|
Post by ALMIRANTE on Oct 23, 2015 17:19:55 GMT -3.5
Nunca acompanhei muito a carteira de fundamentos dos colegas, até mesmo por meu perfil ser mais voltado para a AT. De qualquer maneira a AT pode melhor ser entendida quando usamos os fundamentos para cada ativo. Quando os fundamentos estão muito descolados do que se observa nos gráficos (nos dois sentidos do espectro), fica mais evidente que aquele ativo precisa ser pinçado e olhado com lupa - visto que pode estar escondendo algum evento já conhecido por algumas pessoas ou entidades. Vou citar o exemplo da HGTX3 - que vinha com fundamentos bons (mas disformes da AT) e cotações extremamente apreciados (batendo nos 50.00). Citei inúmeras vezes que suas cotações deveriam estar próximas de 15.00 para fazer jus aos números apresentados e as possibilidades do setor em geral. Praticamente vendi o ativo nas máximas (49.90), no entanto não podia bancar as altas taxas de aluguel ao longo do tempo e desfiz posição vendida ao final do primeiro rally de queda. E como pode ser observado na relação de ativos do Cadu - agora sim ela está na sua casinha, mas nunca mais vai voltar a se apreciar de maneira tão disforme. Já o caso da WEG foi o contrário, estava andando de lado desde 2009 e podia muito mais - fato que só se consolidou mais tardiamente (e com excessos). A cotação justa (pela AT) para ela nesse momento é em torno dos 11.00, pelos fundamentos não fiz nenhuma leitura.
|
|
|
Post by catch22 on Oct 23, 2015 17:46:55 GMT -3.5
Grande, Rst! Satisfação imensa de estar neste espaço com novos ares, porém, com os grandes foristas de sempre! O Nimzo está (acredito eu) fora do mercado acionário. Mas creio que está acompanhando as postagens por aqui. Abraços! Oi Catch, grande amigo. Bom vê-lo por aqui Olá, meu querido! Somos uns investidores inveterados e teimosos, não é mesmo? Abraço!
|
|
|
Post by cadu28 on Oct 23, 2015 17:55:40 GMT -3.5
Seguem os dados das empresas selecionadas (não financeiras) com as premissas anteriores, adicionando 2 tipos de preços alvos: o PSBe com base em valor, e o FCD com base em crescimento. Sobre o FCD, como ficaria difícil estimar com precisão a taxa de crescimento e de desconto pra cada ativo, usei uma padrão p/ todos: taxa de desconto de 12%, e de crescimento p/ 8%. Não é o ideal, mas dá p/ se ter uma ideia do valor final. Nesta lista entrou mais alguns ativos, pois usei o site fundamentus p/ fazer a seleção. Cabe ressaltar que empresas com grande potencial geralmente são empresas que apresentam maior risco (que podem ser por baixa liquidez, ausência de governança, ou estatal), ou que estão com resultados decrescentes, e o balanço ainda não refletiu este na sua totalidade.
|
|
|
Post by cadu28 on Oct 23, 2015 18:06:19 GMT -3.5
Nunca acompanhei muito a carteira de fundamentos dos colegas, até mesmo por meu perfil ser mais voltado para a AT. De qualquer maneira a AT pode melhor ser entendida quando usamos os fundamentos para cada ativo. Quando os fundamentos estão muito descolados do que se observa nos gráficos (nos dois sentidos do espectro), fica mais evidente que aquele ativo precisa ser pinçado e olhado com lupa - visto que pode estar escondendo algum evento já conhecido por algumas pessoas ou entidades. Vou citar o exemplo da HGTX3 - que vinha com fundamentos bons (mas disformes da AT) e cotações extremamente apreciados (batendo nos 50.00). Citei inúmeras vezes que suas cotações deveriam estar próximas de 15.00 para fazer jus aos números apresentados e as possibilidades do setor em geral. Praticamente vendi o ativo nas máximas (49.90), no entanto não podia bancar as altas taxas de aluguel ao longo do tempo e desfiz posição vendida ao final do primeiro rally de queda. E como pode ser observado na relação de ativos do Cadu - agora sim ela está na sua casinha, mas nunca mais vai voltar a se apreciar de maneira tão disforme. Já o caso da WEG foi o contrário, estava andando de lado desde 2009 e podia muito mais - fato que só se consolidou mais tardiamente (e com excessos). A cotação justa (pela AT) para ela nesse momento é em torno dos 11.00, pelos fundamentos não fiz nenhuma leitura. Muito boa a colocação Almira. P/ ilustrar um pouco disso, vou dar meu exemplo em UGPA3. Encerrei posição quando o ativo chegou próximo de 70, pois bateu no meu preço alvo (como pode ser visto no gráfico no 1T 15). O valor de mercado demorou anos p/ chegar no valor "justo", mas acabou batendo neste, indicando que o ativo já poderia estar bem precificado. Note que no 2T 15 o valor de mercado teve uma queda, mas a queda do preço alvo pelo FCD foi ainda mais forte. Vamos ver no 3T o que acontece.
