|
Post by rogerdff on May 4, 2022 23:03:48 GMT -3.5
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on May 5, 2022 8:03:23 GMT -3.5
É urgente, porque o resultado foi de arrepiar.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on May 5, 2022 13:59:41 GMT -3.5
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on May 5, 2022 14:08:03 GMT -3.5
Nunca considerei a hipótese de investir na empresa enquanto ela estivesse acima do VPA.
Agora que ela está finalmente abaixo do VPA (ou ligeiramente acima, se desprezarmos os 3,2bi de ágio no ativo), começa a entrar no meu radar.
Mas, o que me desagrada é a dívida elevada.
Não gosto de empresa muito alavancada e o Molina não deve mudar muito isso, pois marfrig é ainda pior nesse quesito.
|
|
|
Post by rogerdff on May 6, 2022 13:59:00 GMT -3.5
Nunca considerei a hipótese de investir na empresa enquanto ela estivesse acima do VPA. Agora que ela está finalmente abaixo do VPA (ou ligeiramente acima, se desprezarmos os 3,2bi de ágio no ativo), começa a entrar no meu radar. Mas, o que me desagrada é a dívida elevada. Não gosto de empresa muito alavancada e o Molina não deve mudar muito isso, pois marfrig é ainda pior nesse quesito. Nesse nível atual não fosse alavancagem pensava arriscar mais. Pensando em voltar com aportes menores de 1k.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Nov 23, 2022 21:56:33 GMT -3.5
Nesse nível atual não fosse alavancagem pensava arriscar mais. Sua postagem é de maio/2022, mas, nesse momento, resume perfeitamente meu sentimento. Ao ver a cotação chegar nos R$10,00, pensei que finalmente chegou a hora de comprar algumas. Aí olhei para a dívida e resolvi deixar para lá. Com juros nas alturas aqui no Brasil e disparando no resto do mundo, essa dívida vai destruir a empresa. Eles vão precisar fazer um novo aumento de capital logo logo.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Nov 30, 2022 15:14:43 GMT -3.5
De volta a 9,35, para ver se pego um repique. Mas, a coisa está feia (não só por aqui).
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Nov 30, 2022 18:33:16 GMT -3.5
De volta a 9,35, para ver se pego um repique. Mas, a coisa está feia (não só por aqui). Não fosse essa dívida bruta de 24bi, provavelmente compraria também. Esse passivo gigante não o incomoda? Tenho a impressão de que a empresa precisará de novas emissões para trazer essa dívida para níveis aceitáveis.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Dec 2, 2022 10:03:29 GMT -3.5
Comprei para aproveitar que ontem cairia mais uns 10%.
|
|
|
Post by rogerdff on Dec 3, 2022 7:44:38 GMT -3.5
E agora nesse nível junto Mrfg3.
Difícil resistir apesar dividas grandes.
|
|
|
Post by rogerdff on Dec 5, 2022 14:34:33 GMT -3.5
Apesar faca caindo, acabei iniciando posição hoje nos 8,2x.
Níveis de 2005.
Incrível como dívida/crescimento a qq custo cobrou caro. E agora com juros altos.
Empresa tinha tentar se desfazer algum ativo para reduzir dívida.
2005-2015 subiu de 6 pra 70 - 13x 2016-2022 cai de 70 pra 8 - 89% queda
Viva Buy & Hold
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Dec 8, 2022 14:30:10 GMT -3.5
Alguém mais achando que essa queda atual tem alguma explicação técnica, não relacionada aos fundamentos da empresa?
Independentemente dos problemas da BRF (em especial a dívida gigante em um ambiente de juros altos), ao menos do que seja do meu conhecimento, não há nenhum fato novo a justificar uma reprecificação de múltiplos tão intensa.
Todos os percalços por que ela está passando são o resultado de um histórico que é bem conhecido desde ao menos a derrocada do Abílio e da Tarpon.
Mesmo essa notícia dos últimos dias sobre a contingencia com o grupo Ultra parece ter sido plantada para assustar o mercado, já que se trata de um processo antigo, mencionado no formulário de referência, classificado como de perda provável, havendo algum tipo de provisionamento no balanço (se suficiente ou não é outra história) e que, por seu estágio processual (em fase de liquidação por artigos, aguardando conclusão de perícia), não terá um desfecho no curtíssimo prazo (talvez em um ou dois anos, se recursos contra a decisão que fixar valor não forem recebido com efeito suspensivo).
Minha impressão é de que estão balançando a árvore para alguém grande cair.
