27, 2015 15:42:16 GMT -3.5
Prezados, parabéns pela iniciativa do novo fórum, que já está se mostrando uma decisão acertada, vide o número de bons foristas que tinham sumido do IM e voltaram a participar aqui. Eu sou do grupo que acompanhava a CAFI sem participar, um pouco pela bagunça que estava o IM, e muito por achar que tinha pouco conhecimento para agregar. Espero aqui participar mais ativamente e poder contribuir pelo menos um pouco.
|
|
|
Post by buystocks on Oct 27, 2015 15:44:27 GMT -3.5
Seguem os votos para a Cafi: Flry3, Mplu3, Bbse3, Qual3, Taee11, Brfs, Vlid3 e Leve3. Empresas que têm apresentado crescimento, possuem boas participações nos mercados atuantes, boa gestão, baixo endividamento e algumas com receitas em dólar. Não necessariamente as ações acima são para longo, pois não é o perfil da CAFI. Abraços, Bssb! Aguardo com emoção uma justificativa da FLRY que não lembro aparecer votada por aquí! aproveito para te dar as bemvindas BSSB (se não fiz antes) notava-se a sua ausência no IM. Edit: já estou contando 20 votos na CAFI ainda com uma semana para o fechamento, todo um sucesso. Tomara que continue os próximos meses. Obrigado Potuz! Quando começou toda aquela palhaçada no outro forum pulei fora do barco. Não tenho paciência com esse tipo de comportamento. Sobre a Fleury, esse é um ativo com visão de médio/longo prazos. Passei um bom tempo reunindo informações sobre a reestruturação atual da empresa. No Investor's Day de 01/10/2015 a empresa consolidou todas as minhas informações e mais um pouco. Aconselho acessar o link. A empresa está situada num segmento extremamente resiliente e que passa por grandes mudanças de comportamento em nosso país. Já estamos cansados de ler que a população idosa brasileira, notadamente aquela que exige mais cuidados médicos, irá quadruplicar até 2060. Serão 58,4 milhões de idosos. Mas até 2060 são 45 anos pela frente. Precisamos de algum drive mais imediato para tornar o investimento atrativo. Aumento da preocupação com saúde e bem-estar (exames preventivos) e maior incidência de doenças crônicas são bons exemplos de situações que demandam mais serviços de saúde. Atualmente a empresa passa por uma fase de otimização dos custos, buscando uma maior eficiência operacional. Utiliza o conhecimento médico para posicionamento estratégico e alavanca para crescimento e inovação, a partir dos seguintes pontos: Reconhecimento do mercado e fortalecimento das marcas; Ganho de eficiência operacional com manutenção de diferenciação; Captura de oportunidades com alto potencial de rentabilidade; Posicionamento de vanguarda em medicina diagnóstica e transformação de capital intelectual em sustentabilidade do Grupo Fleury. Crescimento. Pontos importantes a serem levados em conta: Ampliação das unidades de atendimento Fleury em formatos diferenciados: fast sites; Parcerias estratégicas com universidades, escolas, entidades de classe e etc; Investimento em modelos de diagnóstico integrado: Centros de Diagnóstico Avançado, intensificação de assessoria médica; Relacionamento médico; Investimentos em inteligência estratégica: big data; Otimização de capacidade instalada: incremento de eficiência operacional, conhecimento do comportamento do cliente; Qualificação contínua de equipes: atração, formação e retenção de talentos. Com isso, a empresa espera um crescimento médio anual de 11% da receita bruta até 2020. Como falei, a CAFI não possui prazo longo e nesse mar de confusão que se tornou esse país, é uma empresa que vem performando muito bem, entregando resultados de fortes crescimentos tri vs tri com as estratégias adotadas. Não é um atacante estilo Romário, mas joga no meio de campo defensivo, ajudando na tática do time. A margem líquida precisa ainda melhorar sensivelmente para a empresa conseguir chegar ao final de 2020 com um P/L estimado de 10 e valor de mercado 80% maior que o atual. "Menor" risco, "menor" retorno. É por isso que ainda prefiro os FIIs. Risco infinitamente menor em fundo com contratos atípicos (Ex. bbpo) e com potencial de 150% de ganho nesse mesmo período. Abraços, Bssb!