|
|
|
Post by ALMIRANTE on Oct 23, 2015 18:12:41 GMT -3.5
CADU - sei que a WEG não está na sua lista em função de alguns critérios não atendidos, mas seria salutar (se possível) jogá-la neste mesmo comparativo para vermos esse mote. Podemos ter alguma indicação bem distinta.
|
|
|
Post by cadu28 on Oct 23, 2015 18:21:24 GMT -3.5
CADU - sei que a WEG não está na sua lista em função de alguns critérios não atendidos, mas seria salutar (se possível) jogá-la neste mesmo comparativo para vermos esse mote. Podemos ter alguma indicação bem distinta. Montei com o FCD nas premissas anteriores, p/ comparação. Na cotação de hoje, o mercado está precificando um crescimento anual de 23% pro ativo nos próximos 5 anos (pra ficar com potencial de zero no FCD, ou seja, o preço alvo). Surreal!
|
|
|
Post by saboiama on Oct 23, 2015 18:53:56 GMT -3.5
Seja bem-vindo saboiama, essas indicações são como votos para a carteira da CAFI ou só para comentar sua carteira? por certo eu não posso criticar sua carteira pois eu estou concentrado nas suas três primeiras, porém sua carteira parece agressivamente concentrada, com VALE+GGBR em mineração+siderurgia e duas estatais, você sim que gosta surfar as ondas cíclicas! (tanto de commodities/ciclos monetarios como de governos). Eu trocaria GGBR4 por EZTC3. Está uma carteira bem arrojada. O que deve ajudar, é que parece que hoje o IBOV vai entrar em viés de alta no MP, revertendo a tendencia de baixa que vinha desde junho. Acredito que ainda neste ano deve testar os 50k. Parece que realmente o suporte dos 45k foi respeitado, e vai ser difícil ir abaixo disso. Potuz e Cadu, agradeço as boas- vindas e os comentários! Acompanho mercado desde 2007(minha inscrição no IM é de 2007). Tomei pau em 2008 quando perdi cerca de R$ 45 mil na bolsa, pois precisava realizar já que estava comprando um imovel por administração no Recreio-RJ. Naquela época sofri, passava noites estudando graficos, comentarios, analises e vivi um periodo muito ruim na minha vida. So me recuperei em 2009 quando aceitei a perda da bolsa e o meu apto tinha ficado pronto. Mudei meu pensamento quando comecei a analisar que tinha ganho 2 vezes mais do que perdi na bolsa(diversificação- fundamento merc imob aquecido). Comecei leituras e continuo acompanhando comentarios, noticias, fatos relevantes, resultados,etc. Ali aprendi o que era diversificação. Vendi o apto que era investimento, ano passado, com lucro de 160% . Todo meu dinheiro até mes passado estava em NTNB semestral, cdb e lci. Agora estou com 45 % em NTNF Pré 2025 com cupom semestral(travado em 15,98% a.a), 31% LCI (88%) e 24% nas ações listadas. Dentre as ações, a vale esta com o maior percentual 45%, BBAS com 28%, CMIG 15% ,GGBR 10. Esta é minha carteira pra votação. A GGBR era so 5%, mas qdo ganhei 10% em Krot3 vendi e comprei mais GGBR4 e cmig que hj me ferraram rs. A vale peguei os dividendos e to com pm de 14,77. Minha ideia é diminuir meu percentual na vale em 15% depois de uma arrancada que sinalizo como possivel daqui umas semanas. A GGBR4 de repente ate liquido na segunda visto que ta pra perder o suporte de 5,80. devo colocar um stop em 5,69. Vou analisar entre reinvestir o que sair da vale e ggbr em hgtx e eztec como sugerido pelo Cadu. Obrigado pelos comentarios. Bom fim de semana pra todos!
|
|
|
Post by cadu28 on Oct 23, 2015 18:58:17 GMT -3.5
CADU - sei que a WEG não está na sua lista em função de alguns critérios não atendidos, mas seria salutar (se possível) jogá-la neste mesmo comparativo para vermos esse mote. Podemos ter alguma indicação bem distinta. Montei com o FCD nas premissas anteriores, p/ comparação. Na cotação de hoje, o mercado está precificando um crescimento anual de 23% pro ativo nos próximos 5 anos (pra ficar com potencial de zero no FCD, ou seja, o preço alvo). Surreal! Complementando, agora o gráfico da evolução do VM x FCD (usando premissas mais favoráveis p/ empresa, com taxa de desconto de 10% e crescimento anual de 12%): Será que a queda no valor de mercado vai convergir p/ o preço alvo do FCD? Ou será que a empresa vai crescer 23% ano pelos próximos 5 anos?
