|
Post by Claudio66 on Aug 14, 2017 20:34:13 GMT -3.5
O resultado é muito bom na comparação com o 2T16 e como lucro por ação.
Porém, ao compararmos com o 1T17, houve uma piora significativa: Receita: -11% Resultado Bruto: -24% Resultado Operacional: -24% Resultado Líquido: -20%
E isso foi antes da redução de 30% no preço de referência. Assumindo que o volume e o custo unitário médio não variem, a queda de 30% no preço, representaria redução de R$ 81 M na receita. Mas o resultado antes dos tributos foi R$ 61 M. Mesmo somando R$ 10 M de honorários e participações da administração e participações nos lucros, ainda resultaria num prejuízo de R$ 10 M por trimestre.
Quando for divulgado o próximo relatório mensal de vendas, vai dar um susto e gerar uma queda substancial no papel. Acho que amanhã terá uma boa alta, mas será um bom momento para vender.
|
|
|
Post by acquesta on Aug 15, 2017 8:46:18 GMT -3.5
O resultado é muito bom na comparação com o 2T16 e como lucro por ação. Porém, ao compararmos com o 1T17, houve uma piora significativa: Receita: -11% Resultado Bruto: -24% Resultado Operacional: -24% Resultado Líquido: -20% E isso foi antes da redução de 30% no preço de referência. Assumindo que o volume e o custo unitário médio não variem, a queda de 30% no preço, representaria redução de R$ 81 M na receita. Mas o resultado antes dos tributos foi R$ 61 M. Mesmo somando R$ 10 M de honorários e participações da administração e participações nos lucros, ainda resultaria num prejuízo de R$ 10 M por trimestre. Quando for divulgado o próximo relatório mensal de vendas, vai dar um susto e gerar uma queda substancial no papel. Acho que amanhã terá uma boa alta, mas será um bom momento para vender. Claudio66, muito bom vc nos alertar sobre isso. O preço de referência no 2T17 já tinha sofrido uma redução em relação ao 1T17: "Os preços de referência (EU CC47-55%, DDP) apresentaram um aumento de 87,8% entre o 2T16 e o 2T17, quando atingiram o patamar de U$c/lb 154,00. Em relação ao 1T17, esse preço sofreu uma redução de 6,7%. " Isso ajuda a explicar a queda na comparação acima.
|
|
|
Post by ancasodi on Aug 15, 2017 9:59:46 GMT -3.5
consegui fazer uma venda nos 12,75. Saí de 1/3 da posição.
|
|
|
Post by Claudio66 on Aug 15, 2017 21:23:13 GMT -3.5
Liquidei minha posição aqui hoje por R$ 13,10, no leilão de fechamento (máxima do dia). Acho que ainda tem espaço para subir embalado pelo excelente resultado do 2T17, mas como eu disse, só deve durar até o próximo relatório de vendas.
|
|
|
Post by ancasodi on Aug 15, 2017 23:51:46 GMT -3.5
Liquidei minha posição aqui hoje por R$ 13,10, no leilão de fechamento (máxima do dia). Acho que ainda tem espaço para subir embalado pelo excelente resultado do 2T17, mas como eu disse, só deve durar até o próximo relatório de vendas. Apesar de concordar com sua análise, não quero fechar posição no papel, ainda que caia a cotação, pois é uma empresa bastante sólida e como eu tô com PM 7,70, uma queda aqui não deve ser dessa monta. Diminui minha participação, pois estava muito alta. Agora é procurar um lugar pra colocar essa grana... tá difícil heim...
|
|
|
Post by Claudio66 on Aug 18, 2017 10:57:28 GMT -3.5
Está aumentando o aluguel e caindo o volume de FESA4. Está fechando a janela de oportunidade para desembarcar. Ontem o volume voltou de R$ 3,8 M no dia seguinte à divulgação do resultado, para R$ 1,5 M que é abaixo da média de julho (R$ 1,8 M / dia) e bem abaixo da média de junho (R$ 2,3 M / dia). E os aluguéis subiram de 110 k no dia da divulgação para 134 k ontem. www.dadosdabolsa.com/Aluguel/FESA4
|
|
|
Post by Claudio66 on Aug 21, 2017 9:45:55 GMT -3.5
A queda no preço médio foi de cerca de 20%. Anteriormente havia sido anunciado que o preço de referência seria 30% menor para o 3T17. O volume de julho veio relativamente forte (o maior do ano), provavelmente porque houve adiamento de pedidos por parte de clientes em junho (2o menos volume em 12 meses, para pegar a redução de preço em julho. Ou seja, é esperado que o volume se mantenha em torno de 16kt por mês, mas o preço médio seja 20% menor. Ainda não será suficiente para levar a empresa ao prejuízo, mas certamente o resultado do resto do ano será bem abaixo do 1S17. FERBASA - Comunicado ao Mercado - Receita líquida e volume de vendas - Julho 2017
|
|
Ecro
New Member
|
Post by Ecro on Aug 22, 2017 12:43:47 GMT -3.5
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Aug 22, 2017 13:43:38 GMT -3.5
Grato por compartilhar. O que mais me chamou a atenção foi essa informação de um possível investimento em um parque eólico. Não sei nem dizer se empresas como Renova e CPFL Renováveis são geradoras eólicas, mas só de ler manchetes sobre os reiterados prejuízos destas empresas, fico com um pé atrás em investimentos neste setor.