|
|
|
Post by rodolfosrb on Oct 27, 2015 18:10:46 GMT -3.5
Que bom poder voltar a ter onde ler sobre ações. O Brasil carece de sites e depois que nossa comunidade faliu ele carecia de comunidade.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Oct 27, 2015 20:06:11 GMT -3.5
Também vejo com muita satisfação o retorno dos foristas sérios ao nosso espaço de discussões, antes arruinado pela molecagem de um indivíduo mas juntos, vamos tornar esse novo espaço ainda melhor !
|
|
|
Post by Novatim on Oct 27, 2015 21:58:16 GMT -3.5
Pessoal, depois de me livrar de algumas ações (WEG3 e ITUB), ainda com um pequeno lucro... refiz minha carteira, estou estudando analise fundamentalista (sou iniciante) e portanto minha carteira pode ser ainda um pouco fora do convencional (na verdade só acho que uma ação esta fora do convencional), mas gostei das empresas abaixo
1. ITSA4 2. FESA4 (o problema é que ela tem pouca liquidez) 3. BBSE3 (não vejo ninguém votando nela, sei que o P/VP é bem alto, mas acho que isto deve acontecer por ela ser uma seguradora, gostei de alguns fundamentos e vou apostar nela) 4. GRND3 5. ENBR
As outras ações já tiveram suas boas características levantadas no fórum.
|
|
|
Post by inthedark on Oct 28, 2015 1:27:34 GMT -3.5
Segue meu único voto, pois com tesouro pagando IPCA+7%, e FII pagando 12% fica difícil encontrar uma ação que "compense", vejo algumas empresas a preços acessíveis mas quando aplico a taxa de desconto atual meus cálculos não me animo muito...
EZTC - construtura sólida, caixa líquido positivo, boas margens, gestão competente
|
|
|
Post by elshay01 on Oct 28, 2015 10:29:41 GMT -3.5
Meus votos: CMIG - empresa grande, bem administrada e lucrativa. Cotação caiu, e vejo como oportunidade. BBAS - um ótimo banco. O unico problema é ter o Governo no meio. Mas a esses preço, acho que vale a pena. Compra BB e leva participação de CIEL e BBSE junto. ITSA - otima empresa, lucrativa e com preços bem convidativos. VIVT - a maior do setor, lucrativa e paga dividendos.
Estou aguardando os balanços pra avaliar mais alguma.
|
|
broz
New Member
|
Post by broz on Oct 28, 2015 11:44:19 GMT -3.5
Caros, o que esperar desse mês de novembro para a bolsa? Aparentemente chegamos num suporte, podemos buscar os 52k talvez. Mesmo assim o ideial é termos cautela e manter boa parte na renda fixa, esperando talvez que a situação dar uma clareada.
Dado o desconto nas cotações e os dados fundamentalistas consistentes, voto em 4 empresas abaixo para esse próximo mês: CMIG4 EZTC3 BBAS3 GRND3
Não espero grande sustos com essa carteira.
[]'s Caio
|
|
|
Post by cadu28 on Oct 28, 2015 12:24:12 GMT -3.5
Seguem meus votos p/ a CAFI novembro 15: Dando uma pincelada no panorama geral, tivemos poucas mudanças no cenário econômico de 2015. O país está com um grande deficit, e o governo não tem força política (e nem competência) p/ sanar isso. Vão tentar aumentar impostos ao invés de cortar custos, mas acho difícil aprovarem algo com esta clima de racha na câmara. Eu só consigo ver uma saída p/ a crise combinando com a saída da Dilma. Fora isso, é ficar empurrando com a barriga. Abaixo trago meus 8 votos, divididos em empresas não financeiras, e empresas financeiras: Abaixo trago 3 menções honrosas, que ficaram de fora da votação, sendo que FESA iniciei posição recentemente: As estimativas de crescimento, que afetam o resultado do preço alvo pelo FCD, foram feitas com base nas minhas projeções, que devido ao nebuloso momento econômico, acabam virando chutes mesmo.
|
|
|
Post by Novatim on Oct 28, 2015 14:43:36 GMT -3.5
Cadu, eu não sei se vcs já fizeram... mas não seria legal fazer uma planilhazinha com a rentabilidade das 5 ações mais votadas do mês?