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Oct 23, 2015 19:06:47 GMT -3.5
Salvo engano (li isso em um relatório de analista, não em documentos da própria empresa), a Weg tem para os próximos 5 anos um guidance de crescimento bem alto. Não me lembro se era de 20% a.a. ou 25% a.a.. No último trimestre a administração reafirmou que acreditava ser possível atendê-lo.
Acho que é otimismo demais, apesar de ser uma empresa ótima. E como o preço já embute todo este crescimento, qualquer desvio para baixo, por menor que seja, traz um risco de perdas elevadas.
|
|
|
Post by ALMIRANTE on Oct 23, 2015 19:18:03 GMT -3.5
Montei com o FCD nas premissas anteriores, p/ comparação. Na cotação de hoje, o mercado está precificando um crescimento anual de 23% pro ativo nos próximos 5 anos (pra ficar com potencial de zero no FCD, ou seja, o preço alvo). Surreal! Complementando, agora o gráfico da evolução do VM x FCD (usando premissas mais favoráveis p/ empresa, com taxa de desconto de 10% e crescimento anual de 12%): Será que a queda no valor de mercado vai convergir p/ o preço alvo do FCD? Ou será que a empresa vai crescer 23% ano pelos próximos 5 anos? Se ela perder essa região de 15.32 (gráfico sem ajustes), o objetivo estará lá nos 11.72. Ela tem boa parte da receita em dólar, e se as cotações do câmbio vão convergir para cerca de 3.5x - então seria salutar imaginar que ela vá testar essa região dos 11.xx. Crescimento de 23% contínuos nos próximos 5 anos nem pensar. A metade disso talvez seja salutar e histórico. Para quem tem na carteira é ficar atento, pois a formação é de mastro e bandeira invertida - se perdeu o ponto indicado pode dar um belo trade vendido. A empresa é excelente, mas se valorizou demais nos últimos anos. Vou colocar um gráfico lá no fórum dela para melhor elucidar.
|
|
|
Post by cadu28 on Oct 23, 2015 19:18:20 GMT -3.5
Salvo engano (li isso em um relatório de analista, não em documentos da própria empresa), a Weg tem para os próximos 5 anos um guidance de crescimento bem alto. Não me lembro se era de 20% a.a. ou 25% a.a.. No último trimestre a administração reafirmou que acreditava ser possível atendê-lo. Acho que é otimismo demais, apesar de ser uma empresa ótima. E como o preço já embute todo este crescimento, qualquer desvio para baixo, por menor que seja, traz um risco de perdas elevadas. Olhando o histórico de crescimento, nos últimos 6 tri o LL cresceu em média 15%. Pegando desde o 1T 10, a média de crescimento foi de 13%. A meta da empresa é crescer em média 17% ao ano, até 2020. Tb acho uma empresa muito boa, mas já está há anos bem precificada.
|
|
|
Post by Novatim on Oct 23, 2015 21:07:26 GMT -3.5
Pessoal, b noite. Caramba vcs me deram o maior susto agora. Eu sou novato na analise fundamentalista. Faço mais ST, porém tenho algumas ações de LP. Sempre utilizei o preço justo do site do Bastter como parâmetros para minha ação de LP. Lá a WEGE3 está com preço em ~18 (to com um preço médio de 15,60). Porém fazendo uma pesquisa rápida na internet a melhor forma de calcular o preço justo é pelo FCD.
Vcs conhecem algum site que forneça preço justo de ações?
Vou me livrar o mais rápido da WEGE3...kkk
Obrigado.
|
|
|
Post by Novatim on Oct 23, 2015 22:01:57 GMT -3.5
Pessoal, o próprio guiainvest tem. Porém fiz vários testes com várias ações, o FCD realmente não é uma parâmetro muito confiável (pelo menos no atual estado da bolsa). Mas de qualquer forma estou me livrando desta carteira. Vamos seguindo
|
|
|
Post by wbgraham on Oct 23, 2015 22:12:11 GMT -3.5
Olá Senhores, que bom que temos um lugar onde nos reportarmos e conversarmos sobre mercado. Eu tenho certeza que o trabalho e estudo árduo um dia vai nos recompensar. Tenho 15 anos de mercado, buscando boas empresas, são tempos difíceis, mas o retorno no futuro vai ser ótimo.
