|
Post by rogerdff on Feb 18, 2024 11:00:29 GMT -3.5
Em Renda Fixa emissão bancária quais opções consideram válidas no momento?
Sempre sou mais desconfiado, mas questão FGC. CDB Banco Master 130% CDI 2030. Dentro limite FGC ou até uns 150k investido acham risco desnecessário correr?
E ETF RF?
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 18, 2024 16:20:19 GMT -3.5
Em Renda Fixa emissão bancária quais opções consideram válidas no momento? Sempre sou mais desconfiado, mas questão FGC. CDB Banco Master 130% CDI 2030. Dentro limite FGC ou até uns 150k investido acham risco desnecessário correr? E ETF RF? Resumindo discussões que já tivemos sobre o tema aqui ou no antigo fórum do Infomoney: 1) há quem entenda que a parcela do patrimônio alocada em renda fixa não é a parte que deva ser submetida a maiores riscos (pelo menos não dessa forma: escolher um emissor ruim em troca de um ganho de um ou dois pontos percentuais. Se for para correr risco com renda fixa, especule com a curva de juros e a marcação a mercado dos títulos privados, que pelo menos oferecem uma possibilidade de retornos maiores). 2) FGC é um ótimo seguro para o pequeno investidor, mas nunca foi testado em uma crise sistêmica; 3) em caso de liquidação da instituição financeira, o FGC paga o principal e os juros apenas até a data da decretação da quebra. O pagamento tem sido rápido atualmente, mas nada impede que leve alguns meses. Nesse caso, você fica com remuneração zero entre a quebra e o pagamento. Dependendo do prazo que levar para o pagamento, isso anula todo o retorno extra que você esperava ganhar ao contratar uma remuneração elevada com um emissor de baixa qualidade. Será que vale o risco? Com base nessas premissas, ainda que comprar esses títulos dentro do limite do FGC não seja uma ideia de todo ruim, entendo também que não é essa maravilha toda.
|
|
|
Post by acquesta on Feb 19, 2024 7:26:27 GMT -3.5
Em Renda Fixa emissão bancária quais opções consideram válidas no momento? Sempre sou mais desconfiado, mas questão FGC. CDB Banco Master 130% CDI 2030. Dentro limite FGC ou até uns 150k investido acham risco desnecessário correr? E ETF RF? especificamente sobre o exemplo acima, eu acredito que é tranquilo. o Master tem crescido e apresentado bons resultados: bancodata.com.br/relatorio/master/ (costumo usar esse site para analisar, mesmo que superficialmente, as instituiçoes financeiras qd investir em RF) inclusive comprou recentemente o banco Voiter braziljournal.com/master-compra-voiter-e-anuncia-reorganizacao-societaria/no final, acho que a boa e velha diversificaçao nunca sai de moda...
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 19, 2024 9:24:56 GMT -3.5
especificamente sobre o exemplo acima, eu acredito que é tranquilo. o Master tem crescido e apresentado bons resultados: bancodata.com.br/relatorio/master/ (costumo usar esse site para analisar, mesmo que superficialmente, as instituiçoes financeiras qd investir em RF) Sugiro olhar não apenas os resultados recentes, mas quem são os controladores e a quem eles estão ligados. Em rápida busca, vi que há denúncia de desvios em fundos de pensão, delação de pagamento de propina, vínculo com a corretora planner, negócios com o Tanure e por aí vai. Mais importante de que o banco dar lucro é entender como esse lucro costuma ser gerado.
|
|
|
Post by rogerdff on Feb 19, 2024 9:55:45 GMT -3.5
Pois é tinha visto exatamente mesmo site: bancodata.com.br/relatorio/master/ E na minha parca visão entendido que seria saudável, inclusive Basiléia. Mas rst sempre traz luz a fatos que muitos negligenciam. Fora pontos FGC. Ou seja, realmente não adianta querer procurar pêlo em ovo. Perdi janela RF NTNB 6-6,5% por focar FIIs. E agora já fica receio de ainda ter taxas boas 5,5% mas não ter o seguro maior >6%. E CDI+ buscando conseguir acima 100%. Tem bons FIIs como KNCR mas também sem deságio momento. Por isso ainda estou fundo Selic Itaú 100% CDI e vantagem liquidez diária.
|
|
|
Post by acquesta on Feb 23, 2024 7:39:08 GMT -3.5
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 23, 2024 9:16:43 GMT -3.5
Banco até recentemente desconhecido, com crescimento rápido e agressivo através de investimentos em negócios em dificuldades. Fórmula garantida para um final trágico. Teremos mais alguns anos de reportagens compradas exaltando o sucesso do banco, até o dia em que o castelo de cartas cairá de uma vez.
|
|
|
Post by rogerdff on Mar 21, 2024 12:11:33 GMT -3.5
LCI LCA alguém tem alguma indicação?
Tem Inter 96% e ABC 95% pelo próprio Inter.
Pelo Itaú taxas são menores. Faixa 90-94%.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Mar 22, 2024 7:18:44 GMT -3.5
LCI LCA alguém tem alguma indicação? Tem Inter 96% e ABC 95% pelo próprio Inter. Pelo Itaú taxas são menores. Faixa 90-94%.
Eu tenho uma proposta que é muito mais simples: Fofs já tem, em sua carteira, um bom número de títulos agrários
Ano passado deu pepino em vários título agrários. Por pura sorte, os Fofs que eu tinha escaparam do rolo
Continuo com eles mas agora em quantidade bem mas bem menor.
|
|
|
Post by rogerdff on Mar 22, 2024 7:58:34 GMT -3.5
LCI LCA alguém tem alguma indicação? Tem Inter 96% e ABC 95% pelo próprio Inter. Pelo Itaú taxas são menores. Faixa 90-94%.