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Oct 28, 2015 15:21:34 GMT -3.5
Cadu, eu não sei se vcs já fizeram... mas não seria legal fazer uma planilhazinha com a rentabilidade das 5 ações mais votadas do mês? Novatim, não sei se acompanhava a CAFI no infomoney, mas os votos do pessoal valem para o mês seguinte. Fechado o mês, o wizard faz uma planilha com a totalização dos votos e o cadu apresenta dados do desempenho da carteira no mês anterior. A carteira de outubro foi votada no infomoney. Os votos que tivemos até agora neste novo forum valerão para a carteira de novembro.
|
|
|
Post by cadu28 on Oct 28, 2015 15:56:19 GMT -3.5
Cadu, eu não sei se vcs já fizeram... mas não seria legal fazer uma planilhazinha com a rentabilidade das 5 ações mais votadas do mês? Novatim, não sei se acompanhava a CAFI no infomoney, mas os votos do pessoal valem para o mês seguinte. Fechado o mês, o wizard faz uma planilha com a totalização dos votos e o cadu apresenta dados do desempenho da carteira no mês anterior. A carteira de outubro foi votada no infomoney. Os votos que tivemos até agora neste novo forum valerão para a carteira de novembro. E os resultados, incluindo as rentabilidades das empresas da CAFI de setembro, e desde o início, estão no primeiro post deste tópico. No sexta fecha o mês de outubro, aí no sabado posto aqui os resultados do mês de outubro.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Oct 28, 2015 16:12:42 GMT -3.5
É isso pessoal, desculpe poluir o tópico. Sou um fã da carteira CAFI, mas mesmo ela não é está sendo párea para os acontecimentos dos últimos anos. Nós poderíamos ter um tópico sobre alocação de setores, n acham? Eu, por exemplo, estava pensando em começar a comprar ouro pra sair um pouco destes maravilhosos FIIs... O problema é que, infelizmente, nosso mercado é um nanico, e temos poucas opções de investimento diversificados. Um que eu iria adorar seria um ETF com as 25 empresas de menor volatilidade na bolsa, usando aquela lista anterior que postei. Seria urgente tb um ETF de ouro. Só lembrando, Cadu, que essa falta de opções é aqui em Pindorama. Por isso mesmo estou pensando em abrir uma conta em corretora americana. Até porque parece que o ouro está chegando ao final de um longo período de quedas. Basta digitar algo tipo "gold etfs" no google e você vai ver. O mercado deles tem tantas opções que a gente se sente como uma criança em uma loja de brinquedos
|
|
|
Post by alphamale on Oct 28, 2015 16:23:49 GMT -3.5
Primeira vez votando...sempre acompanhei no IM, mas nunca tinha votado...todos os votos fazem parte da minha carteira atual
BBAS3 EZTC3 VALE5 ITSA4
|
|
|
Post by rodolfosrb on Oct 28, 2015 18:16:53 GMT -3.5
Seguem meus votos p/ a CAFI novembro 15: Dando uma pincelada no panorama geral, tivemos poucas mudanças no cenário econômico de 2015. O país está com um grande deficit, e o governo não tem força política (e nem competência) p/ sanar isso. Vão tentar aumentar impostos ao invés de cortar custos, mas acho difícil aprovarem algo com esta clima de racha na câmara. Eu só consigo ver uma saída p/ a crise combinando com a saída da Dilma. Fora isso, é ficar empurrando com a barriga. Abaixo trago meus 8 votos, divididos em empresas não financeiras, e empresas financeiras: Abaixo trago 3 menções honrosas, que ficaram de fora da votação, sendo que FESA iniciei posição recentemente: As estimativas de crescimento, que afetam o resultado do preço alvo pelo FCD, foram feitas com base nas minhas projeções, que devido ao nebuloso momento econômico, acabam virando chutes mesmo. Cadu, os dados fundamentalistas de sua planilha se atualizam automaticamente?