Não sei se é o Molina derrubando o preço para comprar mais barato ou, o que acho mais provável, alguém forçando o Molina a vender para liquidar as perdas de uma posição alavancada que tenham as próprias ações como garantia.
|
|
|
Post by rogerdff on Dec 9, 2022 16:43:40 GMT -3.5
Alguém mais achando que essa queda atual tem alguma explicação técnica, não relacionada aos fundamentos da empresa? Independentemente dos problemas da BRF (em especial a dívida gigante em um ambiente de juros altos), ao menos do que seja do meu conhecimento, não há nenhum fato novo a justificar uma reprecificação de múltiplos tão intensa. Todos os percalços por que ela está passando são o resultado de um histórico que é bem conhecido desde ao menos a derrocada do Abílio e da Tarpon. Mesmo essa notícia dos últimos dias sobre a contingencia com o grupo Ultra parece ter sido plantada para assustar o mercado, já que se trata de um processo antigo, mencionado no formulário de referência, classificado como de perda provável, havendo algum tipo de provisionamento no balanço (se suficiente ou não é outra história) e que, por seu estágio processual (em fase de liquidação por artigos, aguardando conclusão de perícia), não terá um desfecho no curtíssimo prazo (talvez em um ou dois anos, se recursos contra a decisão que fixar valor não forem recebido com efeito suspensivo). Minha impressão é de que estão balançando a árvore para alguém grande cair. Não sei se é o Molina derrubando o preço para comprar mais barato ou, o que acho mais provável, alguém forçando o Molina a vender para liquidar as perdas de uma posição alavancada que tenham as próprias ações como garantia. Marfrig se alavancou e mercado é cruel. Graficamente está perto testar último suporte mensal mais importante de Maio 2006 nos 7,13. Quem ver gráfico depois é um buraco podendo ir até níveis de 1,5. Tentando responder, tecnicamente estamos no limite.
|
|
|
Post by rogerdff on Dec 9, 2022 16:53:31 GMT -3.5
Detalhe importante.
Brfs NYSE
Em dólar está abaixo U$ 1,48.
Nível de 2001/02/03.
FH é U$ 0,42 de Out/2003.
Ou seja, pra quem bateu U$ 27 2014.
Tá de graça ou não?
Oportunidade ativos importantes irreplicavel ou dívida e custos insumos vão afundar de vez empresa?
|
|
|
Post by rogerdff on Dec 16, 2022 13:24:40 GMT -3.5
Dívida incomoda mas nesses níveis não dá pra ignorar. Já com PM 7,50. Até 20 já daria quase 3x. Situação inflação mundial veio pra ficar, recessão mundo afora parece certa. Ainda assim difícil conseguir resistir nesses 7,xx e agora 6,xx. Só Sultão do Swing pra ter sangue frio e comprar bem devagar aos poucos.
|
|
|
Post by rogerdff on Feb 6, 2023 15:34:39 GMT -3.5
Depois caso Amer já começo desconfiar de Brfs e Mrfg.
Alavancagem com possíveis esqueletos?
Está ficando difícil confiar em algo ultimamente.
Fora desgoverno pra ajudar aumentar incertezas.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 28, 2023 20:37:55 GMT -3.5
Só uma coisa a dizer sobre esse resultado de hoje: PQP.
Empresa ainda tem 9bi de caixa, então, ainda tem lenha para queimar. Mas, se não houver um ciclo bem favorável nos próximos anos para reverter esse números monstruosos, já começo a acreditar que uma RJ está sendo gestada para o médio prazo.
|
|
|
Post by rogerdff on Mar 1, 2023 19:00:22 GMT -3.5
Só uma coisa a dizer sobre esse resultado de hoje: PQP. Empresa ainda tem 9bi de caixa, então, ainda tem lenha para queimar. Mas, se não houver um ciclo bem favorável nos próximos anos para reverter esse números monstruosos, já começo a acreditar que uma RJ está sendo gestada para o médio prazo. E pra desalavancar vai vender ativos com rentabilidade melhor como ração animal. Ou pressionar ainda mais geração de caixa operacional. Quando vi uma análise gráfica mostrando possibilidade fechar Gap de Dez/2003 hoje em 1,17 achei absurdo. Mercado nunca deve-se duvidar.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on May 31, 2023 9:32:50 GMT -3.5
Vão fazer nova emissão de ações: www.rad.cvm.gov.br/ENET/frmExibirArquivoIPEExterno.aspx?ID=1107995Acho muito necessário, mas ainda insuficiente. Na minha visão, para trazerem o endividamento para um patamar gerenciável, precisariam de, no mínimo o dobro desse valor. Fazer emissão pequena só serve para torrar dinheiro com o serviço da dívida e não resolve o problema.
|
|
|
Post by rogerdff on May 31, 2023 20:37:00 GMT -3.5
Vão fazer nova emissão de ações: www.rad.cvm.gov.br/ENET/frmExibirArquivoIPEExterno.aspx?ID=1107995Acho muito necessário, mas ainda insuficiente. Na minha visão, para trazerem o endividamento para um patamar gerenciável, precisariam de, no mínimo o dobro desse valor. Fazer emissão pequena só serve para torrar dinheiro com o serviço da dívida e não resolve o problema. 4,5 bi x 2 = 9 bi pode ser insuficiente mesmo. Dívida líquida hoje de quase 16 bi ainda ficaria em 7 bi Dívida bruta de 24,5 para 15,5 bi. E Marfrig podendo se alavancar ainda mais.
|
|