Eu tenho uma proposta que é muito mais simples: Fofs já tem, em sua carteira, um bom número de títulos agrários
Ano passado deu pepino em vários título agrários. Por pura sorte, os Fofs que eu tinha escaparam do rolo
Continuo com eles mas agora em quantidade bem mas bem menor.
Nesse caso queria ter uma segurança maior com CDI, mesmo sabendo Selic está para cair mais, e até ser forçada com saída Campos Neto. FoF ou FI Agro? FI Agro estão sofrendo bastante mesmo. Problema crédito privado é aceitar que vez ou outra vai dar problema. Seja inadimplência, waiver, ou default. VCRA11 por exemplo, está com 18% carteira problemas. E aí questão garantias para executar, na prática mostra-se um processo MUITO moroso. Ou recuperação investimento/principal ainda que quase certa, acaba pesando bastante na precificação. Nesse caso deságio normal que seria 18-20% chegou a bater 30%. Muita gente não aguenta e estrago é ainda maior. Oportunidade pra quem está de fora sem dúvidas. Mas pra quem quer fazer carrego, que seria meu objetivo nesse caso CDI, é pra ter tranquilidade. Sem volatilidade louca. E não acordar um dia e ver 10-20-30% queda em renda fixa, ainda que CRA CRI como todo crédito privado tem aceitar eventuais problemas. Infelizmente ainda que eu faça alocação/diversificação básica, sem tomar risco individual acima de 2% posições mais arriscadas. Não consigo suportar MtM com forte perda patrimônio. Aí tirando poupança, estou buscando uma posição LCI > 95% que seria muito melhor que Selic com 15% ou mais IR.
|
|
|
Post by acquesta on Oct 30, 2024 9:16:19 GMT -3.5
vocês viram que começou a surgir no mercado títulos de RF , como CDB, LCI, LCA , com pagamento de juros mensal ?
pode ser uma boa na diversificação da carteira, pensando em aposentadoria
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Oct 30, 2024 10:12:10 GMT -3.5
vocês viram que começou a surgir no mercado títulos de RF , como CDB, LCI, LCA , com pagamento de juros mensal ? pode ser uma boa na diversificação da carteira, pensando em aposentadoria Dúvida sincera: Qual seria a vantagem desses títulos em relação aos sem pagamento de juros e liquidez diária? Não sei se estou entendendo errado, mas, na prática, ele seria quase idêntico a esses outros títulos, diferenciando-se apenas por promover um "resgate" parcial forçado (o creditamento do valor dos juros na sua conta em uma data predefinida). Em um caso, você resgata apenas quando vai usar o dinheiro e, enquanto não faz isso, eles continuam rendendo juros. No outro, você resgata mesmo sem precisar, perdendo os juros dos dias a mais de investimento e antecipando a tributação. Estou deixando passar algo?
|
|
|
Post by acquesta on Oct 30, 2024 11:33:20 GMT -3.5
vocês viram que começou a surgir no mercado títulos de RF , como CDB, LCI, LCA , com pagamento de juros mensal ? pode ser uma boa na diversificação da carteira, pensando em aposentadoria Dúvida sincera: Qual seria a vantagem desses títulos em relação aos sem pagamento de juros e liquidez diária? Não sei se estou entendendo errado, mas, na prática, ele seria quase idêntico a esses outros títulos, diferenciando-se apenas por promover um "resgate" parcial forçado (o creditamento do valor dos juros na sua conta em uma data predefinida). Em um caso, você resgata apenas quando vai usar o dinheiro e, enquanto não faz isso, eles continuam rendendo juros. No outro, você resgata mesmo sem precisar, perdendo os juros dos dias a mais de investimento e antecipando a tributação. Estou deixando passar algo? creio que os titulos de liquidez diaria geralmente tem taxas/retornos menores , mesmo considerando o desconto dos impostos . e a automatização dos pagamentos é um ponto a favor tb e a previsibilidade dos rendimentos de negativo, ainda vejo a falta desses titulos indexados a inflaçao
|
|
|
Post by rogerdff on Oct 31, 2024 7:11:29 GMT -3.5
Dúvida sincera: Qual seria a vantagem desses títulos em relação aos sem pagamento de juros e liquidez diária? Não sei se estou entendendo errado, mas, na prática, ele seria quase idêntico a esses outros títulos, diferenciando-se apenas por promover um "resgate" parcial forçado (o creditamento do valor dos juros na sua conta em uma data predefinida). Em um caso, você resgata apenas quando vai usar o dinheiro e, enquanto não faz isso, eles continuam rendendo juros. No outro, você resgata mesmo sem precisar, perdendo os juros dos dias a mais de investimento e antecipando a tributação. Estou deixando passar algo? creio que os titulos de liquidez diaria geralmente tem taxas/retornos menores , mesmo considerando o desconto dos impostos . e a automatização dos pagamentos é um ponto a favor tb e a previsibilidade dos rendimentos de negativo, ainda vejo a falta desses titulos indexados a inflaçao Ainda prefiro lugar RF FIIs Papel. Além deságio 10% ou mais momento, retorno ainda isento com rentabilidades faixa IPCA+10% ou até superior já livre taxas (vide tabelas sensibilidade RGs com rentabilidade face valor mercado). Regime competência fundo IPCA+ sofre mais momentos inflação baixa (como deflação Agosto) mas justamente abre oportunidade deságio como agora. Regime caixa acrua inflação e com amortizações consegue ter maior linearidade rendimentos mensais. Fora liquidez imediata caso decida girar ou precise recursos. Momento atual FIIs Papel e FoFs HFs ao meu ver é grande oportunidade com boa margem segurança.
|
|