|
|
|
Post by cadu28 on Oct 28, 2015 19:49:16 GMT -3.5
Seguem meus votos p/ a CAFI novembro 15: Dando uma pincelada no panorama geral, tivemos poucas mudanças no cenário econômico de 2015. O país está com um grande deficit, e o governo não tem força política (e nem competência) p/ sanar isso. Vão tentar aumentar impostos ao invés de cortar custos, mas acho difícil aprovarem algo com esta clima de racha na câmara. Eu só consigo ver uma saída p/ a crise combinando com a saída da Dilma. Fora isso, é ficar empurrando com a barriga. Abaixo trago meus 8 votos, divididos em empresas não financeiras, e empresas financeiras: Abaixo trago 3 menções honrosas, que ficaram de fora da votação, sendo que FESA iniciei posição recentemente: As estimativas de crescimento, que afetam o resultado do preço alvo pelo FCD, foram feitas com base nas minhas projeções, que devido ao nebuloso momento econômico, acabam virando chutes mesmo. Cadu, os dados fundamentalistas de sua planilha se atualizam automaticamente? Não, eu faço um copia e cola no excel, tirando os dados do filtro que o site investsite oferece: www.investsite.com.br/seleciona_acoes.php
|
|
|
Post by themagicboolean on Oct 29, 2015 9:01:18 GMT -3.5
Caríssimos,
Seguem os votos ->
VVAR11 -> Apesar de leve lucro no 3 trimestre teremos natal e ano novo, nos preços atuais isso ainda pode dar um P/L na casa dos 3,00 ETER3 -> Menos afetada pela crise, grande parte do consumo é necessário e não supérfluo. BBAS3 -> Bancos seguem mantendo lucros, apesar da crise. CMIG4 -> Lucro com reajuste tarifário torna a ação ainda mais atrativa. Pacotão da renovação mitigou riscos. LIGT3 -> Idem. SEER3 -> Melhor educacional pelos múltiplos. ANIM3 -> Segunda melhor pelos múltiplos.
|
|
gabg
New Member
|
Post by gabg on Oct 29, 2015 11:37:20 GMT -3.5
Bbse3, Cetip, Taee11, Brfs3, Vlid3, Radl3, Ciel3 e Smiles.
Empresas com ótimos histórico de lucros, fortes geradoras de caixa, com boa governança e todas com resiliência bastante para passar essa tempestade
Menções honrosas para ultrapar - que não sai da minha carteira - itsa4 e kroton. Vamos em frente.
|
|
|
Post by fortaleza on Oct 29, 2015 11:53:26 GMT -3.5
Estreando o novo forum
Eztc3 - Construtura que sofre com a crise, mas bem menos que a maioria das outras construtoras, caixa maior que a divida, lucros interessantes considerando a crise, bem administrada.
Bbas3 - Banco muito barato, lucros persistentes apesar da crise, e a cotação no menor valor dos últimos 5 anos.
Cgra4 - Empresa com caixa maior que divida, apesar dos lucros terem caido, acredito que no medio longo prazo volta a subir.
|
|
tatav
New Member
|
Post by tatav on Oct 29, 2015 13:25:52 GMT -3.5
Olá caríssimos, Acompanho o fórum há uns 18 meses e invisto há pouco mais de dois anos. Com a mudança da bagunça do fórum antigo, passo a participar.
Meus votos para novembro/2015:
EZTC3: Dívida praticamente nula, com previsão de aumento de caixa nos próximos trimestres para lidar com a crise, tendo em vista a paralisação dos lançamentos e consequente diminuição dos estoques. Ademais, a companhia tem os melhores múltiplos do mercado, sendo que só os terrenos já justificariam a compra. O setor imobiliário, junto com o varejo, é o que mais apanha, sendo onde as melhores oportunidades aparecem. CGRA4: Dívida zero, o que faz a diferença em momentos de crise. Manutenção das margens. Empresa sólida. O único problema é a liquidez. VVAR11: O varejo é um dos setores que mais apanha com essa crise. Todavia, essa queda foi demasiada. Um dos P/L's mais baixos da bolsa no momento, mesmo que haja previsão de lucro realmente pífio no total de 2015. Gigante que vale a pena. CMIG3: Gigante do setor elétrico. Mesmo com queda expressiva dos lucros (chute de 60%), o preço ainda justifica. FESA4: Resultado operacional seguro e constante. Ótima ação para diversificar a carteira. A queda no preço abriu a oportunidade. De quebra vêm dividendos de praticamente 9%. BBAS3: Compra com desconto de Cielo e BBSeguridade, que são empresas em setores de alto crescimento, e ainda ganha-se um banco de brinde. Dividendos.
Por fim, parabéns pela iniciativa e boas compras!!!
|
|