|
|
|
Post by Derfel on Aug 22, 2017 15:23:16 GMT -3.5
Grato por compartilhar. O que mais me chamou a atenção foi essa informação de um possível investimento em um parque eólico. Não sei nem dizer se empresas como Renova e CPFL Renováveis são geradoras eólicas, mas só de ler manchetes sobre os reiterados prejuízos destas empresas, fico com um pé atrás em investimentos neste setor. Entendo que o parque eólico é para prover somente a energia própria substituindo a compra da energia da CHESF. Ou estou errado?
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Aug 22, 2017 16:18:11 GMT -3.5
Grato por compartilhar. O que mais me chamou a atenção foi essa informação de um possível investimento em um parque eólico. Não sei nem dizer se empresas como Renova e CPFL Renováveis são geradoras eólicas, mas só de ler manchetes sobre os reiterados prejuízos destas empresas, fico com um pé atrás em investimentos neste setor. Entendo que o parque eólico é para prover somente a energia própria substituindo a compra da energia da CHESF. Ou estou errado? Ainda que o texto não deixe isso claro, certamente o objetivo parece ser o de neutralizar, no todo ou em parte, os custos de energia na produção de Fecr, independentemente de a energia gerada ser consumida diretamente ou de ser vendida a terceiros enquanto a siderurgia consome de outras fontes. Mas se empresas como Renova e CPFL renováveis costumam ser deficitárias, é um bom sinal de que a geração eólica é uma forma mais cara de se obter esta energia.
|
|
|
Post by wizardhsc on Aug 22, 2017 16:29:27 GMT -3.5
Entendo que o parque eólico é para prover somente a energia própria substituindo a compra da energia da CHESF. Ou estou errado? Ainda que o texto não deixe isso claro, certamente o objetivo parece ser o de neutralizar, no todo ou em parte, os custos de energia na produção de Fecr, independentemente de a energia gerada ser consumida diretamente ou de ser vendida a terceiros enquanto a siderurgia consome de outras fontes. Mas se empresas como Renova e CPFL renováveis costumam ser deficitárias, é um bom sinal de que a geração eólica é uma forma mais cara de se obter esta energia. Ao meu ver vai depender muito do preço pago e da qualidade do ativo em questão. Energia eólica precisa de um estudo muito grande, pois dependendo da dinâmica do vento, pode ser rentável ou um grade desastre.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Sept 1, 2017 10:27:31 GMT -3.5
Aconteceu algo que eu não esteja sabendo ou será que é só realização mesmo?
|
|
|
Post by Derfel on Sept 1, 2017 10:35:14 GMT -3.5
Aconteceu algo que eu não esteja sabendo ou será que é só realização mesmo? Efeito Empiricus. Estão sugerindo a venda das ações.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Sept 1, 2017 12:42:25 GMT -3.5
Ah, fala sério.
|
|
|
Post by Derfel on Sept 1, 2017 12:53:36 GMT -3.5
Sim. Não sei se são em todas as carteiras que eles recomendam a venda mas na de dividendos eles sugerem a troca por Sanepar (é a que assino). Na explicação é um pouco do que o Claudio66 falou. Que commoditeis são cíclicas e parece que o ciclo está chegando ao fim. Já em SAPR4 eles dizem que a previsão de dividendos é mais garantida.
|
|
|
Post by wizardhsc on Sept 1, 2017 12:53:37 GMT -3.5
Acho que o Claudio já explicou o risco também.
|
|
|
Post by ancasodi on Sept 1, 2017 13:26:26 GMT -3.5
consegui fazer uma venda nos 12,75. Saí de 1/3 da posição. Mais 1/3 da posição vendida nos 14,15
|
|
|
Post by linelson on Sept 2, 2017 11:43:07 GMT -3.5
Quando saem os dividendos?
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Sept 11, 2017 17:51:06 GMT -3.5
|