|
|
|
Post by Minkowski on Oct 23, 2015 22:14:41 GMT -3.5
Pessoal, o próprio guiainvest tem. Porém fiz vários testes com várias ações, o FCD realmente não é uma parâmetro muito confiável (pelo menos no atual estado da bolsa). Mas de qualquer forma estou me livrando desta carteira. Vamos seguindo O problema é acertar as premissas, é muito complicado. Só dar uma olhada no Blog do Damodaran e ver como é difícil precificar.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Oct 23, 2015 22:15:16 GMT -3.5
Olá Senhores, que bom que temos um lugar onde nos reportarmos e conversarmos sobre mercado. Eu tenho certeza que o trabalho e estudo árduo um dia vai nos recompensar. Tenho 15 anos de mercado, buscando boas empresas, são tempos difíceis, mas o retorno no futuro vai ser ótimo. Seja bem-vindo wbgraham. Se tiver alguma sugestão por favor da uma olhada neste tópico. Espero esteja disposto a compartilhar seu conhecimento adquirido em 15 anos de mercado. Se for AF o seu interesse, votando na CAFI e justificando as empresas é sempre bem-vindo. Se for AT, o pessoal adora estudos gráficos.
|
|
|
Post by wbgraham on Oct 23, 2015 22:21:04 GMT -3.5
Obrigado Potuz! Tenho MBA internacional em gestão empresarial e finanças corporativas pelo Instituto de Finanças de Nova York, então sou muito voltado para análise fundamentalista, garimpar boas empresas e com lucros consistentes. O discutir e conversar sobre o mercado é importante, hoje sobrou apenas alguns abnegados e que são vistos meio de lado, pois os canhões estão disparando, mas a maré sempre muda!
|
|
|
Post by Novatim on Oct 23, 2015 22:48:16 GMT -3.5
Pessoal, o próprio guiainvest tem. Porém fiz vários testes com várias ações, o FCD realmente não é uma parâmetro muito confiável (pelo menos no atual estado da bolsa). Mas de qualquer forma estou me livrando desta carteira. Vamos seguindo O problema é acertar as premissas, é muito complicado. Só dar uma olhada no Blog do Damodaran e ver como é difícil precificar. Obrigado meu velho. Vou comprar um livro e começar a estudar AF.... vou começar por: Ebook Valuation - Como Precificar Ações ou E-Book - Valuation - Como Avaliar Empresas e Escolher as Melhores Ações. Estou na dúvida, o último é de Damodaran. Alguém já leu os dois? Qual é o melhor? O blog do Damodaran parece muito bom, não conhecia. vou ler.
|
|
ADP
Moderador
|
Post by ADP on Oct 23, 2015 23:50:16 GMT -3.5
Pessoal, b noite. Caramba vcs me deram o maior susto agora. Eu sou novato na analise fundamentalista. Faço mais ST, porém tenho algumas ações de LP. Sempre utilizei o preço justo do site do Bastter como parâmetros para minha ação de LP. Lá a WEGE3 está com preço em ~18 (to com um preço médio de 15,60). Porém fazendo uma pesquisa rápida na internet a melhor forma de calcular o preço justo é pelo FCD. Vcs conhecem algum site que forneça preço justo de ações? Vou me livrar o mais rápido da WEGE3...kkk Obrigado. Você tem todo o direito de usa o que quiser, mas é estranho utilizar o preço justo de um cara que diz que preço justo não serve para nada. Alias, nem sei porque ele divulga preço justo de ações. É incoerente. Alias: votos para a CAFI: ALUP11 CGRA4 PRBC4 Por apresentarem múltiplos descontados. A segunda deve sofrer um pouco devido ao cenário econômico, mas mesmo assim creio que o preço compensa. Abraços
|
|
|
Post by cadu28 on Oct 24, 2015 7:38:12 GMT -3.5
Pessoal, o próprio guiainvest tem. Porém fiz vários testes com várias ações, o FCD realmente não é uma parâmetro muito confiável (pelo menos no atual estado da bolsa). Mas de qualquer forma estou me livrando desta carteira. Vamos seguindo Assim como qualquer indicador usado isoladamente, tem os seus poréns. Mas utilizado em conjunto com outros, é válido p/ mostrar o potencial de valoriz. de uma empresa, especialmente as que são focadas em crescimento, como é o caso da WEGE. E olhando os principais indicadores da empresa, fica nítido que o mercado está apostando em um crescimento forte pelos próximos anos. Resta saber se a empresa realmente vai conseguir entregar isso... Se vc quer iniciar o estudo em AF, sugiro a bíblia dela: o investidor inteligente, do Graham.
|
|